Notícias de Educação - 30/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pesquisadora diz que Brasil está longe de volta segura às aulas

Estudos científicos recentes apontam que as crianças têm uma carga viral de coronavírus semelhante à dos adultos e que lockdown com escolas fechadas é o meio mais eficiente de conter o avanço da pandemia. Os dados foram apresentados aos parlamentares da Comissão de Educação da Câmara nesta segunda-feira (29) pela coordenadora do Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Ethel Maciel.

Uol

Qual é o papel da mãe e do pai no ensino remoto?

O ensino remoto ressignificou a parceria entre as famílias e a escola. A escola se transformou. Afinal, onde está a escola? Na plataforma, na tela, na escrivaninha, na mesa da sala, no meio da sala… Quem está na escola? Os alunos, as professoras e professores, os irmãos, a mãe, o pai, o cachorro…
No meio de todo esse nó, vemos nascer um novo modelo de escola. Emergencial, sim! Ideal, não!

MSN

RO: Secretário de Estado da Educação garante que retorno das aulas presenciais acontecerá somente após vacinação

O Sintero participou de reunião virtual nesta quarta-feira (24/03), com a Comissão criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável por discutir e traçar o plano estratégico de retorno das aulas presenciais em Rondônia. Na oportunidade, foi garantido pelo secretário Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, que o retorno será efetivado somente após a vacinação de grande parcela da população rondoniense.

Rondônia Dinâmica

Dicas

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa lança clubes para troca de práticas pedagógicas

A RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa) abre inscrições para Clubes Criativos em 18 núcleos localizados em todas as regiões do Brasil. Nesta nova ação da rede, educadores poderão participar de encontros mensais para o compartilhamento de práticas educacionais mais mão na massa, criativa e relevantes para os alunos.

Porvir

Projetos

Professor improvisa aula em caminhão e leva educação a comunidades remotas

Em meios aos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus, levar aprendizado a estudantes em condições remotas, e em situação de vulnerabilidade social, tornou-se uma verdadeira odisseia educativa não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
A exemplo do professor mexicano Salvador Olvera Marín, que transformou seu caminhão em uma sala de aula móvel.

Catraca Livre

Gestão

Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Izabel Lima Pessoa, pediu demissão do cargo, considerado um dos mais importantes da pasta. Ela era um dos poucos nomes no MEC atual que tinha boas relações com especialistas da área e não tinha ligação com a ala ideológica do governo, como sua antecessora, Ilona Becskehazy.

Terra

Policiais e jurídicas

Ação do PSOL: STF proíbe indicação de diretores interinos para Cefets

O Supremo Tribunal Federal derrubou decreto do presidente Jair Bolsonaro que permitia ao governo federal indicar diretores-gerais interinos em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) quando o cargo estiver vago. Por dez votos a um, os ministros entenderam que a medida viola a autonomia dos institutos. A ministra Cármen Lúcia foi a relatora da ação movida pelo PSOL.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Pretos e pardos são minoria em escolas privadas com alto desempenho no Enem 2019, diz estudo

Pretos e pardos são baixíssima minoria nas 20 escolas privadas brasileiras com os melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019, segundo aponta estudo divulgado pelo Observatório do Legislativo Brasileiro nesta segunda-feira 29. Em mais da metade das escolas, não chegam a compor 10%; em outras sete, ultrapassam esse percentual, mas não alcançam a metade.

Carta Capital

Avaliação

Enem: 28 candidatos alcançam nota mil e mais de 87 mil zeram redação

No dia em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permitiu o acesso dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 aos resultados de suas provas, também foi divulgado um balanço oficial do teste. No total, de acordo com os dados finais, entre as cinco áreas do conhecimento, a maior média geral foi da Redação, com 588,74 pontos. Entre os mais de 2,7 milhões de textos corrigidos, 28 candidatos obtiveram a nota máxima e mais de 87 mil zeraram a atividade.

O Estado de São Paulo

Enem tem apenas 28 redações nota 1.000, menor número desde 2013

R7

Site do Enem fica fora do ar na data de divulgação das notas e candidatos reclamam nas redes

O Estado de São Paulo

Enem 2020: candidatos seguem relatando problemas no site do Inep

Uol

Enem 2020: veja como e onde usar sua nota

O Estado de São Paulo