Notícias de Educação - 19/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Mais da metade da população concorda com reabertura das escolas, aponta Datafolha

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontou que 53% da população brasileira concorda com a reabertura das escolas, ao menos de forma parcial. Outros 46% preferem que centros de educação permaneçam fechados. Apenas 1% dos entrevistados não soube opinar.

Gazeta do Povo

Datafolha: 46% dos brasileiros preferem escolas fechadas durante toda a pandemia

iG

Aulas com presença intercalada elevam risco de contágio pelo novo coronavírus

A volta às aulas com presença intercalada de estudantes eleva em até 270% o risco de contágio pelo novo coronavírus nas escolas, considerando 80 dias de funcionamento. A análise foi feita usando modelos matemáticos em escolas do município alagoano de Maragogi, que tem 33 mil habitantes. Por outro lado, um cenário que simula imunização de profissionais, testagem, monitoramento e fechamentos intermitentes mostrou queda da alta de contágio para 18%.

Hoje em Dia

'Não entendo nada do que a escola manda', desabafa mãe de 2 filhos

Moradora de Paraisópolis, Josiane conta as dificuldades que enfrenta com as atividades remotas enviadas pela escola
A grande dificuldade está em auxiliar os filhos com as atividades. "Eu não entendo nada do que a escola manda" diz. "Outro problema é que as atividades chegam pelo aplicativo do celular, mas não sei explicar para a minha filha, se não fosse pelas voluntárias, ela não teria aprendido nada." Elder e Mirelly contam com o apoio dos voluntários do programa de educação do Einstein.

R7

Em greve, sindicato impede até mesmo aulas remotas em Florianópolis

Há mais de 50 dias, parte dos servidores da rede municipal da educação de Florianópolis recusa-se a ministrar aulas tanto na modalidade presencial quanto remota a crianças e adolescentes. Uma greve iniciada em 24 de março pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) impediu o retorno às aulas em formato híbrido – mescla entre aulas presenciais e remotas – nas escolas administradas pela Prefeitura da capital catarinense. Para voltar às aulas, o sindicato exigir a vacinação de todos os professores e outras medidas de segurança.

Gazeta do Povo

MT: Trabalhadores da Educação ameaçam suspender atividades remotas

Encaminhamento para uma greve geral, com suspensão dos trabalhos remotos, caso a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) insista na retomada das atividades presenciais nas escolas, antes que os profissionais do sistema estejam imunizados. Esta é a principal pauta a ser discutida pela categoria, em assembleia-geral virtual marcada para a próxima sexta-feira (21).

Diário de Cuiabá

Entidades da Educação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul lutam por retorno presencial seguro às aulas

As entidades solicitam, para o dia 27/05, audiências públicas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover um debate
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entidades sindicais e estudantis se juntam ao 19M com uma luta urgente: o retorno presencial seguro às aulas. Através de uma carta aberta à população, as entidades demonstram porque a retomada de qualquer atividade presencial só pode se dar a partir da vacinação em massa da população e reformas estruturais para adequar as instituições às normas sanitárias. O que no momento não ocorre no estado do Mato Grosso.

Agora MT

TJRS quer estender ao STF mediação sobre a imunização dos trabalhadores em educação

A juíza de Direito Dulce Ana Oppitz, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Alegre, e o desembargador Leoberto Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), encaminharam o agendamento de reunião com os Promotores de Justiça de Porto Alegre, que atuam na área, para tentar encontrar uma solução para o impasse da priorização da vacinação para os trabalhadores em educação.

Extra Classe

MPT define que Campinas deve afastar servidores da educação com comorbidades

O Ministério Público do Trabalho (MPT) definiu que a Prefeitura de Campinas (SP) deve afastar do trabalho presencial, no prazo de oito dias, todos os servidores que atuam na educação e possuem comorbidades relacionadas à Covid-19. O despacho desta terça-feira (18), da procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck, faz parte do inquérito que acompanha o retorno das aulas nas escolas da rede municipal.

G1

Leis e políticas

Novo Bolsa Família prevê substituir verba de creches públicas por voucher

O projeto de reformulação do Bolsa Família, prestes a ser lançado pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), prevê acabar com as verbas destinadas à ampliação de creches públicas para crianças em situação de vulnerabilidade social.
No lugar, o governo pretende criar um voucher mensal de R$ 250 para creches privadas que só beneficiará famílias que deixem o programa social.

Uol

Voucher creche vai liberar crédito de R$ 250 em escolas particulares

fdr

Outro projeto sobre 'homeschooling', de deputadas bolsonaristas, propõe mudança no Código Penal

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, especificamente esta proposta das deputadas, mesmo que seja aprovada, não resolverá o impasse jurídico do "homeschooling". O texto busca acrescentar um novo parágrafo ao Código Criminal, para que a educação domiciliar não seja classificada como crime de abandono intelectual.

G1

Polêmica educação domiciliar será debatida na Alesc

O objetivo da audiência é discutir com entidades ligadas ao setor e com gestores da educação o significado da proposta, assim como o das escolas para a formação das crianças e adolescentes no contexto social. O público também pode acompanhar e opinar por meio das mídias sociais.

Rmix TV

Policiais e jurídicas

Justiça suspende instalação da primeira escola cívico-militar do Estado em Sorocaba

Um dia depois da instalação oficial, a Justiça suspendeu nesta terça-feira, 18, a instalação da que seria a primeira escola cívico-militar do Estado, em Sorocaba, interior de São Paulo. A unidade funcionaria com 423 alunos do ensino fundamental 2 na Escola Municipal Matheus Maylasky, que tem um total de 875 estudantes. A juíza Erna Thecla Maria Hakvood apontou na decisão que a prefeitura não esperou a conclusão das análises pedidas pelo Conselho Municipal de Educação sobre o cumprimento das normas do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim).

O Estado de São Paulo