Notícias de Educação - 20/abr/2021

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Coronavírus

Famílias são criticadas por decisão de mandar e não mandar filhos à escola

Manter os filhos assistindo às aulas em casa ou mandá-los para a escola na pandemia? Para muitas famílias, nenhuma das opções é simples, e discussões e críticas em grupos de pais têm dificultado ainda mais a tomada de decisão.

Folha de São Paulo

RS: Sindicato propõe criação de bandeira própria para a educação

O Sindicado do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) solicitou, junto aos deputados estaduais Dr. Thiago Duarte (DEM) e Tiago Simon (MDB), a criação de uma bandeira própria ao setor educacional no modelo de distanciamento controlado. No pedido, o sindicato reivindica um tratamento diferenciado às instituições de ensino, independente da coloração da bandeira vigente no Estado. O pedido foi protocolado na manhã de sexta-feira, 16, e enviado à Casa Civil.

GAZ

Prefeitura do Rio marca volta às aulas presenciais do Ensino Fundamental 1

A Secretaria de Educação da cidade do Rio de Janeiro anunciou que, a partir de quarta-feira (21), haverá a volta das aulas presenciais de todo Ensino Fundamental 1. Ao todo 364 escolas vão reabrir nesta semana.

Uol

BH: Escolas retomam aulas presenciais da educação infantil na próxima semana

A retomada vale para escolas municipais e particulares, segundo a secretária de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben. Além de seguir o distanciamento social, para a reabertura, pequenos grupos de seis a sete alunos serão formados, e cada um deles terá um professor responsável. O objetivo dessa formação é que, caso uma criança seja infectada, as famílias das outras sejam avisadas imediatamente para maior controle do vírus.

iG

Dentro da Escola

A questão indígena pelo olhar da interdisciplinaridade

As efemérides são importantes para chamar a atenção dos estudantes sobre temas da sociedade, até mesmo para temas que sempre estiveram presentes na escola, como a questão indígena. O problema é que muitas vezes o contato do estudante com o assunto se dá de maneira isolada e idealizada na literatura ou muito distante nos capítulos de colonialismo dos livros de história. Desde que bem contextualizada, a relação com povos tradicionais pode render discussões que despertam o interesse do aluno.

Porvir

Alfabetização no ensino remoto: isso funciona? Veja o que dizem especialistas

Em nota publicada no ano passado, a Associação Brasileira de Alfabetização (ABAf) mostrou preocupação com a alfabetização na pandemia. A organização, que busca articular, acompanhar e fomentar pesquisas e políticas públicas no campo da alfabetização, levantou uma série de aspectos que são prejudicados no ensino remoto, entre eles o deslocamento para professores e famílias de responsabilidade que é da administração dos sistemas educacionais, sejam eles públicos ou privados.

MSN

Tecnologia

Educação digital: conheça os motivos pelos quais escolas públicas não avançam no Brasil

Hoje o país possui 566 “edtechs” – termo usado para identificar essas empresas – ativas. E 11% delas registraram um aumento de mais de 50% em seus faturamentos ao longo do ano passado.
Com escolas e universidades fechadas há mais de um ano em quase todo o país, também não era de se estranhar. Mas, embora mais de 40 milhões de estudantes brasileiros estejam matriculados na rede pública de ensino, o crescimento dessas empresas, em quase nada, tem relação com investimentos de governos.

O Livre

Gestão

ONG critica vácuo do MEC e lista propostas para melhorar a educação

O Congresso Nacional deveria assumir o protagonismo deixado pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo da pandemia, sugere o "Todos pelo Educação", uma das maiores ONGs do país nesta área. A pasta tem sido cobrada desde março do último ano para assumir e coordenar uma estratégia nacional de enfrentamento aos reflexos da Covid-19.

Gazeta do Povo

Ministro da Educação defende nomeada para a Capes: "Gestora e pesquisadora"

A nomeação da nova presidente da Capes provocou críticas no meio acadêmico, relacionadas ao currículo fraco de Toledo, e da militância de direita que apoia o presidente Jair Bolsonaro.
“Também recebi inúmeros elogios a respeito da doutora Cláudia que, para mim, é uma pesquisadora e uma gestora de uma grande instituição de ensino. Além do mais, ela tem se mostrado desde já uma pessoa que, tenho certeza, será capaz de levar a bom termo a gestão da Capes”, disse o ministro.

Band

Nova chefe da Capes motiva críticas de reitores, entidades científicas e até deputado evangélico

Terra

Reitor da USP diz que teve ‘reunião produtiva’ com nova chefe da Capes

Veja

Mestrado de presidente da Capes tem trechos similares aos da Wikipedia; órgão do MEC nega plágio

O Estado de São Paulo

RS tem 604 obras abandonadas em escolas e creches, de convênios assinados entre 2011 e 2015

Em um cenário de desafios na área da educação, que ganhou evidência com a pandemia, o Rio Grande do Sul acumula 604 obras com repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abandonadas há anos, metade delas de iniciativas municipais. Esse montante agrupa construções canceladas, paralisadas e inacabadas, conforme dados extraídos do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O FNDE é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Zero Hora

Policiais e jurídicas

ES: Empresas de educação são condenadas por publicidade enganosa no oferecimento de cursos de pós-graduação

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve a condenação da empresa UniGrendal Corporate, representada por Daniel Dias Machado, e do Grupo Iccone, pertencente à empresa JC de C Almeida & Associados Consultoria ME, representada por José Carlos de Carvalho Almeida, pela prática de publicidade enganosa na divulgação de cursos de pós-graduação. A condenação está em fase de execução civil e não cabe mais recurso.

ES Hoje

Estatística, pesquisas e estudos

Sphere International School identifica demanda reprimida em educação internacional em Fortaleza

No Brasil, o mercado de escolas internacionais e bilíngues têm crescido a uma média de 3% e 5%, respectivamente, segundo um estudo da consultoria L.E.K. Assim, a rede Sphere International School, pertencente ao Grupo SEB, uma das maiores empresas de educação básica privada do Brasil, se dedicou a identificar as cidades em que há demanda por escolas internacionais no país.

Diário do Nordeste

Avaliação

Gabaritar Matemática no Enem impresso rendeu até 50 pontos a mais do que mesmo desempenho nas outras versões do exame

Alunos que fizeram a versão impressa do Enem levaram vantagem em relação aos competidores que fizeram o exame digital e a reaplicação, reclamam os candidatos. Por causa da forma como a prova é corrigida, a nota de quem acertou todas as questões de Matemática, por exemplo, na primeira aplicação chegou a ser 50 pontos mais alta de quem fez a segunda e 30 acima de quem fez o exame digital.

O Globo

Deputados pedem que MEC explique notas máximas diferentes no Enem impresso e no digital

G1

Opinião

Diga não ao homeschooling!

A marcha à ré acelerada que o povo brasileiro engatou recentemente é um projeto de tirar o fôlego e representa anseios autoritários antigos, como Lilia Schwarcz documenta em sua obra “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” (Cia das Letras, 2019).Tem conseguido retrocessos em todas as áreas de forma ampla e irrestrita: velhíssima política, escola sem reflexão, Estado francamente religioso, agenda ambiental digna da Revolução Industrial, pauta de costumes ultraconservadora. Olhe para qualquer lado e você verá algo a ser denunciado e contra o qual lutar para que sejam mantidos direitos básicos, conquistados a duras penas.

Folha de São Paulo