Notícias de Educação - 06/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Fechamento de escolas durante pandemia fez Brasil regredir duas décadas em matéria de evasão escolar, diz Unicef

Uma das primeiras medidas tomadas por governos de todo o mundo no começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020, foi o fechamento das escolas. Após um ano, em 73 países os alunos ainda estão fisicamente longe das salas de aula. O Brasil foi um dos países onde as escolas ficaram fechadas por mais tempo e, ainda hoje, 18 estados mantém o ensino apenas de maneira remota, enquanto os outros tentam equilibrar uma forma híbrida entre o presencial e o ensino a distância.

G1

Brasil tem maior número de estados sem aulas presenciais desde reabertura das escolas, em julho de 2020

A expectativa — a bem dizer, a torcida — era de um 2021 diferente. Mas, diante da escalada de casos e mortes por Covid-19 este ano, pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar tiveram que encarar uma dura realidade. Neste começo de abril, o Brasil vive o momento com mais escolas fechadas desde julho de 2020, quando teve início o processo de retorno às aulas presenciais.

O Globo

Como a pandemia impactou os professores das redes pública e privada

A pandemia da COVID-19 revolucionou muitas áreas, e a educação foi uma delas. Do estudo infantil ao universitário, a suspensão de aulas presenciais culminou numa busca urgente e sem precedentes do ensino a distância. Em agosto, analisamos o impacto da reabertura escolar, e em outubro analisamos o impacto no desenvolvimento das crianças, sempre com olhos voltados aos alunos. Entretanto, dessa vez voltamos o foco aos professores: como foi lidar com essa súbita dependência tecnológica?

CanalTech

Esperança é voltar às aulas com a vacinação, diz ministro da Educação

Em entrevista exclusiva à CNN, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que a vacinação é fator determinante para a volta às aulas presenciais no Brasil e ressaltou que o mundo está em dúvida sobre o retorno às escolas no momento.

CNN

Rio: Justiça mantém liminar que impede reabertura de escolas na capital

A juíza Georgia Vasconcellos da Cruz, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, decidiu manter, nesta segunda-feira, a liminar concedida pelo plantão da Justiça do Rio, na noite de domingo, impedindo o retorno às aulas presencias nas escolas da capital do estado . Na decisão, a magistrada frisa que a Prefeitura do Rio "vem agindo de forma absolutamente consciente, responsável e atentacom o ensino escolar", mas pondera sobre "a impossibilidade de cumprimento por muitas escolas dos rígidos ecorretos protocolos de saúde exigidos".

iG

'Escola é o lugar mais seguro, vamos recorrer contra fechamento', anuncia secretário de Educação do Rio

Época

Escolas particulares de educação infantil usam aval para servir merenda e reabrem em SP

Escolas particulares de educação infantil reabriram nesta segunda-feira, 5, na capital paulista, apesar de a Prefeitura de São Paulo ter mantido a suspensão das atividades escolares presenciais nesta semana. Segundo o sindicato que representa essas unidades, cerca de 300 escolas foram reabertas nesta segunda para fornecer alimentação aos estudantes. As crianças recebem nas escolas café da manhã, almoço e até lanche da tarde. No intervalo entre as refeições, fazem atividades de recreação.

O Estado de São Paulo

SP: Cem mil profissionais da educação já fizeram cadastro obrigatório para vacinação contra Covid-19

Cem mil profissionais da educação já fizeram o cadastro obrigatório para serem vacinados contra a Covid a partir do dia 12 de abril no estado de São Paulo. Para conseguir fazer o cadastro, é necessário ter pelo menos dois meses de trabalho e apresentar os dois últimos holerites.

G1

Professores da rede pública da cidade de SP enfrentam filas e aglomeração no 1º dia de testes de Covid-19 para a categoria

G1

GDF não deve iniciar, sexta-feira (9), a vacinação de professores

A vacinação de professores, anunciada para começar sexta-feira (9/4), não deve ocorrer na data prevista. De acordo com o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, a definição depende das orientações oficiais do Ministério da Saúde, ainda não estabelecidas.

Correio Braziliense

Sala de aula

Educação virtual pode trazer mais riscos à saúde mental que as aulas presenciais?

Um artigo, publicado março de 2021, no Centers for Disease Control and Prevention Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), concluiu que a educação virtual pode representar mais riscos do que a escola presencial com relação à saúde mental e emocional da criança e dos pais.

PebMed

Tecnologia

Pandemia acelerou o uso da tecnologia nas escolas

É inegável que a tecnologia foi fundamental para a continuidade do ensino durante o distanciamento social em 2020, necessário devido à crise gerada pela covid-19. Apesar de a pandemia ter acelerado o processo, essa já era uma tendência na educação mundial.

MSN

"Blogueiras da educação" difundem conhecimento científico na internet

Seja qual for a área do conhecimento, desmistificar a ciência e trazer conteúdos de forma lúdica e mais simplificada tem sido a missão de diversas educadoras. Com o uso de ferramentas virtuais de disseminação de conteúdo, como podcasts, vídeos no YouTube, postagens no instagram e até mesmo fios no twitter, a discussão sobre ciência tem se tornado mais acessível.

Correio Braziliense

Inclusão

Enciclopédia destaca mais de 500 personalidades negras ignoradas nos livros

Lançado agora pela Companhia das Letras, o livro "Enciclopédia Negra" reúne mais de 550 biografias de nomes que marcaram o país, incluindo os de revolucionários, intelectuais, artistas, atletas, líderes religiosos e outras personalidades negras esquecidas pela historiografia em grande parte branca e colonial ainda praticada por aqui.

O Tempo

Leis e políticas

Ministro da Educação defende homeschooling em audiência e diz que socialização da criança pode ser na igreja

Educadores criticam a prioridade dada ao tema neste momento em face das dificuldades que a área vem sofrendo durante a pandemia do coronavírus e dizem que o modelo deve ser levado em consideração por possíveis prejuízos em questões pedagógicas e de socialização da criança.
O ministro Milton Ribeiro enfatizou na audiência que o projeto do governo seria "uma opção" para quem pretende seguir o modelo e "sem obrigatoriedade" de adoção. Citou experiências de outros países e rebateu que haja problemas de socialização com estudantes inseridos no homeschooling.

G1

Em oposição a educadores e gestores, ministros defendem educação domiciliar na Câmara

O Globo

MT: Deputados aprovam projeto que torna Educação como essencial na pandemia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão ordinária remota desta segunda-feira (05), em primeira-votação, o Projeto de lei nº 21/2021 do deputado Elizeu Nascimento (PSL) que reconhece as atividades educacionais, escolares e afins como essenciais para o Estado de Mato Grosso.

Power Mix

Pais, alunos e professores de escolas particulares pedem aprovação de projeto que torna educação serviço essencial em MT

G1

Ensino Superior

Docentes das universidades federais reclamam de intervenção do governo

Representantes de professores, estudantes e técnicos das universidades federais reclamaram nesta segunda-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, de cortes orçamentários; perseguição política por parte do governo por meio de processos administrativos e até criminais; além da nomeação de reitores não escolhidos pela comunidade.

Câmara

Opinião

Capacidade de recuperar e prevenir tragédia na educação depende da qualidade de dados

A capacidade planejar e executar ações para recuperar as perdas educacionais e prevenir esta tragédia intergeracional dependerá fundamentalmente da qualidade dos dados educacionais disponíveis.
O Brasil possui um avançado sistema de monitoramento educacional gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa).
Em meio a este contexto desafiador, circula a proposta de cancelar o Saeb de 2021 e dissolver o Grupo de Trabalho que busca criar propostas metodológicas para o novo Ideb.

Folha de São Paulo

Eventos

Curso Práticas de Alfabetização alcança 5 milhões de acessos

O Curso Práticas de Alfabetização já foi acessado por cerca de 5 milhões de usuários e obteve mais de 350 mil inscritos somente em um ano, desde seu lançamento. Essa é mais uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf). Em fevereiro de 2020, o Ministério disponibilizou o curso contendo sete módulos que contemplam os componentes essenciais para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, inspirados nas mais robustas e recentes evidências científicas.

MEC

Novo mapa mostra como é a qualidade da internet que chega à escola pública

A comemoração dos cinco anos do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) teve um gosto especial. Além de contar com a participação de especialistas que ajudaram na compreensão dos inúmeros desafios envolvidos na conectividade nas escolas públicas brasileiras, o seminário internacional “Repensando o papel das tecnologias na educação” marcou o lançamento do Mapa Integrado de Conectividade na Educação, ferramenta que oferece dados sobre a conectividade de escolas espalhadas por todo o país.

Porvir