Notícias de Educação - 19/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Educação Híbrida

Com a pandemia, está na moda falar de "Educação Híbrida". Mas é algo além de ter aulas presenciais gravadas... A atividade na sala de aula é uma, nos espaços digitais é outra.

Focando Educação

Coronavírus

Na Comissão de Educação, autoridades criticam projeto de reabertura das escolas na pandemia

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, criticou a proposta que pode determinar a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia (PL 5595/20). Ela representou o Fórum de Governadores nesta sexta-feira (16), em reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para lançamento da Agenda da Aprendizagem.

Câmara

Crianças explicam: o ensino remoto não é brincadeira

Dá para aprender pelo computador, só é mais difícil. A orientação dos professores faz muita falta, assim como o tempo com os colegas. Fazer amigos por videoaula é complicado, ainda mais se você é novo na escola. Mas as habilidades com o mundo eletrônico melhoram muito, para quem tem acesso à internet. Os que não têm passam mais dificuldades, claro. Porém há os que descobriram, quem diria, que até pode ser legal fazer aula ouvindo um objeto mais familiar a seus avós: o rádio.

El País

Da carga horária a reformas: as adaptações nas escolas por causa da covid

Em 2020, as escolas fecharam suas portas para controlar a disseminação do coronavírus. Neste ano, redes públicas e privadas vivenciam um abre e fecha. Nesta semana, por exemplo, houve o segundo retorno presencial para salas de aula na cidade de São Paulo.
Com pouca previsibilidade, os estabelecimentos têm feito adaptações para garantir a aprendizagem dos alunos.

Uol

Aulas online têm estudante de outros Estados e países

Enquanto as aulas permanecem online ao menos para parte da turma, estudantes de outros Estados brasileiros e até do exterior frequentam escolas particulares na capital. Com ajustes no fuso horário e uma dose de paciência, o “intercâmbio” se torna possível e a troca de experiências e culturas pode virar até parte da aula.

O Estado de São Paulo

Prefeitura de SP fica abaixo de meta para testar professores para covid

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação informou que tinha a expectativa de testar 140 mil profissionais entre 5 e 8 de abril. No entanto, segundo informou a pasta, apenas 51.452 amostras foram coletadas, o que equivaleria a 37% do esperado.

Uol

BH deve anunciar retorno das aulas presenciais para o fim deste mês

A Prefeitura de Belo Horizonte deve autorizar o retorno às aulas presenciais, na capital mineira, a partir do próximo dia 26 de abril, durante a coletiva que será realizada, nesta segunda-feira (19), sobre os impactos e números da pandemia da covid na cidade.

R7

Sem definição do MEC, faculdades negam formatura antecipada a novos médicos

Norma que vigorou até 31 de dezembro autorizava a formatura antecipada de quem concluísse mais de 75% do internato do curso de medicina, mas não foi renovada, gerando críticas de estudantes; colapso hospitalar inclui falta de profissionais.

Uol

EUA priorizam vacinação para retomar normalidade nas escolas

A rotina nas escolas dos Estados Unidos começou a voltar ao normal. E a principal razão para isso é o avanço da vacinação. Além de estar imunizando sua população em um ritmo acelerado, o país incluiu os professores entre as populações prioritárias - o que, no Brasil, ainda não é regra.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Desenvolver a “Mentalidade Construtiva” é a chave para uma boa educação

Desenvolver uma mentalidade construtiva entre os alunos deve ser a principal busca de educadores ao redor do mundo. O desafio é mais importante do que simplesmente martelar conteúdos na sala de aula. As conclusões fazem parte do estudo “O céu é o limite”, conduzido pela área de educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, com base nos dados do PISA, o programa internacional de avaliação de alunos, aplicado pela entidade em 78 países, a cada dois anos.

Veja

Dicas

Plataforma gratuita oferece 130 filmes com temas socioambientais

Se você é profissional da educação e pretende utilizar o cinema em sala de aula para atrair a atenção dos estudantes e enriquecer o aprendizado, fique atento a essa dica! A plataforma de streaming Ecofalante Play disponibiliza gratuitamente para professores, educadores e escolas mais de 130 filmes brasileiros e estrangeiros que tratam de questões socioambientais.

Ler e Aprender

Gestão

ONU escuta crianças para decidir como aplicar o direito dos menores de idade na internet

Imagine realizar um amplo debate internacional sobre os direitos das mulheres e criar normas e leis para os Estados sem a participação do público feminino. “O que o movimento feminista diria sobre isso? Por muito tempo, os adultos, mesmo que com as melhores intenções, têm discutido o direito das crianças e adolescentes sem ouvi-los”, afirma Luis Ernesto Pedernera Reyna, presidente do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

El País

Currículo fraco e crítica a 'pseudos messias' pressionam nova presidente da Capes

A nomeação da advogada Claudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da Capes provocou ondas críticas tanto no meio acadêmico quanto entre a militância de direita que apoia o governo Jair Bolsonaro (sem partido).
Fragilidades de seu currículo têm sido criticadas por setores da universidade, que apontam que ela não teria o perfil para assumir o órgão que regula e fomenta a pós-graduação no país. Por outro lado, parte da produção acadêmica dela tem sido identificada como de esquerda.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Deputados da bancada da educação querem que edital do 5G inclua internet em escolas

Deputados da bancada de educação na Câmara se mobilizam para que o edital do leilão de frequências do 5G inclua internet em 14 mil escolas públicas do País. Nesta quinta-feira, a deputada Tábata Amaral (PDT-SP) entregou um relatório com a proposta ao Tribunal de Contas da União (TCU), que está analisando o edital já aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é que o leilão ocorra ainda neste semestre e as instalações, até julho de 2022.

O Estado de São Paulo

Lira receberá grupo de educadores críticos ao governo com pauta de votações

O presidente Arthur Lira (PP-AL), receberá na Câmara educadores que reclamam da "falta de coordenação do Ministério da Educação", durante a pandemia. Estudo preparado pelo grupo afirma que o governo federal deixou "crianças e jovens desamparadas" durante a crise sanitária do novo coronavírus.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

5 em cada 10 formados entre 2019 e 2020 estão sem trabalhar, diz pesquisa

Enquanto a taxa de desemprego no Brasil era 13,9% no último trimestre de 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 29,8% dos jovens entre 18 e 24 anos —inclusive os recém-formados— estavam desempregados.

Uol

Ensino Superior

UFJF vai demitir 33% do quadro e reduzir valores de bolsas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, anunciou que terá que desligar 33% de seu quadro de funcionários por conta dos drásticos e sucessivos cortes de repasses do governo federal à instituição de ensino. Ao todo, 307 das 932 pessoas que trabalham na UFJF perderão seus empregos, conforme anunciado pelo reitor Marcos David.

O Tempo

USP começa o semestre letivo sem estudantes ingressantes pelo Sisu

Na Universidade de São Paulo (USP), o semestre letivo começou segunda-feira (12). Segundo o calendário acadêmico da instituição, esta semana é a “Semana de Recepção aos Calouros”, mas uma parte desse ingresso ainda não chegou.

Correio Braziliense

Mensalidade muito barata exige atenção antes de assinar contrato

Após a divulgação do resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada), estudantes são bombardeados por propagandas de universidades e instituições de ensino particulares que oferecem mensalidades muito baratas ou descontos. Antes de assinar o contrato vale conferir algumas dicas para não ter dor de cabeça no futuro.

R7

‘Autonomia não é conflitante com a aproximação do mundo empresarial’, diz novo reitor da Unicamp

Eleito e nomeado novo reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Antonio José de Almeida Meirelles, conhecido como Tom Zé, quer estreitar os laços da universidade com empresas privadas. Para ele, a abertura da instituição a investimentos externos ainda é ponto de polêmica, mas é possível conciliar a autonomia universitária com esse tipo de iniciativa.

O Estado de São Paulo

Opinião

Para todos os 'Murilos'

Recentemente, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, chamou o impacto da pandemia na educação, por causa das escolas fechadas, de “catástrofe geracional”. Um relatório de março da Unesco, órgão da ONU, deixa claro que os prejuízos vão durar décadas, considerando efeitos no desenvolvimento econômico dos países e na construção de sociedades mais igualitárias.

O Estado de São Paulo

São enormes as perdas das crianças com os fechamentos das escolas

Até há pouco todas as gerações concluíam o ensino básico aos 17, 18 anos, para ingressar nas universidades ou no mercado de trabalho em seguida. A geração da pandemia só concluirá essa etapa após os 20 anos, e ainda assim, provavelmente com um grande déficit de aprendizagem. Digo provavelmente, porque ainda não mapeamos as perdas que o fechamento indispensável das escolas terão causado na nossa juventude. Individualmente e socialmente.

O Globo

Eventos

Robótica a distância mantém alunos motivados durante aulas remotas

Futebol de robô mobiliza professores e alunos em tempos de isolamento social
O CIRDI (Campeonato Internacional de Robótica a Distância), que este ano acontece entre os dias 29 e 30 de abril, é uma proposta de uso da robótica em tempos pandêmicos, mas que não se limita aos tempos de distanciamento social.

Porvir