Notícias de Educação - 05/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

RS: Secretária de Educação defende volta às aulas nas escolas

Ao participar da reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, realizada virtualmente nesta terça-feira (23), a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, defendeu o retorno presencial dos alunos às escolas da rede estadual - mesmo que não seja possível fornecer as condições "ideais". Na opinião da secretária, o prejuízo ao aprendizado dos alunos e o baixo índice de contágio de Covid-19 entre as crianças justifica o risco envolvido no retorno às aulas presenciais.

Jornal do Comércio

Covid-19: após decisão judicial, todos os trabalhadores da Educação serão vacinados em Salvador

A prefeitura de Salvador anunciou na manhã desta terça-feira (4) que vacinará contra a Covid-19 todos os trabalhadores da Educação da cidade. A medida atende a decisão do juiz Ruy Eduardo de Almeida Britto, que acatou pedido feito pelo Instituto de Gestão Pública (IBGP).

G1

Prefeitura e governo dizem que vacinação de profissionais de educação e segurança continua apesar de decisão do STF

Segundo a prefeitura, a decisão do ministro diz respeito ao decreto estadual e não interfere na campanha de vacinação no município. A capital irá continuar vacinando conforme o planejado os profissionais da educação e guardas municipais.
Já o governo do estado afirma que ainda não foi notificado da decisão e que a vacinação dos profissionais de segurança irá continuar.

G1

Tecnologia

Educação conectada: mais de 77% das escolas possuem internet

Mais de 7.400 escolas rurais contam com internet via satélite graças ao programa Educação Conectada. De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, mais de 2,4 milhões de estudantes estão sendo atendidos com essa tecnologia. Em 2020, R$ 165 milhões foram investidos no programa.

EBC

Gestão

MEC enfrenta paralisia de Ribeiro depois de ter sobrevivido aos ataques de Weintraub

Existem duas formas de demolir um órgão público: com ataque direto ou com a omissão e a paralisia. O governo Bolsonaro tem usado as duas estratégias contra o Ministério da Educação. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aplicou a primeira tática, ao fazer ataques sistêmicos aos professores e aos órgãos do MEC. O atual, Milton Ribeiro, faz pela omissão, paralisa e não se mobiliza para as ações necessárias.

O Globo

Ministro da Educação autoriza a implementação do programa de gestão no âmbito do MEC

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, autorizou nesta segunda-feira (3) a implementação do Programa de Gestão pelas unidades do Ministério da Educação (MEC) e por todas as suas entidades vinculadas, conforme definido no Decreto 10.195, de 30 de dezembro de 2019 e no Decreto 9.660, de 1º de janeiro de 2019. O Programa de Gestão tem como objetivos principais potencializar a produtividade do serviço público, garantir o bom atendimento da população, acompanhar as mudanças e inovações na gestão pública, bem como utilizar de maneira mais eficiente os recursos públicos.

MEC

Municípios de Goiás não aplicam mínimo constitucional na Educação

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) divulgou os dados sobre o mínimo constitucional aplicado na Educação em 2020, que revelou uma massiva redução de gastos com a pasta, por parte de diversos municípios do Estado.

Hora Extra

Leis e políticas

Projeto que inclui educação entre atividades essenciais divide especialistas

Segundo estudo do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil, vinculado à Fundação Getúlio Vargas, o fechamento das escolas pode provocar um retrocesso de quatros anos na aprendizagem. Outro preocupação é com o aumento da evasão escolar. O PL 5595/2020 foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda votação do Senado Federal. Por outro lado, movimentos educacionais, como o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior, e estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (Une), são contra a proposta. Eles pedem a criação de uma comissão com representantes da sociedade, das instituições e da área da saúde para uma discussão mais aprofundada do tema.

Jovem Pan

Governo apresenta projeto para inserir educação sexual nas escolas públicas do Amazonas

O governador Wilson Lima enviou à Assembleia Legislativa do Amazonas o Projeto de Lei nº 215/21 que estabelece a implementação da educação sexual nas escolas do ensino fundamental e médio da rede pública. Conforme o texto do projeto, a intensão é identificar e prevenir violências familiares e abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.

Amazonas Atual

Policiais e jurídicas

Brasil teve 8 ataques em escolas nos últimos 10 anos; lembre casos

Nos últimos dez anos, ao menos oito ataques violentos a escolas aconteceram no país, a exemplo do que foi registrado hoje na CEI (Centro de Educação Infantil) Pró-Infância Aquarela, em Saudades, a 446 km de Florianópolis (SC).
Por volta das 10h, um homem de 18 anos armado com um facão invadiu a creche municipal e desferiu golpes em crianças e adultos dentro do estabelecimento de ensino, segundo a Polícia Militar. A corporação confirmou ao menos cinco mortes, sendo três de crianças e duas mulheres.

Uol

Ensino Superior

Andifes manifesta preocupação com orçamento da educação na LOA 2021

A Associação Nacional dos Dirigentes de Institutos Federais de Ensino Superior afirma que a solução proposta pela Emenda Constitucional 95, em conjunto à Lei Orçamentária Anual de 2021, resulta em um corte significativo para a área da educação, que irá converter-se em uma fragilidade gigante para as universidades federais.

Correio Braziliense

Corte de R$ 1 bi restringe assistência e extensão de universidades federais

Uol

Eventos

MEC reúne gestores de TIC para debater transformação digital na era da Educação 4.0

Para debater os desafios da transformação digital das políticas públicas na era da Educação 4.0, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC) reuniu, em evento online, nesta segunda-feira (3), gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das unidades vinculadas e das instituições públicas de ensino superior. O objetivo é traçar diretrizes voltadas às atividades de Governança de Tecnologia da Informação e entender os principais desafios transversais dessas instituições, fomentando a visão de áreas de Tecnologia como entes estratégicos nesse processo.

MEC

É preciso melhorar acesso à Educação

Igualar as oportunidades de educação no país demanda redução da desigualdade social, com melhora nas condições de vida desde a infância. As diversas dificuldades de acesso precisam ser detectadas e consideradas em políticas públicas para a inclusão educacional, ao mesmo tempo em que os recursos para o ensino público precisam ser mais bem geridos em políticas perenes, aproveitando modelos de êxito do país.
(...) Esse conjunto de ideias foi defendido ontem em live do Valor que discutiu o futuro da educação e os desafios da área no pós-pandemia.

Valor

Polêmicas

Nos livros didáticos, o Movimento dos Sem Terra (MST) é vítima

“A concentração fundiária agrava problemas relacionados ao desemprego, à miséria e à violência no espaço rural. Essa situação ocasionou a organização de movimentos sociais que reivindicam o acesso à terra. Entre eles, um dos mais conhecidos é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reivindica a reforma agrária, ou seja, a redistribuição de terras e da renda agrícola como forma de reduzir a concentração fundiária e garantir melhores condições de vida aos trabalhadores do campo”.
É assim que o livro didático Araribá Mais Geografia, voltado a alunos do 7º ano do ensino fundamental, explica as origens e a motivação do MST.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Garota impedida de entrar na USP ganha bolsa para Vale do Silício

Elisa Flemer ganhou de uma empresa, a StartSe, uma semana com tudo pago no Vale do Silício. Segundo a própria menina, ela também ganhou um curso online de curta-duração, nos Estados Unidos, pela mesma empresa para Business Administration e um convite para um estágio.

Correio Braziliense