Notícias de Educação - 12/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Ambiente escolar é o mais seguro dentro do mundo pandêmico, diz pediatra

A pediatra Ana Escobar defendeu a reabertura de escolas no país, apesar do nível alto de novos casos e mortes por causa da covid-19. Em entrevista ao UOL News na manhã de hoje, a médica afirmou que o ambiente escolar, se respeitados os protocolos sanitários, tem um baixo risco de transmissão da doença para alunos, professores e funcionários.

Uol

RJ: Aulas presenciais voltam em 85% das escolas municipais; profissionais da educação criticam

Mais 266 unidades escolares da rede municipal de ensino retomaram as atividades presenciais nesta terça-feira, 11. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), ao todo, são 1.309 unidades — o equivalente a 85% — atendendo presencialmente 140 mil estudantes do berçário ao ensino de jovens e adultos matriculados na rede municipal do Rio.

O Dia

Mais escolas de BH têm aulas suspensas após novos casos de Covid, diz sindicato

Após duas semanas de volta às aulas na capital mineira, paralisadas por mais de um ano devido à pandemia de coronavírus, o que era mais temido vêm acontecendo: casos da doença. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) constatou pelo menos 22 infectados e sete suspeitos nas instituições. Devido a isso, aulas em alguns locais precisaram ser interrompidas – Executivo, no entanto, afirma que em apenas um lugar isso ocorreu.

O Tempo

Cidades da Grande BH podem ser acionadas na Justiça sobre protocolo de volta às aulas

Segundo o órgão, mais de um ano após a pandemia, as cidades "já deveriam ter apresentado um protocolo sanitário exclusivo para o ambiente escolar, assim como instituído o ensino remoto, com a apresentação de um planejamento para o modelo híbrido".

Hoje em Dia

DF: Acompanhe a saga de professores para manterem as aulas remotas

Após o governador Ibaneis Rocha afirmar a retomada presencial das atividades nas escolas públicas para o 2º semestre, professores se esforçam para manter os estudantes na escola. Entre os alunos, a falta de internet e apoio presencial continuam sendo os maiores desafios.

Correio Braziliense

Sintepe decide manter greve de trabalhadores da educação em Pernambuco

Em Assembleia realizada nesta terça-feira (11), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) decidiu pela manutenção da greve. Participaram da assembleia mais de 800 trabalhadores da área e 66% dos presentes votou pela paralisação. A "Greve pela Vida" foi deflagrada no dia 19 de abril em contrariedade ao retorno de atividades presenciais nas escolas do Estado.

Folha de Pernambuco

Justiça determina que servidores da educação em greve voltem ao trabalho em Porto Alegre

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu, na noite desta terça-feira (11), que os servidores da educação de Porto Alegre, em greve desde 7 de maio, retornem ao trabalho. No despacho, assinado pelo desembargador Francesco Conti, da 4ª Câmara Cível, fica determinada "a manutenção integral da força de trabalho".

G1

Impasse em greve da educação atinge quase 90% de creches e escolas em Florianópolis

Servidores da rede municipal da educação de Florianópolis, que estão em greve desde o fim do mês de março, realizaram um ato de protesto na região central da Capital na tarde desta terça-feira (11). Eles exigiam a abertura de negociação com o prefeito Gean Loureiro (DEM).

ND+

Dentro da Escola

Por que secretarias nem sempre usam currículos elaborados por especialistas?

Entenda a importância de levar em conta o contexto e o momento vivido por cada rede de ensino mesmo quando existe uma proposta baseada em evidências sobre a mesa
Não é necessariamente que as secretarias não levem a sério as evidências ou a própria qualidade do material. O que acontece é que possivelmente o que consideram como qualidade pode não estar dentro desse guarda-chuva desses novos currículos. Em outras palavras, qualidade não é algo absoluto.

Porvir

Gestão

MG: Audiência vai discutir modelo de educação compartilhada

A Comissão de Educação da Assembleia discute, nesta quarta-feira, o projeto Somar, do Governo estadual, cuja meta é implantar o modelo “charter”, no qual escolas financiadas com dinheiro público são administradas pela iniciativa privada. O passo inicial é implementar esse modelo de gestão compartilhada, já em andamento com a abertura de editais, um para cada escola, funcionando como piloto. As instituições previamente selecionadas são as escolas estaduais Maria Andrade e Francisco Menezes Filho, ambas em Belo Horizonte, e Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará, na Região Metropolitana. A partir delas, a experiência vai se estender pelos demais municípios.

Tribuna de Minas

'Ciência e tecnologia acabaram': em 11 anos, orçamento do MEC para as universidades federais cai 37%

A queda afeta recursos destinados a investimentos e despesas correntes, como pagamento de água, luz, segurança, além de bolsas de estudo e programas de auxílio estudantil. A análise não inclui os recursos para salários e aposentadorias, que são despesas de pagamento obrigatório.

G1

UFRJ promove nesta quarta-feira coletiva sobre situação financeira

Correio Braziliense

Leis e políticas

Lei que permitia propaganda em uniformes escolares é inconstitucional, diz TJ-SP

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou inconstitucional uma lei que permitia que escolas públicas e privadas do município de Mauá (SP) pudessem receber uniformes de empresas em troca da divulgação de propaganda nas peças.

Gazeta do Povo

TJ-SP derruba liminar que obriga distribuição de tablets a alunos

Nesta segunda-feira (10), o desembargador Nogueira Diefenthäler derrubou a liminar, acatando argumentos da prefeitura sobre a necessidade de um prazo maior. O desembargador considerou que a entrega dos equipamentos em dez dias poderia causar prejuízo ao erário, ou seja, danos aos cofres públicos.

R7

Policiais e jurídicas

MEC afirma refutar denúncia de interferência em favor de universidade suspeita de fraude no Enade

O Ministério da Educação (MEC) refutou nesta terça-feira (11) a denúncia de que houve interferência em favor de universidade suspeita de fraudar um exame de avaliação do ensino superior, o Enade. Segundo a pasta, não houve "protelamento em investigações relacionadas ao Centro Universitário Filadélfia, em Londrina (PR)." A instituição é particular e presbiteriana.

G1

Inep fez minuta de ofício à PF sobre fraude no Enade, mas não enviou

Folha de São Paulo

Outras do dia

Ataques a Paulo Freire difundem ainda mais seu pensamento, diz pesquisadora

Presidenta do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas repercute o legado do educador e as comemorações do centenário
Em entrevista ao Brasil de Fato, Erivalda Torres, presidenta do Centro, mostra a importância e o reconhecimento dos ensinamentos de Paulo Freire e explica a onda conservadora que tenta retirar do pernambucano o título de Patrono da Educação Brasileira.

Brasil de Fato