Notícias de Educação - 16/mar/2021

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Coronavírus

Aulas presenciais suspensas em escolas e faculdades de Pernambuco a partir do dia 18 de março

As aulas presenciais em todas as escolas, faculdades e universidades de Pernambuco, públicas e privadas, estão suspensas a partir da próxima quinta-feira (18), por determinação do governo estadual como uma das ações para conter a covid-19. A proibição será válida até dia 28, ou seja, alunos e professores terão aulas remotas por 11 dias. Na quinta-feira (18) completa exatamente um ano que a mesma medida foi tomada.

JC

DF: Rede pública continua enfrentando problemas de acesso à internet

Hoje, 15 de março, comemora-se o Dia da Escola. Assim como em 2020, a data é celebrada em meio a uma situação de impedimento do ensino presencial pela pandemia da covid-19. Com uma nova escalada de casos, as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal permanecem fechadas, mantendo um ensino on-line. Assim, os desafios da modalidade se estendem ao ano letivo de 2021.

Correio Braziliense

MPF pede que faculdade de RO antecipe formatura de estudantes de medicina

Segundo o MPF, alguns estudantes de medicina pediram a antecipação da colação de grau, permitida pelo Ministério da Educação desde abril de 2020 para municiar a linha de frente contra a covid-19 com mais profissionais, mas a faculdade se negou a emitir o diploma.

Uol

A desigual volta às aulas nos EUA, um ano depois

Nos Estados Unidos, país mais golpeado pelo coronavírus, a reabertura das escolas tem conotações políticas e se destaca pela lentidão em comparação com a maioria dos países do outro lado do Atlântico. Os territórios republicanos têm sido mais flexíveis do que os democratas nas diretrizes de saúde que devem ser atendidas para a abertura das portas das salas de aula. É por isso que há Estados como Flórida e Wyoming onde as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira há meses enquanto em Maryland ou Califórnia menos de 20% dos alunos podem frequentar uma sala de aula, de acordo com o portal de monitoramento Burbio.

El País

Peru inicia aulas virtuais nas escolas devido à pandemia

O titular da pasta, Ricardo Cuenca, destacou que as aulas serão realizadas remotamente até o dia 15 de abril, e então serão avaliadas, levando em consideração a situação da pandemia e se será possível retomar as aulas presencialmente, cumprindo os protocolos de saúde para evitar o contágio em áreas rurais.

MSN

Sala de aula

Deep learning: a porta de entrada para a educação do futuro

À medida que avançamos no campo da Inteligência Artificial (IA) novas técnicas como o deep learning (aprendizado profundo) e redes neurais artificiais são desenvolvidas para melhorar a eficácia do aprendizado de máquina e tornar as aplicações de IA mais significativas.

Monitor Merecantil

Como acolher os alunos na retomada das aulas presenciais

A pandemia completa um ano e nesses longos meses, alunos e alunas passaram a estudar por meio do ensino remoto. Então, o momento mais esperado por muitas famílias, crianças e adolescente chegou: a retomada das aulas presenciais, que foi permitida em algumas regiões do Brasil neste início de ano letivo. Porém, vivenciar novamente o convívio escolar tem sido um desafio para muitos estudantes, que sentem dificuldade em se distanciar da família, além de demonstrarem medo e insegurança devido ao cenário pandêmico que assola o mundo.

Escolas Exponenciais

Dicas

Unicamp divulga animação que explica como a vacina contra COVID-19 age no corpo humano

Wilson Lazaretti, professor do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), criou a animação “Tempo PrA Ciência” para explicar como a vacina contra a COVID-19 age no corpo humano.
O curta-metragem ilustra, de forma didática e artística, a ação da vacina no organismo humano e como são produzidos os anticorpos necessários para combater o vírus.

Fapesp

Ensino híbrido na prática de sala de aula

Estão abertas as inscrições para o curso on-line “Ensino híbrido na prática de sala de aula”, que será oferecido de 16 de março a 9 de abril de 2021, pelo Projeto Hub USP na Escola da Universidade de São Paulo (USP).
Direcionado principalmente aos professores do ensino médio público do Estado de São Paulo, o curso é gratuito e terá carga horária de 12 horas. As aulas têm como foco a valorização da escuta ativa dos professores, as vivências e suas experiências.

Fapesp

Tecnologia

Dificuldade nos estudos? Como funciona o assistente de leitura Speechify Text

A internet faz parte da vida dos estudantes há muito tempo, mas com a pandemia do novo coronavírus ela se tornou o principal meio de estudo de muitos, seja por sites de pesquisa, e-mails, atividades on-line e etc. Porém, quem nunca ficou com a visão cansada de tanto ter que olhar para as telas do computador ou celular? Isso, sem dúvidas, gera dificuldade na leitura de diversos jovens. E, pensando neste e em outros problemas, a extensão do Google Chrome e aplicativo para celulares Android ou iOS, Speechify Text, fornece um assistente de leitura.

Olhar Digital

Leis e políticas

Projeto de homeschooling avança na Câmara, e deputada Luísa Canziani é escolhida relatora

A expectativa do governo é que o ensino domiciliar seja aprovado ainda antes do primeiro semestre de 2021. Essa é uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro (sem partido) que atende a uma parcela do seu eleitorado, de perfil mais conservador e religioso.

O Globo

Projeto proíbe suspensão de aulas presenciais mesmo durante pandemia

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, as atividades educacionais serão consideradas como serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento de pandemia, de emergência e de calamidade pública.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Professores estão mais permanentes nas escolas

Quanto mais tempo o professor permanece no quadro funcional de uma instituição melhor conhece a escola e mais contribui na relação com os alunos. Crédito: FreepikOCenso Escolar 2020 aponta que os docentes têm permanecido como professores da mesma escola por mais tempo. Segundo a pesquisa estatística, o Indicador de Regularidade do Docente (IRD), que avalia a permanência dos professores nas escolas nos últimos cinco anos, apresentou um avanço em relação a 2019. O percentual de escolas na faixa média-alta do indicador passou de 42,6% em 2019 para 45,8% em 2020, um aumento de 3,2 p.p (pontopercentual).

Inep

Pesquisa sobre a pandemia já foi respondida por 11% das escolas

O objetivo da pesquisa, que faz parte da segunda etapa do Censo Escolar 2020, é coletar informações a respeito da situação das redes de ensino durante a pandemia
O sistema Educacenso fica aberto com a segunda etapa do Censo Escolar 2020 até o dia 7 de abril. Foto: Pexels. Disponível para preenchimento desde o dia 22 de fevereiro, a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” já foi respondida por mais de 11% das escolas brasileiras. O objetivo é coletar informações a respeito da situação das redes de ensino durante a pandemia em 2020.

Inep

Eventos

Febrace: feira de ciências mostra talento de estudantes brasileiros

Uma das mais tradicionais feiras de ciência do páis, a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) reúne 345 projetos nesta 19ª edição totalmente virtual que começa nesta segunda-feira (15) e pode ser vista até o dia 26 de março.

R7

Negócios

EdTech é listada em publicação norte-americana como companhias que transformam a educação

A empresa de educação digital DOT digital group, de Florianópolis, entrou na mais recente lista EdTech 1000 Companhias que estão Transformando a Educação, da publicação especializada norte-americana Edtech Digest.
A startup é especialista em soluções de educação digital. Em seus 25 anos de atuação, já capacitou mais de 10 milhões de pessoas.

Economia SC

Política partidária

Educação ideológica e reacionária chega aos materiais didáticos

Estava demorando para que a agenda de costumes extremista do governo Bolsonaro atuasse diretamente nas políticas públicas relacionadas aos materiais didáticos, censurando alguns conteúdos e maquiando outros. Semana passada, mais um retrocesso: a nomeação, pelo Ministério da Educação, de Sandra Ramos, colaboradora do movimento Escola Sem Partido, ao cargo de coordenadora-geral de materiais didáticos.

Eco Debate