Notícias de Educação - 26/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Qual a Escola ideal?

Qual a Escola ideal para meu(minha) filho(a)?
O que levar em conta na hora de escolher? Como saber se fiz a escolha certa? Uma breve reflexão pode ajudar...

Focando Educação

Coronavírus

8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia

No momento em que a alta de mortes por covid-19 no Brasil torna ainda mais complexas as discussões sobre volta às aulas presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina de muitas famílias — assim como não ter acesso à educação à distância continua a ser a realidade de grande parte da população mais vulnerável.
Mas um ano sem precedentes na história veio acompanhado também de lições inéditas para professores, alunos e pesquisadores.

BBC

Banco Mundial: escolas fechadas provocam crise social e educacional

A pandemia não acabou, mas já é possível prever alguns de seus impactos para a educação em termos globais. Um levantamento do Banco Mundial, publicado em junho passado e atualizado em fevereiro deste ano, faz projeções com base nos dados disponíveis em 174 países, que respondem por 98% das crianças de 4 a 17 anos do planeta.

Gazeta do Povo

Com medo de ir à escola e sair de casa, jovens enfrentam ‘síndrome da gaiola’

Eles são adolescentes e não querem voltar para as aulas presenciais. Não retornaram em 2020 nem querem agora em 2021, quando a educação foi autorizada a abrir no Estado. Estão há mais de um ano sem praticamente ver amigos, ir a festas, namorar. Pais e médicos se preocupam porque sabem que a escola não é apenas a aprendizagem acadêmica – e na maioria das vezes eles até se saem muito bem no online. Ela é fundamental para a criação de valores, de noções de sociedade, regras, politização, independência e habilidade de lidar com conflitos que, com certeza, não acontecem dentro de um quarto.

O Estado de São Paulo

Volta parcial dos alunos leva escolas a temer exclusão de quem continua em casa

Autorizadas a receber até 35% dos alunos, escolas particulares de São Paulo buscam estratégias para garantir que quem continua estudando em casa receba ensino de mesma qualidade do oferetado presencialmente.

Folha de São Paulo

A evasão escolar na América Latina

Por causa do recrudescimento da pandemia, os organismos multilaterais – como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Banco Mundial, a Unesco, a Unicef – estão revisando as estimativas sobre as consequências econômicas e sociais da doença. Um número expressivo de estudos concentra-se, basicamente, no setor educacional.

MSN

Professoras relatam assédio moral de pais e escolas por aula presencial

Professores de outras escolas de elite da capital paulista também relatam cansaço, pressão dos pais e de diretores e situações em que foram constrangidas a voltar a trabalhar presencialmente, mesmo sem se sentirem seguras. Por parte dos pais, um comportamento que as docentes também relatam é gravar alguma parte da aula dos filhos que não consideram boas e enviar à direção para reclamar. Ou de se intrometerem no meio da aula para falar algo. Todas que conversaram com Universa pediram para não serem identificadas, por medo de serem demitidas.

Universa

Aula presencial em casa? Como pais vêm driblando o impasse no ensino

Uma figura que sempre existiu como sinônimo de reforço no ensino ganhou, nos últimos meses, status de linha de frente. Enquanto persiste o impasse da volta às aulas presenciais – que em Belo Horizonte só devem ser retomadas na segunda-feira, e apenas para alunos de menos de 6 anos – professoras particulares que atendem em domicílio ultrapassaram a tarefa de acompanhar deveres de casa e ajudar alunos em dificuldade para se tornar, durante a pandemia, a grande aposta de muitos pais no aprendizado dos filhos.

MSN

Pesquisa aponta que mineiros aumentaram gastos com educação na pandemia

Mesmo em tempos de isolamento e crise financeira, os investimentos em educação não pararam em Minas Gerais. Uma pesquisa feito pela empresa Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, constatou que os gastos com educação em Minas Gerais cresceram 29%, em comparação com a média registrada no começo do ano passado.

Estado de Minas

BH: Ensino infantil presencial: nas particulares, muito espaço e poucos alunos

Os protocolos estão prontos e nas escolas particulares de Belo Horizonte não será difícil implementá-los para receber, nesta segunda-feira, as crianças da educação infantil. O que era para ser um quebra-cabeça complexo para fazer encaixar corretamente quantidade de alunos, espaço físico das instituições e número de pessoal se tornou, na maior parte dos casos, um jogo de poucas peças. O cancelamento em massa de matrículas desde o ano passado escancara agora nas escolas de pequeno porte o duro golpe da pandemia, fazendo do distanciamento sanitário mais fácil pela falta de alunos.

MSN

Nova decisão do Judiciário desautoriza retorno das aulas presenciais no RS

Em seu despacho, assinado às 13h06min deste domingo, a magistrada salienta que a decisão judicial que impede o retorno das aulas nas escolas “é bastante clara: enquanto o Rio Grande do Sul estiver em bandeira preta, estão suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de todo o Estado, independentemente de eventual flexibilização de protocolos”.

Correio do Povo

RS: Governo estadual libera cogestão para a educação

Diário Popular

Pais devem aguardar contato da escola para levar crianças às aulas presenciais, diz secretária de Educação do RS

Zero Hora

Profissionais da educação pública no Ceará se posicionam contra retorno presencial até 9º ano

Profissionais da rede pública de educação receberam com preocupação e descontentamento o anúncio de ampliação da autorização para o retorno às aulas presenciais nas escolas, do ensino infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de segunda-feira (26). A liberação está prevista no novo decreto estadual contra a pandemia, divulgado pelo governador Camilo Santana no último sábado (24). Segundo representantes, não há estrutura para manter todos seguros nas escolas municipais do Estado.

Diário do Nordeste

Dentro da Escola

Escola do futuro exige novo perfil de profissionais de educação; veja como se qualificar

O CORREIO conversou com especialistas que explicaram sobre o cenário dessa nova escola e quais serão os critérios e perfis solicitados para atuação nesses espaços que serão físicos, mas também virtuais.

Correio

Abertura ao erro e elementos visuais trazem nova dinâmica para a aula de matemática

Com nova postura, professora de Fortaleza (CE) conta como ajudou alunos do ensino médio a fazerem as pazes com a matemática
Depois que eu conheci o Mentalidades Matemáticas, percebi que todos poderiam alcançar seus objetivos e ter um bom relacionamento com a matemática. Essa postura modificou totalmente a minha atuação em sala de aula. Meus alunos chegaram a dizer que a partir de 2019 eu me tornei outra professora.

Porvir

Contação de histórias auxilia na alfabetização durante pandemia

Crianças trocam as telas por livros, libertam a imaginação e o processo de aprendizagem fica mais suave e natural
Na fase de alfabetização, o menino Gael Soares Marcoantonio transformou o universo mágico dos livros em seu brinquedo favorito. Com apoio da família e da escola, mesmo durante as aulas remotas e isolamento social, a alfabetização foi um processo natural. Aulas de contação de história estimularam o pequeno a ler, escrever e criar suas próprias narrativas.

R7

Tecnologia

Ex-aluna da rede pública estuda com vídeos gratuitos e é aprovada em 1º nas cotas para enfermagem da UFF: ‘Livro é muito caro’

“Livro é muito caro, não dá, né? Os que eu tinha, devolvi na escola”, conta. A solução que encontrou foi assistir a lives em redes sociais e a vídeos gratuitos sobre os conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

G1

Gestão

MEC deve seguir visão educacional de Bolsonaro, diz ministro Milton Ribeiro

"A política do MEC [Ministério da Educação] deve vir e tem que vir em consonância com a visão educacional, do projeto, do senhor presidente da República." A frase foi dita pelo ministro da Educação Milton Ribeiro durante uma reunião com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas, e os servidores da autarquia.

Uol

MEC burla regras para escolha de obras no programa do livro didático

De acordo com as diretrizes do programa, a comissão técnica é responsável por subsidiar a elaboração do edital de convocação, inclusive quanto à definição dos critérios para a avaliação pedagógica e a seleção das obras. No entanto, o edital de convocação do PNLD 2022 foi publicado em maio do ano passado, sem que houvesse uma comissão técnica nomeada.

Uol

Grupos empresariais vão às compras de escolas de educação básica

Capitalizados por fundos de participação ou investidores da Bolsa, grupos especializados em educação básica chacoalham um mercado que movimenta R$ 80 bilhões ao ano, mas ainda é dominado por escolas de bairro.

O Globo

PBH vai comprar 45 mil chips para alunos e professores

A Prefeitura de BH abriu um chamamento público para comprar 45 mil chips para facilitar a comunicação entre estudantes e professores pela internet. O investimento de R$ 4,5 milhões servirá para garantir o serviço por um ano, segundo o Executivo municipal.

Estado de Minas

Leis e políticas

O que muda com o projeto de lei que torna educação um serviço essencial

Caso o projeto vire lei e siga para sanção sem nenhuma alteração, fica proibida a suspensão das aulas presenciais durante pandemia, em situação de emergência e calamidade pública. Mas, se os municípios ou estados justificarem o fechamento das instituições usando critérios técnicos e científicos, a proibição pode ser derrubada.

Uol

Dia da educação na Câmara promete briga entre ala ligada ao tema e governo

Deputados ligados à bancada da educação já se preparam para um embate com o governo federal na próxima quinta-feira (29). Na data, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), promoverá o chamado "dia da educação", quando projetos ligados ao tema serão pautados no plenário.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

2 de cada 100 instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação

Apenas 2,22% das 2.070 instituições de ensino superior do Brasil atingiram a nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), avaliação que mede a qualidade de ensino. Os dados são referentes a 2019 —portanto, antes da pandemia do novo coronavírus— e foram divulgados hoje (23/abr/2021).

Uol

43% das instituições públicas de ensino superior têm notas altas; entre as privadas, taxa é de 21%

Terra

71% das instituições públicas federais têm IGC 4 e 5

Inep

Ensino Superior

UFRGS usará Enem e vestibulares anteriores para ingresso em 2021

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou o novo formato de ingresso dos estudantes para a graduação do primeiro semestre de 2021. Desta vez serão usadas as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou de vestibulares, ambos dos anos de 2017 a 2020.

Uol

Com corte de 21% no orçamento para auxílios de alunos, UFSCar vai ter programa para doações

O orçamento total da UFSCar previsto para 2021 é de R$ 41 milhões e a universidade busca alternativas como um programa de fomento à permanência estudantil para doações.
Somente em São Carlos cerca de 2 mil estudantes recebem algum tipo de auxílio estudantil. O recurso enviado pelo governo é muito baixo e, por isso, a universidade faz um complemento para que esses alunos possam se manter.

G1

Polêmicas

Homeschooling: estudante é proibida pela Justiça de se matricular na USP

Uma estudante de 17 anos foi proibida pela Justiça de cursar o ensino superior por ter concluído a educação básica pelo sistema de homeschooling, termo inglês para a prática da educação domiciliar. Elisa de Oliveira Flemer, moradora de Sorocaba (SP), foi aprovada para cursar Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mediante sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como não tem ainda o certificado de conclusão do ensino médio, a jovem não conseguiu se matricular. A família, então, recorreu a Justiça, que negou o pedido de liminar. Ainda cabe recurso da decisão.

Gazeta do Povo

Homeschooling: 7 estudos estrangeiros sobre educação domiciliar

Gazeta do Povo

'Bem-vindx' em site do MEC acirra indisposição de conservadores com ministro-pastor

Linguagem neutra foi usada no site do MEC; nomeação de presidente da Capes 'paulofreireana e defensora da pauta LGBT' também tem gerado intrigas
O uso do termo "bem-vindx" em um texto do MEC (Ministério da Educação) deflagrou uma nova indisposição entre conservadores e a pasta comandada por um pastor presbiteriano, Milton Ribeiro.

Folha de São Paulo

Outras do dia

O drama dos bolsistas brasileiros

Brasileiros são impedidos de entrar nos Estados Unidos e podem perder bolsas de estudo concedidas por instituições de ensino americanas. A ineficiência do governo brasileiro em resolver o tema espanta com tamanho descaso.

IstoÉ