Notícias de Educação - 20/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

PNA visa levar os achados das ciências cognitivas para as salas de aula

A Política Nacional de Alfabetização (PNA), implementada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), tem como proposta inserir o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento na elaboração de suas políticas públicas de alfabetização.
Para isso, a PNA visa levar para a sala de aula os achados das ciências cognitivas e promover as práticas de alfabetização mais eficazes, de modo a criar melhores condições para o ensino e aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

MEC

Dicas

Startup brasileira de educação oferece curso de Libras on-line e gratuito

A startup brasileira de educação Kultivi anunciou um curso on-line e gratuito para ensinar a Língua Brasileira de Sinais, também conhecida pela sigla Libras, a quem tiver interesse. O intuito da iniciativa é promover inclusão e acessibilidade.

Olhar Digital

Gestão

Profissionais da rede pública de educação de Pernambuco terão notebooks e plano de conectividade

Durante solenidade on-line, nesta quarta-feira (19), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lançou mais uma edição do programa Professor Conectado, que vai disponibilizar 21 mil computadores para professores efetivos, analistas e assistentes em gestão educacional, além de conceder um pacote de conectividade, com valor mensal de R$ 50, para cada profissional. O programa conta com um investimento de R$ 115 milhões.

Folha de Pernambuco

ES vai ter ao menos mais 30 escolas de tempo integral em 2022

Uma das metas do Plano Estadual de Educação, a ampliação da oferta de tempo integral no Espírito Santo vai chegar ao menos a mais 30 escolas da rede estadual em 2022. Atualmente, a modalidade já é adotada em 93 unidades de ensino e, com as projeções atuais, vai passar da marca de 120.

A Gazeta

Profissionais da Educação

Em greve por reajuste salarial, servidores da Educação do AC fazem vigília em frente ao Palácio Rio Branco

Os servidores da rede pública de Educação do Acre se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital acreana, na noite desta quarta-feira (19), para uma vigília em homenagem aos servidores vítimas da Covid-19. A categoria está greve desde o último dia 13 pela reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e o reajuste no piso salarial.

G1

Inclusão

Menos de 10% dos alunos das 20 melhores escolas do Brasil são negros, mostra pesquisa da Uerj

Menos de um em cada dez alunos (9,75%) se autodeclara preto ou pardo nas 20 escolas com as maiores notas no Enem 2019 no país. Destas, uma é pública. É o que mostra um levantamento do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Uerj (Gemaa).
Apenas três colégios do ranking, todos particulares, têm ao menos 20% dos alunos que se declaram negros. E os negros são, de acordo com o IBGE, 56% da população brasileira.

O Globo

Leis e políticas

Comissão aprova relatório que proíbe cortes de bolsas na educação

Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou relatório que proíbe cortes de bolsas na educação durante a pandemia. O texto engloba bolsas de pesquisa, estudo, monitoria, residência médica, iniciação científica e iniciação à docência.
O texto foi aprovado na Comissão de Educação e segue para votação na Comissão de Finanças da Casa. Se aprovado, o projeto segue para discussão no plenário.

Correio Braziliense

Leilão do 5G: relator no TCU diz que fará 'todo o esforço' para incluir escolas públicas no edital

O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou nesta terça-feira (18) que fará "todo o esforço" para incluir no edital do leilão da internet 5G a obrigação de as empresas de telefonia incluírem as escolas públicas na oferta da tecnologia.

G1

Comissão aprova prioridade a aluno de baixa renda em vagas ociosas nas universidades federais

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei 1255/19, pelo qual estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita poderão ter prioridade no preenchimento de vagas ociosas em universidades e institutos federais.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Deputados aprovam Plano Estadual de Educação em segunda votação

Os deputados estaduais de Mato Grosso, reunidos em sessão ordinária nesta quarta-feira (19), aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei 997/2020, mensagem governamental 157/2020, que aprova o Plano Estadual de Educação. O artigo 1º da proposta diz que “é aprovado o plano estadual de educação, com vigência por cinco anos a contar da publicação desta lei, na forma do anexo com vistas ao cumprimento do disposto no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014”. O deputado Lúdio Cabral (PT) foi o único a votar contra o projeto.

O Documento

Policiais e jurídicas

ES: TCE não vai mais permitir que Estado pague inativos com orçamento da Educação

Por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – Emenda Constitucional 108/2020 – o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) vai alterar a sua Resolução 238/2012, que institui os mecanismos de fiscalização do cumprimento do investimento mínimo de 25% do orçamento estadual na Educação.

Século Diário

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa mostra que maioria dos professores deseja opinar sobre políticas educacionais

A pesquisa Vozes Docentes, realizada pela Conectando Saberes, ouviu mais de 8 mil professores da rede municipal de ensino de 90 municípios espalhados pelo Brasil e constatou que, dentre os respondentes, 39% afirmaram que poderiam dedicar 1h de trabalho não remunerado para participar das políticas públicas de seu município.

Porvir

Avaliação

Frente Parlamentar Mista cobra do MEC isenção de Enem para estudantes que não fizeram último exame

Desde segunda-feira, 17, estudantes podem solicitar a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e também justificar a ausência na edição anterior. A solicitação poderá ser feita até o dia 28 de maio. Entretanto, nenhuma das opções de justificativa de ausência da prova contempla algo relacionado a pandemia do coronavírus. Por isso, uma Frente Parlamentar Mista da Educação encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) um requerimento pedindo isenção da prova a todos os estudantes que faltaram ao último exame, sem necessidade de justificativa.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

TCU abrirá auditoria para apurar cortes no repasse de recursos às universidades federais

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu abrir uma auditoria para apurar o corte no repasse de recursos às universidades federais. Também será apurada a gestão e a eficiência das administrações das universidades.

G1