Notícias de Educação - 16/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Estudantes brasileiros podem perder 8% da renda futura, diz FMI

O baque estimado para os jovens brasileiros é quase o dobro do que a equipe do FMI prevê para a média da América Latina, onde os estudantes podem esperar uma renda 4% menor no futuro, se os dias perdidos de estudo não forem repostos.

Folha de São Paulo

Impacto da pandemia na educação é maior em países sem inclusão digital, dizem analistas

MSN

Professores se viram para ensinar

Sem uma regulamentação clara do trabalho remoto por parte do MEC, educadores arcam com estrutura ao levar sala de aula para a casa
Logo nos primeiros dias da pandemia, as escolas particulares correram para adaptar o ensino remoto. Foi mais rápido do que a rede pública, mas, nem por isso, foi mais fácil. (...) “A educação do Brasil está numa nau a deriva. Os professores estão, desde março de 2020, vivendo sob forte tensão, com sentimento de insegurança, de incerteza. Tiveram que se virar, da noite para o dia, alterar a metodologia pedagógica, investir em equipamentos, por conta própria e se capacitar. Tudo isso com as aulas acontecendo”.

O Tempo

Câmara instala subcomissão para debater "retorno seguro às aulas"

Subcomissão de “retorno seguro às aulas” é instalada na Câmara dos Deputados e tem primeira reunião on-line nesta quinta-feira (15). De autoria da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), a proposta visa debater formas seguras de retomada das aulas presenciais junto a especialistas.

Correio Braziliense

Em busca de acordo, relatora propõe mudanças em projeto de volta às aulas presenciais

Câmara

SP: Rede estadual prioriza estudantes em situação de vulnerabilidade

Nesta etapa inicial serão contemplados auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade.

R7

TJ-SP nega recurso de professores contra a volta às aulas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou nesta quarta-feira, 14, um recurso apresentado pelo sindicato dos professores contra a volta às aulas presenciais em São Paulo. A decisão foi tomada pelo órgão máximo do Tribunal, composto por 25 desembargadores. Segundo informou a Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), "as liminares que impediam a retomada das aulas em todo o Estado foram suspensas por decisões da Presidência do Tribunal".

Terra

Com liminar negada, aulas do ensino privado presencial seguem mantidas no DF

A liminar encaminhada pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep/DF) foi negada pela Justiça, mantendo as aulas presenciais de escolas particulares do Distrito Federal. No pedido apresentado pelo sindicato, o argumento foi de que algumas instituições privadas estavam descumprindo os protocolos sanitários necessários.

Correio Braziliense

Trabalhadores da rede estadual de educação de Pernambuco decretam greve

A assembleia foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Na mesma reunião, a categoria também decidiu que as atividades remotas podem continuar ocorrendo.

Folha de Pernambuco

Sala de aula

Escola é base para apoio à ciência e combate à desinformação

O professor Glaucio, do Educandário Municipal Cônego Costa Carvalho, que fica em Pernambuco, que existe, preocupado em como poderia ensinar seus alunos a entender esse fenômeno da desinformação, criou o “Fuja da Fake, foque no Fato”. O projeto realizado com estudantes do oitavo ano utiliza de notícias como base para reflexão e aprendizado a respeito das ditas fake news. Como elas surgem? Como isso impacta a vida dos alunos?

Porvir

10 dicas para usar um quiz na sua próxima aula

Os primeiros contatos de alunos com novos conteúdos podem gerar muitas dúvidas na cabeça do professor: a compreensão dos alunos foi realmente correta? Deixei passar algum trecho da explicação? Sei aplicar esses conceitos? Uma estratégia que pode ajudar os professores e os próprios estudantes a ter mais clareza se realmente aprenderam determinado assunto e onde ainda têm dúvidas é o quiz.

Porvir

Gestão

Governo coloca na chefia da Capes reitora de universidade onde ministro se formou

O governo federal nomeou a reitora do Centro Universitário de Bauru, Claudia Mansani Queda de Toledo, para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União que circula na noite desta quinta-feira, 15.

O Estado de São Paulo

MEC e Sebrae firmam acordo para desenvolver a cultura empreendedora

A parceria firmada pretende desenvolver iniciativas, principalmente, em quatro grandes áreas: Empreendedorismo inovador no Ensino Profissional e Técnico; Formação e valorização de profissionais da educação e de estudantes; Fomento a ações de PD&I com foco no desenvolvimento territorial; e Realização do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora.

MEC

Leis e políticas

MEC critica base curricular, defende revisão e quer alfabetização já no 1º ano do fundamental

Documento apresentado nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC) sugere fazer uma revisão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na parte de alfabetização. Aprovada em 2017, a BNCC indica o que devem aprender os estudantes em cada etapa de ensino. Em relação à alfabetização, o relatório do MEC afirma que a Base ignora conceitos do método fônico, que põe foco na conexão entre os sons e as letras.

O Estado de São Paulo

Impor método de ensino não vai resolver problema de alfabetização no País

O Estado de São Paulo

Adiada votação do PL que classifica educação como essencial na pandemia

A mobilização sob pressão de profissionais da educação e simpatizantes fez com que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) não pautasse hoje, 15, a votação do Projeto de Lei que classificaria a educação como atividade “essencial” (PL 5595/2020).

Extra

Projeto obriga escolas a enviarem material por via eletrônica aos alunos

O Projeto de Lei 1447/20 determina que escolas públicas enviem o material pedagógico a seus alunos e aos responsáveis por meio eletrônico durante o período de calamidade pública decorrente da covid-19.
Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, na impossibilidade de envio do material por meio eletrônico, a escola terá a obrigação de entregar o material às famílias em casa.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Resumo Técnico do Censo Superior 2019 está disponível

O Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2019 está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No documento constam os principais resultados e estatísticas da pesquisa, detalhados por meio de informações quantitativas e qualitativas, a partir de análises que descrevem o teor dos dados. Os resultados do Censo Superior 2019 foram divulgados pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), em outubro de 2020.

Inep

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Educação profissional e técnica para lidar com os desafios da indústria 4.0

A busca pelo emprego dos sonhos começa dentro da sala de aula. De acordo com Rafael Lucchesi (Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI), os jovens precisam de oportunidade e incentivo para receber formação técnica e profissional ainda na escola. Desta forma, eles podem concluir essa etapa mais bem orientados sobre que carreira seguir e com uma ocupação que possibilita emprego e renda.

CNN

Ensino Superior

Curso de Direito terá novas disciplinas, decide conselho

A Câmara de Educação Superior no Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) aprovou a inclusão de novas disciplinas no currículo dos cursos de Direito em todo o Brasil.
Passam a fazer parte das grades temas como: Direito Financeiro, Direito Digital e Formas Consensuais de Solução de Conflitos, além de abranger estudos referentes ao letramento digital, práticas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Veja

Opinião

Como fica a relação entre escolas e famílias quando falta dinheiro dos dois lados?

São números e números que se acumulam na bola de neve das consequências da crise econômica da pandemia para escolas particulares e pais de alunos. Com um lado precisando aumentar o valor das mensalidade e o outro, reduzir, a relação fica tensa e pode se romper, obrigando as famílias a buscar escolas mais baratas ou públicas.

Folha de São Paulo

Política partidária

Educadores denunciam tentativa de impor pedagogia marxista a crianças

Membros da comunidade escolar de Presidente Prudente, município no interior de São Paulo, denunciam uma tentativa - por parte da gestão da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), cujo mandato terminou no último ano - de instituir a contragosto de profissionais, sem amplo debate e consulta à comunidade um currículo municipal fundamentado única e exclusivamente em uma concepção marxista de educação.
Nesta quinta-feira (15), o CNE, em deliberação sobre a denúncia, afirmou que o órgão não tem "competência para analisar o caso" e que o ente responsável pela elaboração do currículo tem autonomia para fazê-lo. Mas, como a questão não foi decidida nesta quinta, o CNE ainda deverá dar um parecer sobre o caso.

Gazeta do Povo