Notícias de Educação - 17/mai/2021

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Coronavírus

Seu filho aprende? Estudos mostram impacto das aulas on-line no ensino

Universidades confirmam o que famílias e professores percebem na prática: ensino remoto afetou aprendizado. Há grupos que inclusive regrediram
Se o retorno às aulas presenciais em Minas e em outras partes do país divide opiniões, as condições impostas pela pandemia de COVID-19 à educação trouxeram uma espécie de consenso entre pesquisadores, pais e até estudantes: adotado e adaptado às pressas, o ensino remoto trouxe defasagem no aprendizado.

Estado de Minas

Educador sobre aulas remotas: ensino exige afetividade, não distanciamento

Estado de Minas

1º semestre de 2021 da UnB continuará remoto

A prorrogação da Resolução 117/20, que determinava o fim do ensino a distância em 19 de julho, foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) na última quinta-feira (13). Portanto, o primeiro semestre de 2021, previsto para começar em 19 de julho, será também de modo remoto, como tem ocorrido desde o início da pandemia da covid-19.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Estudantes da periferia vão ganhar reforço escolar gratuito

Instituto Alicerce em parceria com a TETO Brasil beneficiarão cerca de 300 alunos de escola pública com idades entre 5 a 18 anos
O Instituto Alicerce e a ONG (Organização Não-Governamental) TETO Brasil se uniram em uma causa social que deve beneficiar cerca de 300 estudantes no país. Serão construídos polos educacionais na periferia de Curitiba e Araucária (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). A expectativa é que as obras comecem em julho deste ano.

R7

Trilha de aprendizagem dinamiza a aula remota: saiba como criar a sua

Se no início da pandemia as dificuldades giravam em torno de questões tecnológicas, hoje há uma variação do desafio no ensino remoto: o engajamento dos alunos. A criação de trilhas de aprendizagem é uma das estratégias que ajuda o professor a promover mais participação das crianças e jovens.

Porvir

Projetos

Projeto incentiva crianças e adolescentes a criar propostas de políticas públicas para a cidade

(...) O olhar crítico foi resultado de um projeto do qual eles e outros estudantes de 16 escolas de São Paulo (7 públicas, 8 privadas e uma ONG) participaram ao longo de 2020. Mas a proposta não parou na "descoberta" de problemas. Eles também pensaram em soluções que poderiam ser aplicadas para resolver os casos e apresentaram, nesta semana, à Prefeitura de São Paulo, em uma reunião virtual com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

G1

Tecnologia

Tecnologia é aliada importante para o futuro da educação brasileira

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse ontem (13), em Curitiba (PR), que a presença do professor na sala de aula é fundamental, mas reforçou que o uso da tecnologia no ensino é irreversível. “A tecnologia e as possibilidades da educação a distância são uma realidade que vieram para ficar. Acredito que, no pós-pandemia, o presencial retornará normalmente, sobretudo na educação básica. O impacto que tem um professor vocacionado na vida de um aluno, de uma criança, é muito marcante. Mas a tecnologia deixou de ser um acessório para ser uma grande aliada no processo de transformação da educação brasileira, mostrando que essas metodologias de ensino são complementares e não concorrentes”, afirmou.

Paran@shop

Gestão

MEC pede mais de RS 5 bilhões para "demandas essenciais", como Enem

Ofício enviado pelo ministro Milton Ribeiro a Paulo Guedes aponta que o Enem corre riscos por falta de recursos fala em "impactos pedagógicos imensos"; governo nega que falte orçamento para realização da prova
Ao contrário do que afirmou ontem em nota oficial, o governo não tem recursos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2021. Ofício enviado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pede recursos de R$ 5,3 bilhões para "demandas essenciais à área da educação".
Sem o dinheiro, serão cortados os pagamentos de todos os 92.377 bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, incluindo pesquisadores que trabalham em projetos da Covid-19, e de 34.651 bolsistas de formação de professores da educação básica.

iG

Ministério da Educação admite não ter verba suficiente para Enem 2021 e bolsas

O Tempo

Governo libera R$ 2,6 bi para universidades federais, que precisam de mais R$ 1 bi

O governo Jair Bolsonaro liberou R$ 2,6 bilhões do orçamento das universidades federais deste ano. As instituições, que sofrem com cortes de recursos, informam ainda precisar de outros R$ 1 bilhão para ao menos equiparar o orçamento de 2020 e garantir o fechamento das contas.

Folha de São Paulo

O que os pais esperam da educação?

Esse mergulho sem precedentes no cotidiano escolar das crianças e dos jovens está levando os pais a repensarem qual deve ser o propósito da escola e qual é o seu papel na educação de seus filhos. É o que mostra uma pesquisa recém-divulgada pelo Brookings Institute. Entre maio de 2020 e janeiro de 2021, os pesquisadores conversaram com 25.000 pais e mães de 14 localidades em 10 países sobre as crenças, motivações e fontes de informação das famílias em relação ao ensino.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Homeschooling: Relatora do projeto sugere 14 regras que pais devem cumprir

O relatório do projeto de lei que regulamenta o homeschooling, ou educação domiciliar —em português—, propõe que os pais cumpram 14 regras para adotar a modalidade. O UOL teve acesso ao texto que deve ser enviado aos deputados federais até segunda-feira (17). Para valer, na prática, o projeto deve ser analisado e aprovado na Câmara e no Senado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Uol

'Homeschooling' não é ensino a distância e terá regras rígidas, diz relatora do projeto

Terra

Com matrícula em escolas e avaliações anuais, deputada dará parecer favorável ao homeschooling

Gazeta do Povo

Homeschooling: confira detalhes do projeto que regulamenta a prática

R7

Ensino domiciliar divide opiniões entre entidades de Educação

A Tribuna de Mato Grosso

Projeto que torna educação serviço essencial enfrenta resistência no Congresso

Relator do projeto, senador Marcos do Val deve apresentar seu parecer sobre o tema nas próximas semanas
Projeto que impede a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades enfrenta resistências no Senado. A matéria, que já foi aprovada pela Câmara, torna, na prática, a educação uma atividade essencial. Desde o início da pandemia da Covid-19, o debate sobre o retorno das atividades divide especialistas e profissionais de ensino.

Jovem Pan

Policiais e jurídicas

MPF pede que Inep esclareça motivos para não publicar estudo com impactos positivos de programa de alfabetização

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou um ofício nesta sexta-feira (14) em que pede esclarecimentos ao governo sobre a decisão de não publicar um estudo que traz impactos positivos em uma política de alfabetização, lançado em 2012. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) desenvolve outro programa na área, sob comando da Secretaria de Alfabetização, de Carlos Nadalim.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Investir em educação gera resultados além dos mensurados em testes, mostram estudos

Ao compararem grupos beneficiados com outros que ficaram de fora das pré-escolas, os autores identificaram que não houve diferença significativa no desempenho medido em testes. No entanto, como a pesquisa acompanhou esses grupos ao longo da vida, foi possível perceber que ter tido acesso à pré-escola fez diferença significativa em termos de maior conclusão do ensino médio, acesso ao ensino superior, menores taxas de suspensão por indisciplina e de envolvimento em crimes. A pesquisa reforça o que outras feitas com intervenções de pequeno porte já mostravam, mas é relevante por identificar esses efeitos numa política pública em larga escala.

O Globo

Diploma, acesso e retrocesso

Nos últimos 20 anos, o Brasil viu triplicar a proporção de estudantes negros, pobres e indígenas nas universidades. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a participação dos mais pobres se multiplicou por seis – mas estagnou de 2016 para cá, mostram os dados analisados pelo pesquisador em educação Adriano Senkevics. Diploma ainda é coisa para poucos no Brasil: só 21% dos brasileiros adultos concluíram curso superior – longe dos índices de países como Estados Unidos e Argentina, onde, respectivamente, 49% e 40% de adultos têm ensino superior. O Fies, programa de crédito estudantil, perdeu recursos: para cada oito vagas bancadas com recursos do programa em 2014, só restou uma. Veja mais detalhes.

Piauí

Avaliação

Ministro da Educação diz que Enem 2021 pode ser 'em outubro, novembro'

Na quinta-feira (14), o G1 mostrou que despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, indicam que as provas da edição deste ano estão marcadas para 16 e 23 de janeiro de 2022.

G1

Ensino Superior

MEC entrega mais de 154 mil chips com internet gratuita para estudantes

O Ministério da Educação (MEC) entregou na última semana de abril, por meio do programa Alunos Conectados, mais de 270 pedidos de chips, 179 para universidades e 91 para institutos federais. Ao todo, já foram entregues, desde a implementação do projeto, mais de 154 mil chips pelas Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

MSN

Negócios

Rede chilena compra mais de 10 escolas de educação infantil em SP

Em um cenário de dívidas e perda de alunos devido à pandemia, um grupo de origem chilena, o Vitamina, tem feito uma série de compras de escolas de educação infantil em São Paulo.
A falta de clareza sobre a linha pedagógica do Vitamina desperta dúvidas no setor sobre qual será o futuro das unidades adquiridas. A rede, porém, promete manter a linha de atuação de cada uma escolas, algumas com décadas de história.

Folha de São Paulo

Ânima Educação anuncia integração com a Laureate Brasil

A Ânima Educação anunciou a aquisição de todos os ativos brasileiros do grupo norte-americano Laureate. A partir de maio, a companhia passa a ser o 4º maior player de educação privada do País em número alunos e o 3º em receita líquida, com o portfólio de marcas mais valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. Com a integração, será formada uma comunidade de aprendizado de mais de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior, além de oito (8) marcas que são referências em suas áreas de atuação e o Instituto Ânima. Com presença em 12 estados do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e quase 550 polos de ensino digital.

Tribuna do Norte

Grandes redes de fora entram com força no mercado da educação em BH

A crise econômica sem precedentes impacta o mercado da educação privada, mesmo que as aulas continuem sendo realizadas de forma remota. Um cenário fértil para a ampliação de grandes redes de ensino paulistas em território belo-horizontino. Recentemente, o Colégio Magnum Cidade Nova foi vendido para a rede Inspira, enquanto a tradicional Faculdade Milton Campos foi comprada pelo Grupo Ânima, que já era dono dos centros universitários UNA e UniBH. O Colégio Decisão, que já tinha uma unidade na Pampulha, passou a ocupar o espaço onde por mais de cem anos existiu o Instituto Metodista Izabela Hendrix.

O Tempo