Notícias de Educação - 13/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Efeitos da pandemia: número de crianças e jovens que ficaram sem aulas em 2020 passa de 5 milhões

Segundo o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um Alerta sobre os Impactos da Pandemia da Covid-19 na Educação, lançado no último dia 29, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) Educação, o número de crianças e adolescentes sem acesso a educação no Brasil pulou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020.

Brasil Escola

Planos de educação pública remota de estados e municípios foram mal desenhados e com pouca preocupação às aulas, diz estudo

Um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) avaliou o nível de eficiência dos planos de educação pública remota de Estados e municípios. O resultado não é dos melhores.

Focus.jor

Mais de um ano após início do ensino remoto, professores ainda têm dificuldade de avaliar à distância, mostra pesquisa

Pouco mais de um ano após o início do ensino remoto no país, professores de escolas municipais de 87 cidades de todo o país dizem, em pesquisa exclusiva com quase 9 mil docentes, que aprenderam a usar ferramentas de educação à distância, mas têm dificuldade em avaliar os alunos. Os dados são da pesquisa Vozes Docentes, da rede Conectando Saberes

O Globo

Governador sanciona lei que reconhece educação como serviço essencial durante a pandemia em MT

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei 21/2021 que considera a educação como essencial em Mato Grosso, no entanto, vetou um trecho do PL que condiciona o retorno das aulas presenciais à imunização de todos os profissionais das escolas, o que engloba professores e técnicos.

G1

Trabalhadores da Educação seguem com paralisação e ano letivo não inicia na maioria das escolas do AC

O ano letivo 2021 ainda não iniciou na maioria das escolas públicas do Acre por conta da paralisação dos trabalhadores da Educação. A previsão era de que as aulas começassem na segunda-feira (10) para cerca de 148 mil alunos, mas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), ao menos 90% das escolas aderiram ao movimento.

G1

Projetos

Projeto trabalha identidade racial e repertório cultural a partir da língua inglesa

Professora de ensino fundamental 2 conta como desenvolveu projeto para que estudantes entendessem o racismo por meio de reflexões, debates e leituras
O estudo desse idioma (inglês) nem sempre faz muito sentido para todos os estudantes, que podem encarar a si mesmos como simples espectadores. Isso me fez repensar a maneira como ministrava conteúdos, justamente tendo em vista que, num mundo globalizado, o inglês é um idioma muito requisitado no mercado de trabalho e, portanto, útil para os projetos de vida dos estudantes.

Porvir

Gestão

Ministro da Educação diz que cortes no orçamento de universidades federais devem 'adiar projetos'

O ministro da Educação comentou os cortes nos orçamentos de universidades federais, durante visita ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (11). Pela manhã, Milton Ribeiro esteve no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do estado, e afirmou que a pasta irá adiar projetos, como obras nas instituições de ensino.

G1

Com corte no orçamento, federais podem parar no segundo semestre

R7

MG: Deputados tentam anular parceria para gestão de escolas públicas

Depois de acionar o Judiciário para barrar o retorno das aulas presenciais no contexto da pandemia, professores da rede estadual de ensino ameaçam travar nova queda de braço com o governo de Minas. Desta vez, o imbróglio diz respeito a três escolas de Belo Horizonte e região metropolitana escolhidas para integrar projeto-piloto que deixa suas gestões a cargo de organizações da sociedade civil. Ontem, em audiência pública, deputados aprovaram documento requerendo anulação do edital. Pedido de impugnação também está sendo preparado.

MSN

Profissionais da Educação

Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado

De acordo com o Sindicato da categoria, cerca de 90% das escolas do estado não deram início ao ano letivo, que tinha previsão para começar na última segunda-feira para cerca de 148 mil alunos da rede pública.
Segundo comunicado, entre as reivindicações dos profissionais estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.

EBC

Leis e políticas

Câmara aprova projeto para elaboração de estratégia de retorno às aulas

Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina que a União, estados, municípios e Distrito Federal deverão elaborar uma estratégia para que os alunos voltem a estudar. A proposta deve respeitar as orientações das autoridades sanitárias e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Correio Braziliense

Comissão aprova projeto que torna permanente a política de reserva de vagas nas universidades federais

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) proposta que torna permanente a política de cotas para o ingresso de pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e alunos da rede pública em instituições federais de ensino superior.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

PF investiga desvios de recursos da alimentação escolar no Tocantins

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Micalea, para investigar a participação de empresários e servidores públicos municipais suspeitos de desviarem recursos da merenda escolar no município tocantinense de Formoso do Araguaia. De acordo com a PF, os indícios dos desvios surgiram após a identificação de problemas na qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede pública de educação do município.

iG

Avaliação

Inep publica informações que colocam em dúvida aplicação do Enem 2021

Na terça-feira (11), uma portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos Avançados Anísio Teixeira (Inep) reacendeu questionamentos sobre a realização da edição prevista do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021.
Segundo portaria que trata das metas globais da instituição, estão estabelecidos como objetivos a serem cumpridos apenas a preparação técnica e o planejamento do Enem neste ano. O documento deixa de citar a aplicação das provas.

MSN

Negócios

Cade aprova aquisição do Grupo Laureate pela Ânima Educação

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem restrições a aquisição do Grupo Laureate pela Ânima Educação (ANIM3). A informação foi divulgada pela companhia nesta quarta-feira (12).
Após a aprovação da autarquia, as negociações entre as empresas serão concluídas até o dia 28 de maio de 2021.

MSN