Notícias de Educação - 14/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

83% dos professores municipais estão adaptados ao ensino remoto

A pesquisa contou com mais de 8,7 mil respostas de professores de escolas municipais em 87 cidades no país. O estudo atribui o bom índice a cooperação realizada entre os docentes por meio das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens instantâneas.

R7

A culpa é do mau uso da tecnologia

Momento exige que escolas entendam a necessidade de um trabalho conjunto envolvendo curadoria, flexibilidade e inteligência, professores, pais e alunos
Em maio de 2020, 35% dos professores ouvidos em pesquisa do Instituto Península se diziam cansados. Em agosto já eram 46% e em novembro 53%. Com o agravamento da pandemia e o abre e fecha das escolas, é fácil supor que esse índice subiu ainda mais. As famílias também estão esgotadas. Mais de um ano depois, tendo que se dividir entre o trabalho remoto, as tarefas domésticas e o auxílio aos filhos nas atividades escolares, além de cansados os pais estão preocupados com os prejuízos no aprendizado.

Porvir

Maioria dos alunos de países da OEI voltam às aulas, mas de forma desigual

Os estudantes já voltaram às aulas em cerca de 70% dos países que compõem a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) após a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, mas em alguns deles é necessário seguir avançando para restabelecer a normalidade na educação.

Splash

Secretário de SP pede aulas presenciais 'independentemente das vacinas'

Em São Paulo, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, prevê que o ensino presencial deve ter uma maior taxa de adesão nas próximas semanas. Segundo ele em entrevista para o Valor Econômico, o retorno ao modelo tradicional é importante para os alunos e deve ocorrer "independentemente da vacina" contra a covid-19.

Uol

Professores de SP conseguem decisão contra aula presencial, mas sem efeito

Uol

Retorno das aulas presenciais estimula adesão ao ensino remoto em SP

O retorno das aulas presenciais na rede estadual fez aumentar a adesão ao estudo remoto em São Paulo. Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o número de alunos que acessaram o aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) cresceu 50% com a retomada em 14 de abril, e já são 2,85 milhões de acessos à ferramenta.
O número, contudo, mostra que ainda há 16% dos alunos sem acessar o Centro de Mídias mais de um ano depois de seu lançamento.

Agora SP

STF determina suspensão da vacinação de profissionais da educação em Esteio; prefeitura vai recorrer

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, na quarta-feira (12), o pedido liminar para suspender os efeitos da resolução que autorizava a vacinação contra a covid-19 de trabalhadores da educação em Esteio, na Região Metropolitana. No texto, Toffoli diz que o município deve observar as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A prefeitura de Esteio vai recorrer da decisão, informou, nesta quinta-feira (13), o prefeito Leonardo Pascoal.

Zero Hora

Em luta por vacina, trabalhadores da educação decidem manter greve em Porto Alegre

Trabalhadoras e trabalhadores da educação municipal de Porto Alegre decidiram, em assembleia virtual na noite da última quarta-feira (12), pela manutenção da greve presencial, com trabalho remoto, em defesa da vida. A paralisação foi deflagrada em 3 de maio, em protesto contra a retomada das aulas presenciais em meio à pandemia do coronavírus.

Brasil de Fato

Professores e trabalhadores da educação mantêm estado de greve na BA

Após reunião realizada pela APLB Sindicato, na tarde desta quinta-feira (13/5), os trabalhadores de educação decidiram, com maioria dos votos (92,8%), pelo estado de greve, pela continuidade das aulas remotas e pelo retorno das atividade presenciais somente após a imunização completa, com aplicação das 1ª e 2ª doses da vacina.

Metrópoles

Dentro da Escola

Aliar aulas síncronas e assíncronas depende de avaliação da conectividade

Especialista em educação online, Julci aponta que os momentos síncronos geralmente possuem uma finalidade muito específica e que muitas coisas podem acontecer de maneira assíncrona. “Uma característica da educação online é essa maior liberdade de tempo e espaços diversos, diferente da educação presencial em que todos estão em um período determinado. A educação online dá essa autonomia para o sujeito construir seus próprios momentos”, diz.

Porvir

Escolas usam avaliação diagnóstica para melhorar aprendizagem

Após um ano de aulas remotas, professores e escolas perceberam a necessidade da avaliação diagnóstica dos estudantes. Muito além da nota, a sondagem avalia o que de fato crianças e adolescentes aprenderam durante o ensino remoto. Para especialistas, esse tipo de avaliação deve mudar a cultura em sala de aula e ir além da aplicação de prova e as notas.

R7

Tecnologia

Com mais aulas gravadas, cresce a turma que assiste à lição no modo rápido

Com a pandemia e a obrigação de ficar em casa, esperava-se que a vida corrida entrasse no modo pausa. Em alguns aspectos, sobretudo nas atividades externas, entrou mesmo. Mas dentro de casa a constante demanda por produtividade e a enorme quantidade de conteúdos disponíveis a um clique pressionaram nas pessoas a tecla contrária, a da aceleração. Nas plataformas de streaming e nos celulares, os mais jovens, principalmente, embarcaram com entusiasmo no recurso que permite assistir a filmes e séries e escutar audiobooks em uma velocidade acima da normal — tudo, aparentemente, para sobrar tempo de assistir a mais filmes e séries e ouvir mais audiobooks. De tanto ser usada no entretenimento, a técnica acabou fazendo a inevitável travessia para as aulas on-line gravadas pelos professores — uma modalidade que já tem até nome em inglês, speed watching.

Veja

"Transformar a educação deixou de ser oportunidade para se tornar um imperativo"

Em entrevista a Época NEGÓCIOS, o executivo (Anthony Salcito) falou sobre as transformações da educação em meio à crise do novo coronavírus e sobre os desafios e as oportunidades que vêm com elas. Segundo ele, vivemos hoje um ponto de virada. "Transformar a educação deixou de ser uma oportunidade para se tornar um imperativo. Acho que usaremos o efeito catalisador da pandemia como uma oportunidade de reimaginar de forma ousada nossos sistemas educacionais globalmente", defende.

Época Negócios

Gestão

Mais recursos para a educação, só se a arrecadação aumentar, diz ministro

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Educação Milton Ribeiro, admitiu que a redução do orçamento da educação irá obrigar o ministério a adiar projetos. A afirmação foi feita em entrevista ao G1. Diversas universidades federais já demonstraram preocupação com a redução de recursos. Segundo o ministro, não há uma solução rápida para o problema. Apenas com a normalização da atividade econômica será possível reverter os cortes.

Gazeta do Povo

Em apelo a Guedes, MEC admite não ter dinheiro para pagar Enem e bolsas de 92 mil pesquisadores

O Estado de São Paulo

Escolas comunitárias: educação gratuita com foco nas pequenas comunidades

No Brasil, o sistema de educação tem dois modelos: o estatal e o privado. Há, porém, uma terceira opção prevista na Constituição federal: trata-se das escolas comunitárias, que podem surgir por iniciativa de grupos, entre os quais as próprias famílias dos alunos.

O São Paulo

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que prorroga mudanças no calendário escolar até fim do ano

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (12), proposta que prorroga a vigência das normas de reorganização do calendário escolar previstas na Lei 14.040/20 até o encerramento do ano letivo de 2021. Entre outras medidas, essa lei suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos, em razão da pandemia de Covid-19.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil poderia 'lucrar' R$ 118 por aluno: economista detalha o estudo sobre alfabetização que o Inep mandou suspender

Pesquisa foi barrada mesmo com todos os trâmites cumpridos. Na quarta, deputado federal pediu ao MEC esclarecimentos sobre o caso.
A pesquisa tem um título que não sugere polêmicas à vista: "Avaliação Econômica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". É uma análise de possíveis retornos econômicos com o incremento do número de professores envolvidos no Pnaic, programa federal instituído em 2012 voltado à alfabetização.

G1

Avaliação

Sem cronograma definido, Inep nega adiamento do Enem 2021 para 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não foi definida até o momento e que todos os esforços são para que as provas sejam aplicadas ainda em 2021.

Brasil Escola

Inep trabalha para fazer Enem 2021 nos dias 16 e 23 de janeiro de 2022

Veja