Notícias de Educação - 28/abr/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Sem computador nem apoio: Desigualdades na educação aumentam na pandemia

Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2020: mais de 1,8 milhão de alunos não possuíam equipamentos eletrônicos para estudar, e cerca de 6 milhões não tinham acesso à internet.
Dados como esses mostram mostram as desigualdades se aprofundaram em meio a pandemia, que dura mais de um ano. Hoje (28), dia da educação, muita gente não tem o que comemorar.

Uol

SP estima de 1 a 11 anos o tempo para recuperar aprendizagem de língua portuguesa e matemática perdida por alunos na pandemia

O governo de São Paulo estima que serão necessários de 1 a 11 anos para recuperar o aprendizado em português e matemática na educação básica da rede pública do estado perdido durante a pandemia do coronavírus. O desempenho dos alunos recuou para patamar similar ao visto 16 anos atrás, de acordo com um levantamento da gestão estadual divulgado nesta terça-feira (27).

G1

SP: Professores e alunos pressionam escolas privadas contra aula presencial

Professores e alunos de escolas particulares de São Paulo têm pressionado diretores contra o retorno das aulas presenciais. Desde o dia 12, o governo estadual liberou a volta das atividades presenciais nas instituições.

Uol

Governo gaúcho muda bandeira de risco para permitir retorno às aulas presenciais

Um dia depois da decisão unânime no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul definindo que aulas presenciais não poderiam voltar no estado enquanto a bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado estivesse em vigência, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou a mudança de todas as regiões do estado para bandeira vermelha a partir da meia-noite de quarta (28).

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Futuros possíveis na educação pós-pandemia

Tomadores de decisão precisam estar atentos aos desafios econômicos, tecnológicos e psicológicos para garantir equidade
Há alguns meses grande parte da população mundial não se imaginaria estudando ou dando aulas majoritariamente em frente às telas. O contexto de pandemia obrigou uma parcela significativa de pessoas a permanecer num modo 100% online, algumas tendo a possibilidade de ensino híbrido. Esse fator pode reverberar no futuro e em como encarar a educação nos próximos anos.

Porvir

Gestão

MG: Escola estadual, gestão particular: estado testa nova forma de parceria

O governo de Minas aposta em nova fórmula para tentar reduzir a evasão escolar, melhorar os índices de aprovação, avançar nas avaliações externas de desempenho de estudantes e na qualidade no ensino médio nas escolas estaduais. No modelo, o poder público cede lugar da gestão administrativa e pedagógica a parceiro encarregado de “oxigenar” metodologias e abrir portas a experiências criativas e inovadoras. Com inspiração em modelo internacional, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) lança hoje os editais do Semear, projeto-piloto para gestão compartilhada de três escolas de Belo Horizonte e região metropolitana que vai atender a aproximadamente 2,2 mil alunos.

Estado de Minas

Inclusão

Foco em testes tem sido devastador para crianças não brancas, diz pesquisadora

O foco excessivo em avaliações educacionais de larga escala estigmatizou crianças não brancas e prejudicou seu bem-estar emocional. É como atestar que a pressão arterial de um paciente é alta e nada fazer.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Cancelamento do Censo do IBGE pode deixar país 'no escuro' sobre número de crianças fora da escola e de analfabetos

A suspensão do Censo Demográfico, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), poderá deixar os municípios brasileiros "no escuro", segundo especialistas ouvidos pelo G1. Eles afirmam que faltarão dados e referências para comprovar se as políticas aplicadas nos últimos 10 anos surtiram efeito, e apontam que não haverá informação para formular ações para o futuro.

G1

Policiais e jurídicas

Justiça determina que Prefeitura de São Paulo distribua tablets em 10 dias

A decisão atende a um pedido de ação popular da Bancada Feminista do PSOL da Câmara Municipal, que alegou demora da prefeitura para realizar a entrega dos produtos já adquiridos, o que poderia aumentar a evasão escolar em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Uol

Aluna barrada na USP após fazer homeschooling volta à Justiça

Elisa Oliveira Flemer, 17 anos, já recebeu propostas de diferentes empresas para trabalhar, mesmo sem ter um diploma do ensino médio, nem do superior. A jovem foi aprovada no curso de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), mas como optou pelo homeschooling em 2018, não tem histórico escolar. A família também entrou novamente na Justiça para tentar garantir a vaga.

R7

Avaliação

MEC publica edital do Encceja para pessoas privadas de liberdade, com provas em outubro

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (27) o edital com as regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) voltado a pessoas privadas de liberdade (PPL).

G1

Ensino Superior

Inovação vira disciplina necessária em cursos superiores e instituições miram empreendedorismo

Instituições revisam currículos e criam áreas para fomentar práticas empreendedoras
A boa notícia é que inovação não é um talento genético. É possível desenvolver essa habilidade e as instituições de ensino já começam a repensar sua atuação a partir dessa premissa. Isso pode envolver repensar o papel do corpo docente e discente, enriquecer os currículos dos cursos com trilhas de aprendizagens, estreitar redes de relacionamento entre estudantes de cursos distintos e instigar o convívio e contato de egressos.

Terra

Negócios

O que o Softbank viu na Afya, de educação, para investir R$ 1 bilhão

Para o Softbank, a Afya hoje é uma health tech, dada a acelerada consolidação que vem promovendo em soluções e serviços digitais para médicos. Foram seis aquisições em nove meses, com um total perto de R$ 350 milhões investidos. Ganha outro sentido, portanto, a escolha da empresa de ter feito sua oferta pública inicial (IPO) na Nasdaq, em julho do ano passado.

Exame