Notícias de Educação - 23/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

FMI: aulas perdidas representam queda na renda dos alunos brasileiros

Uma estimativa feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que os efeitos da pandemia para os estudantes brasileiros serão mais danosos em comparação aos alunos de outros países da América Latina. No caso dos alunos brasileiros de 10 a 19 anos, as aulas perdidas em 2020 irão representar perdas de até 8% na renda ao longo da vida, de acordo o estudo do FMI.

Gazeta do Povo

Entidades da sociedade civil aprovam volta de aulas presenciais

O Projeto de Lei n° 5595/2020, que permitiu a volta às aulas presenciais, aprovado esta semana na Câmara dos Deputados, foi defendido por entidades da sociedade civil em abaixo assinado. Segundo o comunicado, a aprovação da proposta trará de volta aos brasileiros algo essencial e direito de todos, a educação.

Correio Braziliense

Comissão da Covid-19 vai debater impactos da pandemia na educação

A comissão temporária do Senado que acompanha as ações de enfrentamento à covid-19 (CTCOVID19) vai debater nos próximos dias os impactos da pandemia na educação brasileira e os principais desafios a serem superados. Requerimento com esse objetivo (REQ 57/2021) foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO), e aprovado na reunião desta quinta-feira (22).

Senado

CCJ da Câmara dá aval a projeto que fixa estratégia nacional para volta às aulas presenciais

Pela proposta, a estratégia para o retorno às aulas deve respeitar as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. A partir das diretrizes, estados e municípios devem criar seus protocolos para o retorno.

G1

Escolas privadas de elite de SP enfrentam embates com professores que não querem volta ao presencial

Escolas particulares de elite da capital paulista têm enfrentado embates com professores para conseguir abrir após a autorização dada pelo governo e pela Prefeitura este mês. Algumas tiveram de retomar as aulas presenciais com quase metade dos professores porque o restante se recusou a comparecer. Outras conseguiram negociar ou ameaçaram demissão e garantiram a volta completa do corpo docente. Professores do ensino infantil, fundamental e médio dizem ter medo da contaminação neste momento da pandemia no País.

O Estado de São Paulo

Mais de 300 escolas municipais de SP estão em greve, diz sindicato

Uol

Professores mantêm greve sanitária na rede pública de BH

Os professores da rede pública de Belo Horizonte optaram por continuar a greve sanitária da categoria. Nesta quinta (22/4), nova assembleia on-line do Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) reuniu quase 2 mil profissionais de educação, segundo números da entidade.

MSN

Dentro da Escola

Pandemia coloca escola diante da necessidade de explicar o luto

O contexto atual colocou a todos em um luto coletivo, que existe sempre que há um senso de pertencimento, como explica a psicóloga Maria Helena Pereira Franco, autora do livro “O luto no século 21“. Ela destaca que é necessário que sejam criados espaços para tratar do tema, e defende que é possível falar sobre o assunto com crianças e adolescentes, além de explorar criativamente maneiras de inserir o tema em aula, como fazendo uso da arte, da literatura e da poesia, por exemplo.

Porvir

Alunos com dificuldade de aprendizagem: qual o papel do professor?

São muitos os fatores que ajudam um aluno no processo de aprendizado, e também são muitos os que desmotivam. Tristeza, medo, falta de atenção, preguiça, etc. Nem sempre é fácil identificar a causa de dificuldades na escola.
Professores e pais devem estar sempre atentos para que a criança receba o diagnóstico correto e possa receber a ajuda adequada durante seu processo de aprendizagem, tanto dentro quanto fora da escola.

Escolas Exponenciais

O déficit de aprendizagem justifica o retorno às aulas presenciais?

MSN

Gestão

Educação é a pasta mais atingida com cortes no Orçamento

Em meio aos cortes feitos no Orçamento deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Educação foi o mais atingido, R$ 2,728 bilhões em despesas bloqueadas.

Terra

Ministro da Educação assume erro em cálculo do Fundeb e diz que haverá correção

Segundo Ribeiro, houve uma falha na área de TI (tecnologia da informação) do FNDE no momento de preparação da portaria. "Identificamos a tempo uma falha exatamente nessa questão da filtragem das matrículas", disse o ministro. "Se for preciso, publicaremos uma nova portaria corrigindo aquilo que está errado. Foi uma falha da TI do FNDE, mas nós vamos consertar e vamos conseguir restaurar isso que eventualmente fizemos."

O Tempo

Ministro da Educação diz que 'falha de TI' gerou ausência de 1,4 milhão de matrículas para cálculo do repasse de verbas do Fundeb

G1

Ribeiro pede informações sobre obras de infraestrutura paralisadas

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu a secretários municipais de Educação que informem à pasta a existência de obras federais de infraestrutura escolar não concluídas em suas cidades.

Uol

Escolas Cívico-Militares apresentam conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa. O objetivo do programa é apresentar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, contando com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A ideia é que sejam implantadas 216 Escolas Cívico-Militares em todo o Brasil, até 2023, sendo 54 por ano.

MEC

Inclusão

Lei Maria da Penha vai ser ensinada em escolas do Crato (CE)

A mudança é na grade curricular, mas o projeto existe e ele se chama “A Lei Maria da Penha vai às escolas municipais do Crato”. A secretária de educação do município, Germana Brito, explica na nota que a educação é uma prática primordial para a erradicação da violência contra as mulheres.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Senado pode votar diretrizes para retorno às aulas presenciais

O Senado pode votar um projeto de lei que prevê a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia. O PL 5.595/2020 torna a educação básica e o ensino superior serviços essenciais, o que significa que não podem ser interrompidos durante crises sanitárias como a provocada pela covid-19. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (20) na Câmara dos Deputados, na forma de texto substitutivo da relatora, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). A matéria agora será analisada pelo Senado.

Senado

Confira as diretrizes previstas no projeto sobre reabertura das escolas

Câmara

Projeto adia tributos de escola que relevar multas e juros na pandemia

O Projeto de Lei 1509/20 suspende por 120 dias, durante a pandemia do novo coronavírus, a exigibilidade de tributos federais para a instituição privada de ensino que deixar de aplicar multas, juros e outras sanções aos alunos.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

MPF denuncia Abraham Weintraub por improbidade administrativa

Denúncia cita divulgação de “fake news” contra universidades pelo ex-ministro da Educação.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por improbidade administrativa, apontando uma série de afirmações "dolosamente incorretas ou distorcidas" sobre as universidades públicas brasileiras, feitas quando ele ainda chefiava a pasta.

G1

Avaliação

Inep propõe avaliar cursos superiores remotamente

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a intenção de testar um novo modelo de avaliação das instituições de educação superior, cujas estruturas e funcionamento passarão a ser examinados remotamente.

EBC

Avaliação externa virtual é um marco na educação superior

MEC

Opinião

Escolas serão um celeiro de novas variantes do coronavírus

João Doria anunciou novamente a liberação gradual das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países do mundo que manteve escolas fechadas por mais tempo, ou seja, houve um período longo para adaptação das normas sanitária – de acordo com dados do SAEB, mais de 50% das escolas estão sem ventilação adequada…sem falar que são pavorosamente apenas 2 funcionários da limpeza por escola (assumido por Rossieli no Roda Viva). O negacionismo não está somente sobre negar a vacina, é também negar toda pesquisa científica que diz qual é o caminho mais correto para salvar vidas.

Carta Capital

Eventos

Opiniões divergentes voltam a marcar debate sobre educação domiciliar

A divergência de opiniões marcou mais um debate promovido pela Câmara dos Deputados sobre educação domiciliar (ou homeschooling, em inglês). Experiências de outros países foram o assunto de videoconferência realizada nesta quinta-feira (22).

MoneyTimes