Notícias de Educação - 31/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Colapso na educação

Uma pesquisa do Unicef revelou que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros tiverem o seu direito à educação violado em 2020. Deste total, 1,39 milhão não estavam frequentando as aulas – seja no modo presencial ou no online – enquanto mais de 4 milhões não tiverem sequer acesso às atividades escolares, mesmo frequentando às aulas.

Observatório do 3º Setor

Estado de SP deve liberar escola privada no dia 5, mas capital prevê volta só após fase emergencial

O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira, 31, que as escolas particulares podem voltar a receber na segunda-feira, 5, até 35% dos alunos, desde que sejam considerados prioritários, como crianças em fase de alfabetização, com deficiências, em educação infantil ou com necessidade de internet. Mas na capital, a Prefeitura, segundo o Estadão apurou, estuda autorizar a reabertura apenas depois de 12 ou 19 de abril.

O Estado de São Paulo

Ainda não há previsão de retomada das aulas na cidade de SP, diz Covas

Uol

Governadores do NE querem prioridade na vacinação de profissionais de Educação e Segurança

O governador João Azevêdo (Cidadania) e demais governadores do Nordeste encaminharam ofícios ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e aos ministros da Saúde e Educação, Marcelo Queiroga, e Milton Ribeiro, respectivamente, solicitando a inclusão dos profissionais da Educação das redes públicas e privadas e das forças de Segurança Pública na “prioridades das prioridades” do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Portal Correio

Governador do Piauí assina decreto que torna segurança e educação atividades essenciais

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou que assinou um decreto estadual que classifica como essencial as atividades de segurança e do sistema de educação. A medida, segundo o governador, visa colocar os dois tipos de profissionais na prioridade da fila de vacinação.

G1

Sala de aula

A importância do aprender para além do prédio da escola

Considerando o que temos aprendido em tempos pandêmicos, quando a escola saiu do seu prédio e seguiu existindo, sabemos que daqui para frente a escola funcionará no formato bimodal – com aulas presenciais e com atividades virtuais, no prédio da escola ou fora dele.

Desafios da Educação

Aulas são oferecidas pela internet para Educação Física

Para ajudar os professores de Educação Física a manterem os estudantes ativos durante a pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) passou a oferecer uma série de conteúdos com exercícios físicos para serem feitos em casa ou na escola de forma segura.

GDF

Dicas

Trilhas gratuitas ensinam professores a produzir podcasts e usar TikTok e Twitter

As inscrições para o novo ciclo de Mentorias da plataforma NAVE Mídia_LAB Digital estão abertas e vão até o dia 6 de abril. O projeto, criado pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa do instituto Oi Futuro, tem como objetivo oferecer suporte aos educadores e solucionar os desafios pedagógicos relacionados ao ensino remoto e híbrido, incluindo o uso das redes sociais TikTok e Twitter.

Porvir

Avaliação

Enem 2020: inscritos consideram que há erro na correção da redação

Inscritos na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consideram que houve falha na correção das redações. Na visão dos estudantes, os resultados foram abaixo do que esperavam e não condizem com o histórico de preparação para a prova.

Correio Braziliense

Eventos

Programas para a Terceira Idade em universidades melhoram qualidade de vida do idoso

Custo é mais baixo do que em outros serviços de apoio
A educação continuada pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população em idade mais avançada, além de evitar a solidão deste grupo. A experiência das chamadas “universidades da Terceira Idade” foi debatida nessa segunda-feira (29) pelos integrantes da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.

Câmara

Outras do dia

SP: Aluno atira em funcionária e tenta ferir diretora da escola

Um aluno de uma escola em Americana, no interior de São Paulo, atirou em uma funcionária da instituição de ensino e tentou ferir a diretora do estabelecimento, na última segunda-feira, 29.
Além de atirar com uma espingarda contra uma funcionária, o jovem de 13 anos disparou contra si mesmo e ainda tentou atingir a diretora da instituição de ensino com um artefato explosivo.

MSN