Notícias de Educação - 08/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Reabertura de escolas em SP não aumentou número de casos de Covid

Dos 645 municípios do estado de São Paulo, 133 reabriram as escolas entre outubro e dezembro de 2020. Dois decretaram a volta às aulas e depois voltaram atrás. Sobrou então uma amostragem bastante confiável: de um lado, 131 cidades com instituições de ensino abertas. De outro, 514 municípios que não o fizeram. Como a pandemia avançou nesses dois grupos? As escolas abertas facilitaram a disseminação da Covid-19?

Gazeta do Povo

RS recorre ao STF contra decisões que proibiram aulas presenciais

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão das decisões da Justiça gaúcha que impedem a realização de aulas presenciais em escolas públicas e privadas. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 820) foi distribuída para a relatoria do ministro Kassio Nunes Marques.

Gazeta do Povo

“Só quando o comitê científico autorizar”, diz secretário de Educação do RN sobre volta às aulas presenciais

O secretário Getúlio Marques, titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), afirmou na manhã desta quarta-feira 7 que as aulas presenciais só devem ser retomadas quando o comitê científico estadual autorizar um retorno seguro.

Agora RN

Com alta de mortes por covid, Rio reabre escolas com baixa adesão

Ao todo, 409 unidades da rede pública do município e parte dos colégios privados abriram as portas. Porém, a presença de alunos foi baixa. Há escolas que decidiram não retomar as atividades, mesmo com autorização da prefeitura e decisão judicial favorável à reabertura.

Uol

Prefeitura de SP lança consulta sobre retorno às aulas na próxima segunda

A Prefeitura de São Paulo lançou hoje consulta sobre intenção de retorno às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (12). O formulário pode ser acessado por meio da página da Secretaria Municipal de Educação na internet.

Uol

Médicos questionam eficácia da testagem de professores para covid-19 em SP

(...) "Ter a sorologia não reagente não significa não ter tido contato com o vírus, pois sabemos que formas leves e assintomáticas podem não produzir a imunoglobulina como resposta. Ter a imunoglobulina não significa ter proteção, pois depende da presença de anticorpos neutralizantes ou da defesa celular", explica.

Uol

Sala de aula

Bullying e violência: desafios nas escolas brasileiras

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, celebrado nesta quarta-feira, 7 de abril, lança luz sobre aspectos fundamentais acerca do processo educacional — a data foi instituída pela Lei n.º 13.277, de 29 de abril de 2016. O Brasil é um dos 48 países que participaram da mais recente edição da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), realizada entre 2017 e 2018, que apurou dados sobre essas práticas no ambiente escolar. Na pesquisa, diretores de escolas brasileiras declararam que 28% das instituições que ofertam os anos finais do ensino fundamental identificam, semanal ou diariamente, situações de intimidação ou bullying entre os estudantes.

Inep

Dicas

Plataforma gratuita oferece filmes para professor usar em aula

Neste momento em que estar em casa afetou completamente a maneira como as aulas são organizadas, a inserção de filmes para discutir diferentes assuntos tende a estar cada vez mais presentes nas dinâmicas de aulas. Quem já passou por todo o catálogo das já conhecidas plataformas, agora pode optar por um novo serviço gratuito de streaming com filmes selecionados para o professor adotar em programas educacionais. Trata-se do Ecofalante Play.

Porvir

Tecnologia

Brasil ocupa a 42ª posição de 50 países em ranking de educação digital

O Brasil está na 42ª posição do ranking de 50 países avaliados com respeito ao nível de conhecimento atual sobre risco cibernético de suas populações e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento sobre esse tipo de risco no futuro. As informações são do estudo global Cyber Risk Literacy and Education Index (Índice de Educação em Risco Cibernético, em inglês), da Oliver Wyman.

SpaceMoney

Após vídeo pornô, Educação do DF define regras para aulas on-line

Na noite desta quarta-feira (7/4), a Secretaria de Educação encaminhou às escolas públicas do Distrito Federal uma circular em que estabelece padrões de uso da plataforma Google Sala de Aula. O objetivo é impedir a exibição de conteúdo impróprio às crianças durante as aulas virtuais.

Metrópoles

Gestão

'Duro golpe na educação pública', diz governador do Ceará sobre cortes no Educação Conectada

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais para lamentar o corte financeiro que o programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC), sofreu no ano passado, quando a pandemia de Covid-19 impactou diretamente na necessidade de aulas remotas no ensino público.

G1

Por que a educação em casa pode ser um equívoco

A reivindicação de uma ‘Educação Doméstica” tem como modelo os movimentos evangélicos conservadores norte-americanos. Certamente os pais têm o direito de criar seus filhos dentro de seus valores e sistemas de crenças, mas não podem priva-los da frequência à escola com o objetivo de evitar que sejam expostos a opiniões e princípios diferentes dos seus. Por que impedir os filhos de conhecer outras concepções de mundo?

Veja Rio

SP contratará 20 mil pais de alunos para atuar nas escolas estaduais

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (7), a contratação de 20 mil pais e mães para trabalhar na rede estadual de ensino com remuneração de R$ 500,00 por mês, em jornadas de até quatro horas diárias. O governo oferecerá capacitação aos contratados, que ajudarão na administração das escolas.

R7

Leis e políticas

Governo muda projeto de homeschooling na tentativa de acelerar tramitação no Congresso

Na tentativa de neutralizar as críticas e aprovar ainda este semestre o homeschooling, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um novo texto para o projeto de lei que autoriza a modalidade no País. O substitutivo, ao qual o Estadão teve acesso, sugere regras mais rígidas que a proposta anterior do próprio governo Bolsonaro, mas ainda consideradas insuficientes por especialistas. Alunos que estudam em casa seriam submetidos a avaliações trimestrais e os pais teriam que “assegurar a convivência comunitária” das crianças, mas não fica claro como isso seria fiscalizado.

O Estado de São Paulo

Comissão aprova exigência de consulta pública nacional para mudanças em currículo escolar

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) proposta que determina que a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ser precedida de uma consulta pública nacional.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.​

Câmara

Escola poderá ser obrigada a exibir contatos do conselho tutelar e notificar casos de violência

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (7) proposta que obriga estabelecimentos de ensino a afixarem em suas instalações, em local visível e de fácil acesso, o número de telefone e os endereços, eletrônico e físico, do conselho tutelar local. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também exige a afixação, nas mesmas condições, de números telefônicos de serviços públicos de emergência e de utilidade pública.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Gastos com educação crescem 50% depois das escolas se adaptarem à nova realidade de ensino

Uma pesquisa feita pela startup de gestão de finanças pessoais Mobills a partir de dados de mais de 133 mil usuários de seu aplicativo mostra que os brasileiros estão mais preocupados com os estudos neste início de ano do que estavam no ano passado. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021 os gastos com educação no Brasil cresceram 50% em comparação com a média registrada no começo do ano passado.

Valor Investe

EAD

Lançado primeiro streaming de educação musical brasileiro

O primeiro streaming de educação musical brasileiro acaba de ser lançado, é o School of Rock Play. Trata-se de uma plataforma que se adequa a atual maneira de se estudar, consumir música e até mesmo shows, oferecendo conteúdo didático voltado ao ensino musical por meio de webstream.

Rádio Rock

Ensino Superior

Pandemia pode mudar perfil do aluno de pós

Cursos de especialização costumam atender a dois perfis de profissionais: o primeiro busca se aprimorar na área de formação e o segundo vê a oportunidade de aprender tópicos que o habilitem a atuar em outro segmento. Com a pandemia, transformações na sociedade e na economia devem ampliar a lista de possibilidades ao se fazer um curso de pós-graduação. Um dos pontos é a questão do empreendedorismo, um conteúdo ainda escasso nos currículos de graduação, mas crucial para a sobrevida de um negócio próprio, seja em qual ramo for.

O Estado de São Paulo

Pós-graduação para carreira com foco social e ambiental, ESG ganha força no mercado

O Estado de São Paulo

Programa que se baseia na sustentabilidade investe no novo profissional

O Estado de São Paulo

Questões de diversidade e meio ambiente afetam competitividade, diz professora da FIA

O Estado de São Paulo

Eventos

PR: Manifestantes pedem afastamento de secretário estadual da Educação

Durante a manhã desta quarta-feira (7), a APP-Sindicato, junto com o SindiSaúde, União Paranaense de Estudantes Secundaristas (Upes) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) realizaram um ato para denunciar a gestão estadual e federal durante a pandemia. O Sindicato pediu a demissão do Secretário da Educação do Paraná, o empresário Renato Feder.

Bem Paraná

USP lança plataforma de inovação para conectar alunos e empresas

Nesta sexta-feira (9), a Universidade de São Paulo (USP) vai lançar a plataforma de inovação Hub USP Inovação. O programa não só reunirá os projetos e pesquisas da universidade como conectará alunos, docentes e pesquisadores com empresas de diversos setores.

Olhar Digital