Notícias de Educação - 11/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Estudo indica que crianças têm pouca chance de transmitir Covid a adultos; pesquisa pode orientar reabertura de escolas

Após mais de um ano de pandemia, ainda não está totalmente esclarecido o papel das crianças na propagação do coronavírus. Mas um novo estudo de cientistas brasileiros e estrangeiros constata: elas têm maior probabilidade de serem infectadas por adultos do que de transmitirem a Covid-19 para eles — ou seja, menos chance de passar o vírus adiante. Informação preciosa, tanto para traçar estratégias de reabertura de escolas quanto para ampliação de planos de vacinação.

Extra

Escolas de educação infantil de Campinas perdem 2,9 mil matrículas em um ano

O total de alunos de 0 a 5 anos matriculados na escolas municipais de educação infantil em Campinas (SP) sofreu uma queda de 2.916 no último ano, segundo levantamento realizado pela prefeitura. Em 2021, o total de alunos matriculados nas instituições foi de 33.090, contra 36.006 em 2020.

G1

Sindicatos dos professores discordam do calendário de vacinação em agosto

Na tarde desta segunda-feira (10/5), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que os professores devem ser vacinados contra a covid-19 até agosto deste ano. Entre os sindicatos da categoria no DF ainda há preocupação com a garantia de segurança dos profissionais.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Por que tablets, laptops e celulares não vão salvar a educação pós-pandemia

As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se mostraram imprescindíveis para tornar possível o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Mas ainda que tenham servido como ferramenta em meio à situação epidêmica, por si só, elas têm alcance limitado como política pública. É o que apontam alguns especialistas. Ações isoladas — como a compra de tablets, laptops ou a adoção de uma plataforma, a exemplo do que têm proposto figuras públicas —, sem intenção pedagógica, não provocam resultados transformadores na educação.

Gazeta do Povo

Gestão

UFRJ vai fechar por falta de recursos, anuncia reitora

O anúncio foi feito em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo o site da instituição, o orçamento de 2021 é o mesmo com o qual a universidade operou há 13 anos, em 2008. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fechará suas portas afirmam a reitora Denise Pires e vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha. Em carta, eles explicam que a instituição irá encerrar suas atividades por não conseguir pagar contas de segurança, eletricidade, água e limpeza.

Correio Braziliense

Proximidade com família e rede de práticas geram bons índices de leitura

Monitoramento e compartilhamento de práticas fazem redes avançar em leitura
Assim como em outras políticas públicas, os bons resultados vistos na alfabetização também podem ser atribuídos à gestão – e não ao acaso. “O papel da coordenação pedagógica e direção é essencial porque são eles que fazem o acompanhamento e trazem a coesão. Ela dá subsídios e apoia a ação docente”, aponta Vinícius de Moraes, coordenador de pesquisas no Iede. Ele destaca que ao invés de a coordenação trazer mais responsabilidades para o professor, o ideal é que ela traga apoio. Em suas visitas a diferentes redes de ensino, o pesquisador aponta que reconhece na maioria destes casos de sucesso a figura do coordenador pedagógico como um formador dentro da escola.

Porvir

Celulares apreendidos dentro de presídios serão doados aos estudantes do MS

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul anunciou que doará 1.403 celulares apreendidos ilegalmente dentro de presídios do estado a estudantes da capital, Campo Grande. Os celulares foram apreendidos pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e seriam destruídos.

Uol

Policiais e jurídicas

Justiça concede liminar para que estudante que fez 'homeschooling' consiga se matricular na USP

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar para que a estudante Elisa de Oliveira Flemer, de 17 anos, consiga fazer a matrícula no curso de engenharia civil da Universidade de São Paulo (USP). A adolescente foi proibida pela Justiça de cursar a faculdade após ter feito "homeschooling".

G1

TJRS aceita pedido de Recuperação Judicial da Educação Metodista

A Educação Metodista teve seu pedido de recuperação judicial aprovado nesta segunda-feira, 10, pelo juiz Gilberto Schäfer, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Na decisão, o juiz reconheceu a relevância da instituição de ensino para o país e a importância da preservação das atividades acadêmicas. O grupo agora tem 60 dias para apresentar seu plano de recuperação à justiça e aos credores.

Extra Classe

Eventos

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares desenvolve o Projeto Valores

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) fundamentou o Projeto Valores, uma iniciativa que visa implementar atividades para o desenvolvimento de valores em educação nas Escolas Cívico-Militares (Ecim). O projeto tem como objetivo desenvolver virtudes nos discentes, por meio de valores éticos preconizados pelo modelo proposto para as Ecim.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) cita em seus artigos a importância dos valores na educação básica, tendo como finalidade, preparar o educando para o exercício da cidadania.

MEC

Negócios

Após receber aporte da Arco Educação, Tera quer expandir o ensino de habilidades digitais

A edtech oferece cursos com foco em habilidades digitais, passando por áreas como gestão de produtos, análise de dados e marketing. Na última semana, a startup recebeu um investimento da Arco Educação, um dos maiores grupos de educação do país.

Época Negócios

Polêmicas

Ex-coordenadores de Pacto pela Alfabetização e servidores do Inep criticam 'censura' a estudo com impactos positivos da política

Uma carta divulgada nesta segunda-feira (10) por ex-coordenadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) critica a decisão do governo de não tornar público um estudo que traz evidências de resultados positivos da política, lançada em 2012.
Apesar de ter seguido os ritos previstos e ter obtido avaliação positiva, o documento não foi publicado dentro do prazo previsto. Um novo comitê foi proposto pelo governo para avaliar as publicações.

G1

Imagem do Inep não pode ser maculada por instabilidade e interferência, diz carta de servidores

Servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) publicaram nesta segunda-feira (10) uma carta em que afirmam que a imagem pública do órgão não pode ser maculada por instabilidade administrativa e interferências.

Folha de São Paulo