Notícias de Educação - 07/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

89,5% das escolas não voltaram às aulas presenciais no ano letivo de 2020, aponta Censo Escolar

Taxa de aprovação teve alta, o que estaria relacionado à orientação de não reprovar estudantes e adotar o currículo contínuo, segundo Inep.
A pesquisa é coordenada pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC), e foi divulgada nesta quarta-feira (2). A rede pública tem 81,4% das matrículas da educação regular.

G1

Em ano de pandemia, aumenta aprovação nas escolas públicas e particulares

Dados do Censo Escolar 2020 mostram que, no ano passado, o percentual de aprovação nas escolas da rede pública e privada teve um aumento em relação ao ano anterior. A explicação, segundo o Ministério da Educação (MEC), está relacionada à interrupção das atividades presenciais, em função da pandemia, que exigiram a adoção de outras formas avaliativas.

Gazeta do Povo

Com professores em greve, Educação do AC anuncia retorno das aulas presenciais para o 2º semestre

Com os servidores em greve desde o último dia 13, a Secretaria de Educação do Acre (SEE) divulgou algumas medidas e ações para o ano letivo 2021. Entre essas medidas, a SEE pretende inserir o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas, a partir do segundo semestre do calendário escolar.

G1

Mais 100 colégios estaduais retomam atividades presenciais no Paraná

A Secretaria Estadual de Educação continua o plano de retomada das atividades escolares de forma presencial para alguns alunos nesta segunda-feira (7). A previsão é de que mais 100 colégios estaduais, sendo 23 na região de Curitiba, retornem com as aulas presenciais.

G1

Médicos questionam critérios para aulas presenciais em BH

A SMP (Sociedade Mineira de Pediatria) e a Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil) enviaram um ofício à Prefeitura de Belo Horizonte questionando os critérios estabelecidos pela prefeitura para o retorno ou suspensão das aulas presenciais na cidade.

R7

Dentro da Escola

Educação híbrida funciona nos EUA, mas no Brasil é uma promessa

O vírus Sars-CoV-2 provocou uma grande perda para a educação brasileira e mundial, que começou com a implantação do ensino remoto. No entanto, com a introdução do modelo híbrido, em que alunos passaram a ter aulas presenciais e aulas remotas, aos poucos o cenário foi mudando. Segundo o Departamento Educacional dos Estados Unidos, a educação híbrida vem se mostrando mais efetiva do que a educação 100% presencial ou a educação 100% não presencial. Isso se dá, principalmente, pela mudança do papel do aluno que, de sujeito passivo, passa a ser sujeito ativo.

Jovem Pan

Combate a crimes virtuais depende também de educação digital e midiática

Muito se fala sobre a penalização desses crimes, mas pouco ainda se debate sobre o que fazer efetivamente para evitá-los do ponto de vista de políticas públicas que eduquem a população nos mais diversos níveis de segurança digital. Essa não é uma tarefa fácil, já que o tema é complexo e abrange diferentes camadas da nossa vida social.

Folha de São Paulo

Dicas

Unicef lança guia voltado para a educação infantil e a alfabetização

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, esta semana, o Guia de Possibilidades Pedagógicas, voltado para a educação infantil e a alfabetização. A proposta, em tempos de pandemia, é auxiliar educadores e famílias com crianças por meio de histórias e brincadeiras de, em média, 30 minutos.

Uol

Programa Conta pra Mim possui acervo de vídeos educativos e outros materiais

O programa Conta pra Mim, lançado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA), tem por objetivo a promoção da Literacia Familiar, já que o Programa se baseia em evidências científicas que mostram que a família exerce uma enorme influência sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos.
Para promover o envolvimento dos pais na educação dos filhos, o Conta pra Mim desenvolveu uma série de materiais educativos, disponibilizados no canal do MEC no YouTube e no site do programa, que auxiliam as famílias a colocarem em prática, no dia a dia, atividades de Literacia Familiar.

MEC

Projetos

Professora cria mapa gamificado para ensinar uso correto de parágrafos

Como alternativa às aulas expositivas, personagens ajudam professora a explicar a estrutura do texto de forma dinâmica e alavancam a participação dos estudantes.

Porvir

Gestão

Câmara de Maceió aprova rateio do Fundeb para professores e demais servidores da educação

A Câmara de Maceió aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei sobre o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor soma R$ 180 milhões para ser distribuído entre professores e demais servidores.

G1

SP: Prefeitura consulta professores sobre uso de ferramentas digitais

Pesquisa irá identificar as necessidades dos educadores da rede municipal para elevar a qualidade do ensino remoto na capital
A prefeitura de São Paulo em parceria com a SME (Secretaria de Educação de São Paulo), realiza uma consulta com os professores da rede municipal para saber quais foram as experiências em sala de aula com o uso de ferramentas tecnológicas nas atividades do ensino remoto para os alunos.

R7

Profissionais da Educação

A qualidade da formação de professores no Brasil, segundo o Enade

(...) Em outras palavras: os resultados mostram que os futuros professores conhecem muito pouco sobre o que vão ensinar a seus futuros alunos. Fossem eles profissionais do mercado privado, essa questão da baixa produtividade se refletiria em desemprego. Mas como a grande maioria trabalha ou vai trabalhar em escolas públicas, e tem direito à estabilidade no emprego, esse problema se perpetua na forma de uma qualidade muito baixa na educação dos nossos jovens, consequência que aparece em todos os rankings internacionais dos quais o Brasil participa.

Desafios da Educação

Inclusão

Cartilha orienta gestores em ações de enfrentamento à exclusão escolar

Entidades elaboraram a cartilha “Todos na Escola – Ações para promover a (re)inserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar”, com o objetivo de orientar os gestores públicos no planejamento das estratégias de enfrentamento da exclusão escolar, deixando-as mais estruturadas e resolutivas, além de reforçar a importância da implementação da busca ativa escolar de estudantes em todo o país.

EBC

Leis e políticas

STF anula lei que obrigava escolas privadas a conceder descontos na pandemia

Uma lei do Pará determinava que as instituições de ensino do estado deveriam dar desconto no valor das mensalidades enquanto durasse a pandemia de coronavírus e foi considerada inconstitucional. A decisão foi dada pela maioria dos ministros do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gazeta do Povo

A educação existe para formar cidadãos, e não soldados, diz IAB, ao considerar ilegal decreto que criou escolas cívico-militares

É inconstitucional o Decreto 10.004, de 5 de setembro de 2019, que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Este é o entendimento do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) que, na sessão ordinária virtual de quarta-feira (2/6), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, aprovou com 91% dos votos o parecer elaborado pelos relatores Hariberto de Miranda Jordão Filho e Gabriel Lima Marques, da Comissão de Direito Constitucional. Eles apontaram diversas inconstitucionalidades no decreto. “A educação pública existe para formar cidadãos, e não soldados”, afirmou Hariberto de Miranda Jordão Filho.

Rota Jurídica

Avança em Belo Horizonte projeto de lei para proibir uso de pronome neutro em escolas

Um projeto de lei que proíbe o uso de pronome neutro em escolas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, avançou na Câmara Municipal após votação na segunda-feira (31). O PL foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e agora seguirá para a Comissão de Administração Pública, antes de ser votada no Plenário.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação básica tem alta nas taxas de aprovação em 2020

Os indicadores de rendimento e movimento escolar referentes ao ano de 2020 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cálculo desses indicadores faz parte da segunda etapa do Censo Escolar 2020, a Situação do Aluno, que apura informações relativas ao “movimento” — quantos foram transferidos, admitidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, assim como sobre o “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. Os números apontam para um expressivo aumento da taxa de aprovação na rede pública em todas as etapas de ensino.

Inep

Só 1 a cada 5 escolas no Brasil tem internet adequada, diz pesquisa

Um levantamento feito com cerca de 27 mil escolas públicas brasileiras apontou que apenas 5.425 têm a velocidade adequada. O estudo foi feito pela Fundação Lemann usando dados do Censo Escolar 2020 e um medidor de velocidade, o Simet.

Porvir

Avaliação

Inep não mantém plano de aumentar edições e vagas do Enem Digital em 2021

Quando foi anunciado, em julho de 2019, o Enem Digital tinha como plano aumentar gradativamente o número de participantes e edições até 2026, ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio passaria a ser totalmente digital.

Brasil Escola

Contra ideologia, Ribeiro repete Bolsonaro e quer acesso antecipado ao Enem

Uol

Ensino Superior

Universidades têm queda de investimentos constante desde 2015

Os investimentos das universidades federais podem cair em 2021 para pouco mais de 20% do que eram em 2015. Os números sobre a situação atual das chamadas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram atualizados pelo consultor legislativo da Câmara Claudio Tanno em audiência na Comissão de Educação nesta sexta-feira (4).

Câmara

Corte fixado pelo governo equivale a fechar 4 campi, diz reitor da Unifesp

Uol

Outras do dia

Suicídio de três estudantes nos últimos dois meses acende alerta na USP

O suicídio de três estudantes da USP nos últimos dois meses acendeu alerta para que a instituição reforce ações de apoio aos seus quase 60 mil alunos, incluindo cuidados com a saúde mental e medidas de acolhimento social, financeiro e pedagógico.

Folha de São Paulo