Notícias de Educação - 27/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pesquisa inédita mede o impacto da pandemia na educação em SP

Segundo um estudo, feito no estado de São Paulo, esse aluno voltou duas casas no ensino. Ou seja, chegou ao quinto ano apenas com o que aprendeu no terceiro. Foram avaliados 7 mil estudantes em cada uma dessas etapas do ensino: 5º e 9º anos do Fundamental e 3º ano do ensino médio.

JN

‘Priorizar as escolas não significa reabri-las agora, no pico da pandemia’

Para Salomão Ximenes, PL que torna a 'educação essencial' subverte a lógica das regras sanitárias e impõe prejuízos futuros à educação
“Quem poderia ser contra a dizer que a educação é essencial? Percebe? É uma armadilha, um sofisma. Há uma vulgarização do conceito de serviço essencial e a legalização do senso comum sobre educação”, questiona o educador que ainda vê a médio e longo prazos impactos, por exemplo, sobre o direito de greve da categoria.

Carta Capital

Pré-vestibulares tradicionais criam cursos 100% online para durar após a pandemia

Como muitas mudanças provocadas pela pandemia, esta também começou no improviso. Cursinhos pré-vestibulares, conhecidos pelas salas cheias, de repente tiveram de se adaptar ao modelo online no ano passado: as aulas entraram nas telas dos computadores e cada um foi para a sua casa. Teve aluno que não gostou, mas também aqueles que se descobriram nesse formato. Para atender a esse último grupo, tradicionais pré-vestibulares em São Paulo agora criaram cursos totalmente online, que vão continuar mesmo quando a pandemia acabar.

O Estado de São Paulo

Educação de estudantes com deficiência é desafio para comunidade escolar na pandemia

Além de colapsar a saúde pública, a pandemia de Covid-19 escancara uma série de desigualdades sociais históricas no Brasil. Uma delas — e que se agrava em tempos de ensino remoto — é a falha sistêmica na inclusão educacional de estudantes com deficiência.

Diário do Nordeste

Professores começam greve sanitária na educação infantil em BH

Os professores da educação infantil de Belo Horizonte iniciaram a greve sanitária nesta segunda-feira (26/4), primeiro dia de convocação presencial da categoria por parte da prefeitura. A semana será usada, conforme o planejamento do Executivo municipal, para planejar o retorno dos alunos de 0 a 5 anos no próximo dia 3.

MSN

Professores de escola de elite em São Paulo entram em greve

Professores do São Domingos, colégio de São Paulo ligado à Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em Perdizes, na zona oeste, entraram em greve contra as aulas presenciais. O movimento é chamado de greve sanitária e consiste em realizar o trabalho apenas de forma remota.
Outras escolas particulares voltadas às classes média e alta, como Equipe, Vera Cruz e Escola da Vila, enfrentam resistência do corpo docente para a reabertura, autorizada pela prefeitura da capital há duas semanas, desde 12 de abril.

Folha de São Paulo

Vídeo do secretário Rossieli em escola mostra estudantes descumprindo distanciamento

Carta Capital

RS: Indefinição das aulas presenciais atrapalha logística de pais e escolas

Na última sexta-feira, o governo estadual publicou um decreto que passava a permitir a cogestão também para a área de educação. Com isso, as aulas de forma presencial poderiam ser realizadas no caso da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Porém, no domingo, o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) decidiu que as aulas presenciais seguiriam suspensas em todo o Rio Grande do Sul. Isso pegou escolas e pais desprevenidos, pois já havia toda uma organização para o retorno. Além disso, a indefinição do retorno aumenta os efeitos causados pela pandemia nas crianças, que estão afastadas do convívio desde que as aulas foram suspensas.

Diário SM

RS: Movimento pede que governador e empresários da educação acatem decisão judicial

Extra Classe

Governo do ES vai se reunir com setor de educação para flexibilizar regras para aulas presenciais

A Grande Vitória está classificada no risco alto de contaminação pela covid-19, conforme o novo Mapa de Risco do governo do Espírito Santo. Com isso, as aulas presenciais seguem suspensas na região, mas professores podem realizar atendimentos individuais e com hora marcada aos alunos.
Entretanto, como aconteceu com o setor de academia de ginástica, o governo do Estado vai conversar com representantes da educação com o objetivo de flexibilizar algumas regras nas próximas semanas.

Folha Vitória

Dentro da Escola

Crianças criam campanha online na escola para doar alimentos

Professora usa a iniciativa para trabalhar conceitos de matemática, mas também desenvolver a empatia e solidariedade
Durante a pandemia, os alunos da educação básica do colégio Lumiar, em Pinheiros, crianças de 5 anos a 8 anos, foram desafiados a criar uma campanha online para arrecadar alimentos para doação. "As crianças já demonstravam interesse em ajudar que precisa nesse período de pandemia, um aluno havia sugerido fazer cookies para arrecadar dinheiro, e como havia essa preocupação entre eles, resolvemos elaborar a campanha", explica Fernanda.

R7

Projetos

Fantoches ajudam na educação infantil

Usar bonecos animados como ferramentas pedagógicas na educação infantil com histórias lúdicas, recheadas por fantasias e sonhos, é a proposta do Grupo Primavera que começou a ser aplicada neste mês com o início do projeto de capacitação "Teatro de Fantoches". Ao todo, 119 educadores sociais de 37 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e creches de Campinas participam do projeto deste ano, que está na 12ª edição e já foi realizado em 17 cidades brasileiras.

Correio

Gestão

'Fomos obrigados a cortar parte do orçamento por uma necessidade de guerra', diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou nesta segunda-feira (26) que o governo precisou escolher entre o investimento em pesquisa ou colocar comida na mesa de brasileiros, para justificar a redução de recursos da pasta que comanda. "Fomos obrigados a cortar parte do nosso orçamento, porque uma necessidade de guerra nos obrigou", disse o ministro.

G1

Inclusão

Com clube de leitura, jovens querem inspirar trajetórias de meninas negras

Projeto nasceu na pandemia e têm estimulado meninas e mulheres negras a conhecerem a obra de escritoras afrobrasileiras, a desconstruírem estereótipos e a criarem novas perspectivas de vida

Porvir

Leis e políticas

Proposta dispensa cumprimento de 200 dias letivos durante pandemia

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer dispensar, durante a pandemia do novo coronavírus, o cumprimento do número mínimo de dias letivos na educação básica e no ensino superior, desde que cumprida a carga horária mínima.

Uol

Projeto dispensa frequência e prevê exames para a aprovação do aluno

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A medida valerá enquanto persistir no País a situação de emergência em saúde pública prevista na Lei 13.979/20.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

STF invalida lei do RJ que disciplinava atividade profissional na educação a distância

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou hoje (26) que invalidou lei do Rio de Janeiro que regulamentava a atividade dos profissionais de educação a distância (EaD) no estado. Na sessão virtual encerrada no dia 16, o colegiado, por maioria, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5997.

Diário do Poder

Estatística, pesquisas e estudos

USP figura entre 50 instituições mais comprometidas com metas da ONU

O levantamento leva em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Na lista aparecem 38 instituições brasileiras
Apesar do destaque, a posição representa uma queda no ranking em relação à edição de 2020. No ano anterior, quando foram avaliadas 768 universidades de 85 países, a USP dividia a 14ª posição com a Trinity College Dublin. Desta vez, são consideradas 1.115 universidades de 94 países e a universidade brasileira aparece na 48ª posição.

Correio Braziliense

Avaliação

MEC confirma que fará Enade em 2021, mas não estipula data

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma resolução em que confirma a decisão de realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2021. A data, no entanto, não foi estipulada. A resolução está no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (26).

G1