Notícias de Educação - 18/mar/2021

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Coronavírus

Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial

O período de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus pode fazer com que 2 em 3 alunos do Brasil não consigam ler adequadamente um texto simples aos 10 anos. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial que analisou o impacto da covid na educação dos países da América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira, 17. Além disso, os prejuízos econômicos na região chegariam a US$ 1,7 trilhão de dólares, em perdas de produtividade dos cidadãos.“Os efeitos prejudiciais sobre o capital humano são simplesmente uma tragédia”, diz o relatório intitulado Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças.

O Estado de São Paulo

Pandemia: 71% dos alunos da América Latina não vão aprender a ler

Correio Braziliense

América Latina pode perder US$ 1,7 bi com crise educacional causada pela pandemia

"Esta é a pior crise educacional já vista na região e nos preocupa que possa ter consequências graves e duradouras para toda uma geração, em especial nos setores mais vulneráveis", disse Carlos Felipe Jaramillo, vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, em um comunicado.

Uol

Efeito do fechamento de escolas durante a pandemia pode durar 15 anos

O fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 poderá ter impacto profundo e de longa duração - cerca de 15 anos - sobre a economia brasileira. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que divulgou hoje (17) o Boletim MacroFiscal com um box especial sobre os custos socioeconômicos dessa medida.

Uol

Com 113 mil participantes, Fuvest detectou apenas 2 casos de Covid

Diante do desafio de fazer o vestibular em meio à pandemia, a fundação registrou um baixo índice de contaminação pelo coronavírus e nenhum óbito entre participantes e aplicadores nesta edição.

Folha de São Paulo

Sala de aula

5 perguntas sobre o Novo Ensino Médio

Com um 2020 atípico, no qual professores e gestores escolares precisaram superar inúmeros desafios e adequar as aulas para o ambiente online, algumas discussões foram deixadas um pouco de lado, como é o caso da implementação do Novo Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio surge para repensar um modelo de ensino que já não satisfaz os desejos e anseios do jovens, o que se manifesta nos indicadores da etapa.

Porvir

Do Banco Imobiliário aos apps: educação financeira deve ser estimulada cedo

Em 2020, o percentual de endividados no Brasil chegou a 66,5%, segundo divulgou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no fim de janeiro. Esse é o maior patamar de endividamento familiar registrado no país em 11 anos. Para especialistas, o índice é reflexo de um ponto ainda deficiente entre os brasileiros: a educação financeira. Outros fatores a serem considerados são heterogeneidade entre as regiões e desigualdade de renda contribuem também.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Projeto inclui noções e hábitos de higiene na grade de ensino da educação básica

O Projeto de Lei 5545/20 inclui noções e hábitos de higiene na grade de ensino da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Câmara

Especialistas apontam riscos de projeto que regulamenta educação domiciliar em Manaus

Pelo projeto de lei, Município será responsável por acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento desses estudantes - Foto: ReproduçãoEm tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de lei (PL 64/2021) que institui e regulamenta a educação domiciliar, ou homeschooling, traz ao âmbito municipal um tema que já rendeu debates em esferas federais e preocupa pesquisadores da Pedagogia, que avaliam o ensino provido pelos pais como um risco à universalização da Educação, entre outras questões.

Toda Hora

Estatística, pesquisas e estudos

Distorção idade-série é maior entre os meninos

O indicador distorção idade-série é o dado estatístico que acompanha, em cada série, o percentual de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. No Censo Escolar 2020 foi constatado que a maior taxa de distorção idade-série está entre os alunos do sexo masculino, em todas as etapas de ensino. A maior diferença é observada no 6º ano do ensino fundamental, em que a taxa de distorção idade-série é de 28,2% para o sexo masculino e de 16,8% para o sexo feminino.

Inep