Notícias de Educação - 01/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Governo avalia retomar aulas presenciais da educação infantil ao nível superior ainda em junho

O governo estadual está avaliando se libera ainda em junho o retorno das aulas presenciais para todos os níveis educacionais (da educação infantil ao nível superior), independentemente da classificação das cidades no mapa de risco de transmissão para covid-19.

Folha Vitória

Ceará registra 1400 casos de Covid-19 em profissionais da educação; 85% ocorreram na segunda onda

Até este sábado (29), o Ceará contabilizou, em média, 1.400 casos confirmados de Covid-19 em profissionais da educação da rede pública estadual. Destes, 1.202 aconteceram durante a segunda onda da pandemia - período que teve início no dia 4 de outubro -, refletindo em 85% do total. Os dados são do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa).

Diário do Nordeste

Covid-19 já matou mais de 130 profissionais da educação durante a pandemia em MT

A Covid-19 já matou mais de 130 profissionais da rede de educação pública estadual entre junho de 2020 e maio de 2021. Os dados são do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Desse número, cerca de 2/3 ocorreram em 2021, com grande parte educadores da ativa.

G1

Dentro da Escola

'Nativos digitais' não sabem buscar conhecimento na internet, diz OCDE

A familiaridade dos adolescentes atuais com a tecnologia, que faz deles nativos digitais, não os torna automaticamente habilitados para compreender, distinguir e usar de modo eficiente o conhecimento disponível na internet.
Pelo contrário, os dados sugerem que eles são, em grande parte, incapazes de compreender nuances ou ambiguidades em textos online, localizar materiais confiáveis em buscas de internet ou em conteúdo de e-mails e redes sociais, avaliar a credibilidade de fontes de informação ou mesmo distinguir fatos de opiniões.

BBC

Dicas

Plataforma reúne dados educacionais para ajudar gestores

Plataforma lançada hoje (31) reúne dados de educação de todo o país e permite que eles sejam consultados de forma personalizada. É possível acessar, por exemplo, informações sobre o aprendizado dos estudantes, perfil dos professores, contexto escolar e infraestrutura, entre outros dados colhidos por avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou mesmo por questionários aplicados localmente.

EBC

Projeto de educação financeira nas escolas públicas é expandido para todo o país

O programa Aprender Valor, do Banco Central, será expandido e, a partir de agora, qualquer instituição da rede pública de ensino fundamental poderá aderir ao projeto de educação financeira em escolas. O Aprender Valor está sendo implementado em caráter experimental em todas as regiões do país. A iniciativa, segundo o Banco Central, já vinha sendo desenvolvida, de maneira experimental, no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará.

EBC

Projetos

Rede pública promove trabalho coletivo entre educadores para planejar atividades remotas

Os professores das quase 50 escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de Almirante Tamandaré (PR) encontraram um caminho para enfrentar o desafio de reinventar o trabalho pedagógico de forma que ele continuasse a fazer sentido para os estudantes no formato remoto. Ao invés de encarar a tarefa individualmente, se uniram para pensar juntos.

Porvir

Alunos criam app a partir de metodologia que une exatas e artes

O aplicativo poderá ser utilizado pelos usuários para que possam verificar os locais que estejam com aglomerações antes de prosseguirem com os seus respectivos trajetos, o que ajuda a reduzir o contágio e a transmissão da covid-19.

R7

Gestão

Bancada na Câmara quer aprovar projetos em ‘Tsunami da Educação’

Em um movimento batizado de “Tsunami da Educação”, deputados da bancada ligada ao tema na Câmara pretendem aprovar um pacote de seis projetos para atender estudantes e professores, levando em conta os impactos da pandemia. O grupo procurou o presidente da Casa, Arthur Lira, que se comprometeu a incluir duas propostas por semana na pauta do plenário.

Veja

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares será implantado em mais de 200 escolas até 2023

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que tem por objetivo principal contribuir para a melhoria da Educação Básica do Brasil, a partir da implementação do modelo MEC de Escolas Cívico-Militares (Ecim). A Ecim, um modelo centrado na melhoria de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, se baseia no padrão de alto nível dos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.

MEC

Inclusão

Mais da metade dos alunos da USP vieram de escola pública

Esse dado de 2021 é o maior porcentual atingido pela universidade desde o início da reserva de vagas
De acordo com os dados divulgados pelo jornal, os cursos de graduação contam com 44,1% autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Das 10.992 vagas preenchidas este ano, o que representa 98,8% do total, 5.678 são alunos de escolas públicas e, desses, 2.504 são PPI.

R7

Leis e políticas

Sem regulamentação, educação domiciliar é defendida em cartilha do MEC

Sem regulamentação, mas defendida por ministros e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o homeschooling —ou, em português, educação domiciliar—, foi tema de uma cartilha lançada pelo MEC (Ministério da Educação) na semana passada. O material traz relatos internacionais e nacionais de famílias que praticam a modalidade, mas foi criticado por especialistas ouvidos pelo UOL.

Uol

Auxílio para internet em escolas públicas é um dos 18 vetos na pauta do Congresso

Senadores e deputados vão analisar nesta terça-feira (1º) o veto integral do presidente Jair Bolsonaro (VET 10/2021) à proposta que buscava garantir acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública. A pauta da próxima reunião do Congresso Nacional tem ainda outros 17 vetos e três projetos de lei (PLN). 

Senado

Projeto determina que escolas incluam braile em aplicações de internet

O Projeto de Lei 969/21 determina que escolas públicas e particulares disponibilizem tradução em braile em suas aplicações de internet. A proposta acrescenta a medida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Câmara

Avaliação

Enem 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. O anúncio foi feito em publicação por rede social nesta segunda-feira, 31. Segundo o titular da pasta, os editais devem ser publicados nesta semana e as versões impressa e digital da prova acontecerão na mesma data.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

CNPq tem o menor orçamento do século 21, corta bolsas e afeta pesquisas em meio à pandemia

O orçamento destinado ao Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão de fomento à pesquisa no Brasil, é em 2021 o menor do século XXI. A redução histórica acontece em meio ao segundo ano de pandemia da Covid-19, com o desenvolvimento de pesquisas para monitoramento e produção de vacinas contra a doença.

O Globo

Cortes no orçamento de universidades federais poderá afetar mais de 70 mil pesquisas

G1

Ações de universidades no combate à covid impactaram 40% dos brasileiros

Cerca de 40% da população brasileira foi impactada por ações de combate à pandemia conduzidas pelas instituições federais de ensino em 2020. Segundo dados apresentados nesta 2ª feira (31.mai.2021) pelo Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais), as universidades federais foram responsáveis pela produção de pelo menos 691.471 litros de álcool em gel e álcool líquido; 651.254 máscaras de proteção facial; 515.079 escudos faciais (face shields), além de serem responsáveis pela realização de 661.839 exames de testagem para a covid-19 em 2020. Ao todo, 85,5 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações.

MSN

Eventos

Aberta seleção de consultores que irão apoiar os Estados e DF na implementação do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá apoio técnico as 27 Secretarias de Educação por meio da contratação de consultores especialistas de acordo com as maiores necessidades apontadas pelas próprias equipes técnicas estaduais e distrital para a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). No momento, dois editais estão abertos para seleção e contratação de consultores, um para especialista em comunicação e outro para especialista em tecnologia da informação. As manifestações de interesse deverão ser enviadas até o dia 14 de junho.

MEC

USP promove curso de ciência para estudantes do ensino fundamental

A USP (Universidade de São Paulo) promoverá o curso gratuito de Mergulho na Ciência 2021 para alunos do 5º ao 9º ano de escolas públicas ou particulares do Brasil ou de países de língua portuguesa através do site do projeto Mergulho na Ciência.

R7

Negócios

Franquia de educação que mais cresce no Brasil vai dobrar de tamanho

Em pouco mais de um ano, mesmo com a pandemia da Covid-19, o grupo Super Cérebro passou de 50 para 200 franquias, ampliando sua atuação para todas as regiões do Brasil. "Isso é um fenômeno. O Super Cérebro é a franquia de educação que mais cresce no país", afirma Marcelo Cherto, membro fundador da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Até o final deste ano, o grupo prevê a abertura de mais 50 unidades e, em 2022, mais 150. O grupo desenvolveu um método exclusivo com o propósito de contribuir para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais, as chamadas soft skills. A empresa nasceu após anos de pesquisa e desenvolvimento que levaram o fundador, Ricardo Lamas, a estudar na Universidade de Harvard com o neurocientista Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas.

Amanhã

Continuamos olhando aquisição de faculdades e startups de educação, diz presidente da Ser

A Ser Educacional continua analisando ativos para compra de instituições de ensino e startups de educação, segundo Jânio Diniz, presidente da companhia que realizou há pouco teleconferência para analistas e investidores sobre a aquisição da Faculdade Educacional da Lapa (Fael), anunciada nesta manhã, por R$ 280 milhões.

Valor Investe

Com aquisição da Fael, Ser Educacional dobra em ensino a distância e mira ‘virada digital’

MSN

Polêmicas

Escola autoriza pais de alunos a darem aula e fura greve de professores

Uma escola municipal considerada modelo no bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo, vem sendo acusada de autorizar pais de alunos sem formação pedagógica a substituírem professores que estão em greve em razão da pandemia de covid-19.

Uol