Notícias de Educação - 21/mai/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Justiça determina retorno presencial para o ensino médio no Ceará

Justiça do Ceará concedeu tutela para o retorno das aulas presenciais do ensino médio no estado nesta quinta-feira (20). A decisão foi proferida pela juíza Cleiriane Lima Frota, 3ª Vara da Fazenda Pública, e atendeu à Ação Popular movida pelos advogados Leandro Duarte Vasques, Eugênio Duarte Vasques, Roberta Vasques e Isabella Alcoforado Campos, do escritório Leandro Vasques & Vasques Advogados, junto ao grupo de mães Escolas Abertas Ceará. O retorno deve ser facultativo, em modelo híbrido e seguir todos os protocolos de segurança.

Correio Braziliense

STF indefere novo pedido de liminar e João Pessoa pode seguir vacinação do pessoal da educação

João Pessoa continua autorizada a seguir com a vacinação contra a Covid-19 de professores e demais profissionais de educação. Isso porque, na tarde desta quinta-feira (20), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido de liminar feito pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público da Paraíba. Esse é a terceira decisão consecutiva em favor do seguimento da imunização desse grupo prioritário.

G1

Dentro da Escola

3 em cada 10 alunos de SP afirmam sofrer bullying; aparência é o principal motivo de agressões

Três em cada dez alunos da rede estadual de São Paulo afirmam ter sido vítimas de bullying e as agressões mais comuns são ligadas à aparência do corpo e rosto, além de cor ou raça. Os dados inéditos fazem parte de uma pesquisa divulgada pela Secretaria Estadual da Educação nesta quinta-feira, 20, que mapeou as competências socioemocionais dos alunos paulistas no ano de 2019.

Terra

Estudo aponta que crianças e adolescentes se sentem inseguras ao se relacionar

MSN

Aluno evolui 5,5 meses ao desenvolver habilidade emocional

R7

Por que os jovens não sabem diferenciar fatos de opinião?

A notícia de que 67% dos jovens brasileiros de 15 anos não sabem distinguir fatos de opiniões provocou um intenso debate nas redes sociais e análises em colunas e textos jornalísticos nos últimos dias.
No caso da distinção entre o que é factual e o que é opinativo, a medição é dada por meio de questões que exigem o domínio dessa habilidade. O percentual que mostra o despreparo dos alunos brasileiros supera a média de todos os países da OCDE, que ficou em 53%.

Folha de São Pàulo

Projetos

Projeto promove atendimento psicológico gratuito para educadores

Quero na Escola em parceria com Fundação SM relançam projeto de apoio emocional devido ao aumento de demanda
Assim como grande parte da população, os professores também foram pegos de surpresa pelas mudanças no ensino provocadas pela pandemia de Covid-19. Esse novo formato de ensinar e de se relacionar, sempre mediado pelas tecnologias digitais, traz consigo outros fatores de adoecimento psíquico que requerem cuidado.

Porvir

Gestão

SP vai fazer mapeamento emocional de alunos e professores da rede estadual

O governo de São Paulo vai fazer, neste ano, um mapeamento das habilidades socioemocionais (ou seja, para lidar com as emoções e os desafios do dia a dia) dos alunos e profissionais da educação. A pesquisa deve seguir o modelo de uma avaliação feita em novembro de 2019 apenas com estudantes da rede estadual —antes da pandemia do coronavírus.

Uol

Leis e políticas

Resposta ao ‘Escola sem partido’, lei ‘Escola sem mordaça’ é sancionada no estado do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou nesta quarta-feira uma lei que reafirma o direito de liberdade de expressão dentro do ambiente escolar, conhecida como “Escola sem Mordaça”. Votado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no último dia 28, o texto reitera a proibição constitucional do cerceamento de opiniões mediante violência ou ameaça, além de determinar que professores e estudantes só podem ser filmados em ambiente escolar com a autorização expressa de quem vai aparecer na imagem.

Extra

Assembleia aprova programa Integra Educação PB, proporcionando melhorias no ensino público

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a Medida Provisória (MP) 297/2021, do Governo do Estado, criando o Regime de Colaboração Integra Educação PB. A Medida deve contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino Público estadual e municipais, ajudando no desenvolvimento dos alunos e elevando os índices educacionais da Paraíba.

Paraíba Total

Estatística, pesquisas e estudos

MEC publica indicador socioeconômico da educação básica

Já está disponível para consulta, no site do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) referentes a 2019. Os dados foram obtidos a partir das respostas coletadas no Questionário do Estudante do Saeb 2019, aplicado a alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, assim como da 3ª e da 4ª série do Ensino Médio.

Gazeta do Povo

Avaliação

Organização nota zero: o Enem segue cercado de incertezas

Parece reprise de novela ruim. O ano avança e milhões de jovens aguardam ansiosos o anúncio da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passaporte de entrada para a imensa maioria das universidades brasileiras. Foi assim em 2020, quando a pandemia se alastrava e uma nuvem de indefinições instaurou-se sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão do Ministério da Educação responsável pela prova. Agora, o repeteco do folhetim que tanto angustiou a garotada soa menos compreensível — até porque o atraso, desta vez, não tem a ver com o vírus, mas com a completa desorganização na colossal engrenagem por trás do exame.

Veja

Eventos

Comissão discute sistema usado para avaliar a educação básica no Brasil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima segunda-feira (24) para discutir o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Esse sistema "é um dos elementos centrais para a aferição de resultados da educação nacional em todos os níveis federativos", explica a presidente da comissão, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que sugeriu a realização do debate.

Câmara

Congresso debate escolas e famílias, com sociólogo Simon Schwartzmann e o cartunista Mauricio de Sousa

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) promove neste sábado (22) um congresso para debater família e escolas. O objetivo é trocar experiências e aproximar gestores escolares, professores, pais e mães de estudantes de todo o país.

G1