Notícias de Educação - 15/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Teoria de Resposta ao Item? Traduzindo

Em cada aplicação de Enem este termo é bastante usado. Mas o que significa? Traduzindo Educação para leigos na área.

Focando Educação

Coronavírus

Um ano após suspensão de aulas presenciais, estudantes e famílias ainda enfrentam incertezas com reabertura das escolas na pandemia

O Brasil completa nesta semana um ano desde que as aulas presenciais foram suspensas e as escolas, fechadas, para conter a pandemia do coronavírus. O que parecia ser algo temporário se estendeu por um ano letivo inteiro – e os recordes de casos e mortes trazem incertezas sobre como será em 2021.

G1

Aula ao vivo não é a melhor forma de ensinar durante a pandemia, diz educador de Harvard

O especialista em educação internacional e professor da Universidade Harvard, Fernando Reimers, tem pesquisado desde março de 2020 o impacto educacional da pandemia em vários países. Este mês, ele lançou o livro Leading Education Through Covid-19, ainda sem tradução em português, que conta experiências de 28 líderes educacionais durante a pandemia.
Para Reimers, que é venezuelano, a inovação tem sido a grande chave para conseguir educar neste momento. Ele discorda da metodologia das aulas ao vivo e diz que se não houver boa liderança, inovação e colaboração entre governo e sociedade, a pandemia pode resultar no “maior retrocesso na educação em um século”.

O Estado de São Paulo

Pesquisadores afirmam que reabrir escolas sem diminuir contágio por Covid leva a uma aceleração na pandemia

Um artigo publicado nesta quarta-feira (10) na revista científica The Lancet afirma que reabrir escolas sem diminuir contágio por Covid leva a uma aceleração na pandemia.
O texto é assinado por 12 especialistas, entre médicos, epidemiologistas, bioestatísticos e psicólogos ligados às universidades de Londres, Southampton, Oxford, entre outras, e leva em consideração a situação vivida no Reino Unido. Eles citam pesquisas científicas e referências dos estudos usados para embasar as opiniões.

G1

Um ano após escolas fecharem, nenhum estado comprou equipamentos digitais para ensino remoto

Nenhum estado comprou equipamentos digitais (tablets, computadores ou celulares) para alunos acompanharem as aulas remotas durante a pandemia. Amanhã completa-se um ano do fechamento das escolas no Brasil por causa da Covid-19. Nesse tempo todo, no qual a educação em casa se tornou realidade no país inteiro, metade das redes estaduais não garantiu nem pacote de dados para seus estudantes.

Extra

Gestão Doria inclui alunos que não foram à escola em cálculo sobre incidência de Covid

O boletim de casos de Covid na comunidade escolar do estado de São Paulo sugere que, no período em que as escolas estiveram abertas, não houve disseminação generalizada do coronavírus nas unidades, embora um grupo de cidades ao sul despertasse preocupação. A conta feita pelo governo paulista para indicar que a taxa de incidência era baixa, no entanto, incluiu alunos que não pisaram nem um dia sequer na sala de aula.

Folha de São Paulo

TJ-SP permite aula presencial após fase emergencial

Uol

Escolas municipais e privadas de São Paulo fecharão até o dia 1º

As escolas municipais e particulares terão de paralisar as atividades presenciais de quarta-feira até o dia 1º de abril, segundo anunciou a Prefeitura, por causa da piora da pandemia na cidade. A rede municipal adiantará o recesso de julho, seguindo medida semelhante anunciada pelo Estado. As escolas particulares podem dar férias ou continuar com ensino remoto. A volta está autorizada para 5 de abril, depois do feriado de Páscoa.

O Estado de São Paulo

Sírio-Libanês recomenda que escolas particulares restrinjam atividades presenciais

O Estado de São Paulo

Após veto a aulas presenciais, escolas particulares de SP terão ensino remoto até o fim do mês

Terra

Com 83% de lotação de UTI, Covas aumenta leitos e suspende aulas em SP

Uol

Antecipar recessos ajudará na recuperação da educação em SP, diz secretário

CNN

Secretário de Educação anuncia suspensão de aulas presenciais no estado do RJ

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirmou nesta sexta-feira (12/03) que a partir de segunda-feira (15/03) as escolas estaduais terão as aulas presenciais suspensas. No entanto, o governador Cláudio Castro disse que a decisão será tomada na semana que vem e que, até lá, as escolas seguem abertas.

Diário do Rio

ES: Aulas na educação infantil estão suspensas por 21 dias em todo o Estado

Estão suspensas, tanto na rede pública quanto na privada de todo o Espírito Santo, as aulas presenciais na educação infantil, que abrange crianças de zero a cinco anos. A decisão foi divulgada neste domingo (14) pelos secretários estaduais de Saúde, Nésio Fernandes, e de Educação, Vitor de Angelo, e começa a vigorar nessa segunda-feira (15), com vigência por 21 dias, independente de mudanças na classificação de risco dos municípios.

Século Diário

PBH suspende atividades administrativas presenciais nas escolas

Em ofício encaminhado a diretores e secretários de escolas em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (12/3), a Secretaria Municipal de Educação informa sobre a suspensão temporária das atividades presenciais das secretarias escolares, começando a partir desta segunda-feira (15/3) e continuando pelos 15 dias seguintes.

MSN

Covid-19: com atraso nas vacinas, Itália fechará lojas e escolas após nova onda

Lojas, restaurantes e escolas serão fechados em quase toda a Itália a partir de segunda-feira (13/03), com o premiê Mario Draghi alertando sobre uma "nova onda" do surto do coronavírus. Durante três dias durante a Páscoa, de 3 a 5 de abril, haverá uma paralisação total.

BBC

Gestão

Guedes: empresa vai poder cortar salário com antecipação de seguro-desemprego

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira, 11, que o governo que vai retomar o programa que permitiu às empresas cortarem salários e jornada dos funcionários ou suspenderem contratos. Ele sinalizou que parte do benefício de complementação de renda paga pelo governo aos trabalhadores nessas condições vai ser pago como antecipação do seguro-desemprego.

Uol

Inclusão

Lei de cotas em universidades será revista em 2022. Medida deve ser renovada?

Sancionada em agosto de 2012, a lei que prevê cotas para ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio deverá ser revista em 2022, quando completará dez anos de vigência. Com a revisão se aproximando, o debate sobre o tema tem se intensificado: enquanto em Brasília há projetos de lei nas duas casas legislativas que propõem alterações ou continuidade da medida, movimentos sociais se articulam para tornar a ação afirmativa permanente.

Gazeta do Povo

Na pós-graduação, mulheres são maioria entre estudantes mas minoria entre docentes

O número de docentes na pós-graduação mais do que dobrou desde 2004 no país, mas a proporção de mulheres contratadas segue desigual e praticamente estagnada –apesar de elas serem a maioria dos estudantes nos cursos de pós-graduação brasileiros.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Universitários reclamam de frequentes mudanças em grades curriculares

Em todo o país, universitários reclamam de prejuízos causados pela liberdade das faculdades modificarem, a qualquer tempo, o conteúdo de seus cursos. Estudantes, especialistas e entidades ouvidas pela Agência Brasil dizem que os mais afetados por súbitas mudanças pedagógicas são os alunos de instituições particulares que, em muitos casos, veem o sonho da formatura adiado e têm que arcar com custos inesperados.

EBC

Negócios

Grupo SEB planeja IPO de Maple Bear e escolas premium na Nasdaq

A bolsa de tecnologia Nasdaq, em Nova York, deve ser a escolhida pelo Grupo SEB do Brasil, de educação, para a abertura de capital de uma unidade que reúne escolas privadas premium como a Maple Bear e Luminova.

IstoÉ Dinheiro

Outras do dia

Lei de educação financeira que inclui ensino sobre cripto é aprovada na Geórgia

A Câmara dos Deputados do estado americano da Geórgia aprovou um projeto de lei que pede que funcionários estatais do setor de Educação desenvolvam um programa focado na educação financeira, que enfatiza criptomoedas como uma área específica de aprendizagem.

Money Times