Notícias de Educação - 03/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Cultura Maker na Educação

A sala de aula não é mais a mesma. A criação de diferentes espaços de aprendizagem e o conceito de "colocar a mão na massa” inserem a Cultura Maker no cotidiano dos alunos.

Focando Educação

Coronavírus

Eles desaprenderam

Parece impossível até de imaginar, mas a pandemia fez crianças desaprenderem o pouco que já sabiam. Tanto se falou e agora começam a aparecer as consequências de um ano de pandemia sem controle, escolas fechadas e ensino remoto insuficiente. Como se esperava, infelizmente elas são trágicas.

O Estado de São Paulo

Aulas presenciais aumentam risco de Covid-19 para famílias, mas muitas medidas de proteção atenuam contágio, diz pesquisa

Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, publicada nesta quinta-feira na revista Science, aponta que morar com uma criança nos EUA estudando presencialmente em tempo integral aumenta o risco de apresentar sintomas da Covid-19 ou apresentar um teste positivo de Sars-CoV-2.
Ainda segundo o levantamento, professores que trabalham presencialmente foram mais propensos a relatar resultados positivos para Covid-19 do que aqueles que trabalham em casa.
No entanto, a combinação de pelo menos sete medidas de proteção faz com que a correlação entre aulas presenciais e maior taxa de contágio desapareça.

O Globo

Escolas particulares perdem um terço das matrículas na pandemia

A estimativa é baseada nos dados do Censo Escolar de 2018 e em pesquisa feita com mais de 1,2 mil escolas em todo o Brasil entre setembro de 2020 e março de 2021. Ao todo, estima-se que 2,7 milhões de estudantes tenham deixado as escolas privadas, o que representa 34% dos alunos dessas instituições de ensino.

EBC

Trabalhadores da educação condicionam volta às aulas à vacinação contra Covid-19

Participantes de debate realizado nesta sexta-feira (30) pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pediram a antecipação da vacinação contra Covid-19 para professores e demais funcionários de escolas. Eles criticaram a falta de uma coordenação nacional que estabeleça prioridades para o setor e reclamaram da aprovação, pela Câmara, do projeto (PL 5595/20) que define a educação como atividade essencial e proíbe a suspensão de aulas presenciais a não ser em situações sanitárias comprovadas cientificamente.

Folha de Pernambuco

O desafio de educadores contra abandono escolar na pandemia

(...) O exemplo maranhense retrata um desafio enorme do ensino público de todo o Brasil em 2021: como conter o abandono escolar, sob a insegurança (financeira, alimentar e de saúde) provocada pela pandemia e em meio aos múltiplos percalços do ensino não presencial.

Uol

'Paro alunos na rua para pedir que voltem à aula': o desafio de educadores contra o abandono escolar na pandemia

G1

SP: Insatisfeitos com regras, pais procuram escolas com mais aulas presenciais

Famílias com filhos em colégios particulares têm priorizado instituições com ensino presencial em São Paulo. A estrutura física e a quantidade de aulas que o aluno pode frequentar por semana são alguns dos motivos levados em conta na hora de escolher uma nova escola.

Uol

RS: disputa por volta às aulas pode ser repetida em outros estados

O Rio Grande do Sul virou palco de uma disputa jurídica entre defensores e críticos da retomada das aulas presenciais durante a pandemia. O cabo de guerra se dá entre o governo estadual e o Poder Judiciário - o último, proibiu o retorno enquanto vigorar a bandeira preta. Nesta semana, a bandeira passou para a vermelha, mas apesar de as atividades da educação básica na rede estadual começarem a ser retomadas a partir da próxima segunda-feira (3) (veja o calendário), de forma gradual e escalonada, outras decisões ainda estão em jogo em instâncias superiores (STF) e podem repercutir Brasil afora.

Gazeta do Povo

Alunos da educação infantil municipal de BH voltam às aulas presenciais em meio a incertezas e greve sanitária

As aulas nas escolas municipais de educação infantil começam nesta segunda-feira (3), mas em meio a incertezas, com 10% das escolas ainda precisando de reformas adicionais e com parte dos professores em greve sanitária.
O retorno só contemplará, nesta etapa, crianças de até 5 anos, e será facultativo, ou seja, cada família é que vai decidir se este é momento certo para a volta às aulas presenciais.

G1

Alunos da rede pública superam medo da pandemia e ensino remoto precário e chegam à faculdade

Eles largaram atrás de muita gente na corrida pelo curso superior e encontraram mais obstáculos na pista. Em meio à ameaça de um vírus, conseguiram vagas em universidades públicas do Brasil. Agora, querem levar para lá outros jovens que saíram da disputa por falta de oportunidades.

O Estado de São Paulo

Dicas

Um passeio pela Astrofísica – destino: buraco negro

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) continua com suas atividades a distância voltadas para estudantes do ensino médio com o minicurso “Um passeio pela Astrofísica – destino: buraco negro”, que será realizado nos dias 1º e 8 de maio de 2021.

Fapesp

5 aplicativos que professores podem usar na educação infantil

Um aplicativo quando bem utilizado pode fazer uma grande diferença no aprendizagem para a educação infantil. Às vezes é difícil separar um tempo e encontrar boas sugestões que possam dar aos professores dicas para o trabalho, principalmente neste período de aulas remotas. O Porvir separou algumas sugestões que podem ser úteis para trabalhar questões como linguagem, desenvolvimento, conhecimento das palavras e criatividade.

Porvir

Gestão

Em meio a desafios únicos, Ministério da Educação tem disponível menos metade do orçamento de 2018

O orçamento disponível para gastos discricionários do Ministério da Educação é, em 2021, menos da metade do que foi em 2018, um ano antes de Jair Bolsonaro assumir a presidência. Naquele ano, a pasta executou R$ 23,2 bi e, agora, tem R$ 8,9 bi, enquanto precisa resolver problemas urgentes como conectar alunos no ensino remoto e garantir a volta segura às aulas presenciais. Os valores são do Instituição Fiscal Independente, órgão de análise das contas públicas ligado ao Senado.

Extra

Lira diz que não faz sentido manter gasto obrigatório com educação na pandemia

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o Congresso pretende rever alguns dos cortes feitos pelo governo no orçamento de 2021. Entre os cortes considerados por ele como "inadequados", foram citados o programa Minha Casa, Minha Vida e recursos para pesquisas de vacinas. Ele também criticou a manutenção dos gastos obrigatórios em educação durante a pandemia.

CNN

No AC, 74% das terceirizadas que prestam serviços para Educação estão com irregularidades

A Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE) divulgou, neste sábado (1º) que das 19 empresas terceirizadas com contrato na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), pelo menos 14 apresentam algum tipo de irregularidade junto à pasta. A secretaria passa por auditoria, após escândalos de supostos desvios e fraudes em licitações.

G1

Inclusão

Os filhos de porteiros que chegaram à universidade têm um orgulho que o ministro Paulo Guedes ignora

Jovens de baixa renda se beneficiaram de programas de inclusão recentes para estudar. O ministro da Economia, de elite abastada, também foi bolsista do CNPq. Seu comentário sobre o filho do seu porteiro feriu brasileiros que têm no Prouni a única janela para mudar seu destino
Há um mal estar numa parte da sociedade brasileira por conta dessa janela para os mais pobres. Não é raro no país ouvir alguém falar com demérito – ou com comentários enviesados —sobre as bolsas de estudo para mais pobres, ou as cotas raciais que beneficiam esse estrato. Na boca de uma autoridade pública, esses comentários são mais chocantes.

El País

Leis e políticas

Projeto do homeschooling prevê currículo nacional e barra pais criminosos

Ajustes pontuais ainda poderão ser feitos pela deputada, mas pela primeira vez o projeto fixa de forma clara que os pais que adotarem a modalidade de homeschooling para os filhos precisam necessariamente cumprir o currículo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dá as diretrizes do que os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental precisam aprender em cada série. Pela proposta, os pais, se desejarem, também podem aplicar “conteúdos adicionais pertinentes”, como disciplinas de línguas estrangeiras. Em todos os casos, os estudantes precisarão estar matriculados em uma escola.

Veja

Avaliação

'Ministro da Educação foi omisso e fugiu do Enem',diz ex-presidente do Inep

O ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Alexandre Lopes disse que o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi "totalmente omisso" na organização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado e que ele "fugiu" de resolver os problemas do exame.

Uol

Negócios

Investimento em educação: reflexões sobre o contexto da América Latina

Como o capital privado pode contribuir para ampliar o acesso à educação de qualidade ao longo da vida? Quais as principais oportunidades e os maiores desafios para quem quer investir no setor? Como garantir que os benefícios trazidos pelo desenvolvimento de novas tecnologias educacionais cheguem a todos, inclusive aos alunos mais vulneráveis?
Seguramente, essas são questões para as quais não existem respostas simples. Mas, justamente por isso, é preciso refletir detidamente sobre cada uma delas, trazendo para o debate pessoas com diferentes perspectivas.

Exame