Notícias de Educação - 09/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Com avanço na vacinação de professores do Rio, Secretaria de Educação ampliará horário de alunos em sala de aula

A vacinação em massa de professores, que acelera a partir desta quarta-feira na cidade do Rio, representa uma esperança de aulas 100% presenciais até o fim do ano, dizem especialistas e as autoridades. A Secretaria municipal de Educação já trabalha em um novo protocolo para essa etapa da retomada, que vai permitir uma redução no distanciamento entre as carteiras de 1,5m para um metro e, ao mesmo tempo, um aumento da permanência dos estudantes ainda em sistema de rodízio — o que acontece sobretudo em unidades públicas —, que passarão a ficar quatro em vez de três horas nas unidades de ensino. As regras valerão tanto para a rede municipal quanto para a privada.

O Globo

Tecnologia

Mais do que usar tecnologias como processo de aprendizagem, edtechs surgem para revolucionar a educação

A revolução digital em voga, que introduz diferentes tecnologias no dia a dia de pessoas e empresas, mostra que continuaremos nos deparando com mais evoluções. São exemplos a forma que pedimos comida, táxi, fazemos pagamentos, transações bancárias, e até nos relacionamos. Inteligência artificial, big data, internet das coisas, cloud computing, entre outros, são termos que cada vez mais se difundem. Por isso, cada vez mais as edtechs ganham notoriedade, já que com a educação e os processos de aprendizagem não seria diferente.

Folha Vitória

Inclusão

Mais de 70 anos depois, Colégio Naval passará a aceitar mulheres

Depois de 72 anos de existência, o Colégio Naval aceitará estudantes mulheres pela primeira vez. Sediado em Angra dos Reis (RJ) e custeado com verbas da União, o colégio oferece um curso de três anos equivalente ao Ensino Médio. Considerado uma instituição de ensino de elite, o Colégio Naval só aceitava candidatos homens e que cumprissem uma série de requisitos.

R7

Leis e políticas

Bia Kicis cria disputa para aprovar homeschooling e pode afetar 40 milhões

O maior problema não são as famílias que já aderem ao homeschooling, mas os 40 milhões de matrículas que temos e que serão afetados por essa legislação. O abandono no ensino fundamental e no ensino médio, por exemplo, tem chance de aumentar ainda mais.

Uol

Bia Kicis e bolsonaristas do PSL manobram para aprovar educação domiciliar

Uol

Assembleia Legislativa do RS aprova lei que autoriza educação domiciliar, conhecida como 'homeschooling'

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do sul aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto que autoriza a educação domiciliar, sob tutela dos responsáveis pelas crianças. A iniciativa sobre "homeschooling", como a prática é conhecida em inglês, recebeu 28 votos favoráveis e 21 votos contrários (veja como cada deputado votou abaixo).
Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a educação domiciliar não é inconstitucional, mas precisa de uma normatização para ser permitida. O Distrito Federal sancionou uma lei semelhante em fevereiro de 2021.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Dobra o número de universidades brasileiras entre as melhores do mundo, mas nenhuma entra no top 100

O Brasil é o país da América Latina com o maior número de universidades entre as mais reconhecidas do mundo. Segundo a última avaliação da QS (Quacquarelli Symonds), 27 instituições de ensino brasileiras entraram no ranking, 13 a mais que no ano passado.

Folha de São Paulo

USP cai em ranking internacional de universidades, mas Brasil aumenta participação em lista

G1

Avaliação

Enem Digital 2021 terá acessibilidade inédita

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá recursos de acessibilidade inéditos. Os participantes que solicitarem determinado atendimento especializado, e tiverem o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), poderão realizar prova ampliada, superampliada ou com contraste. O prazo para solicitar atendimento especial vai de 30 de junho a 14 de julho, bem como as inscrições para a prova.

Correio Braziliense

Fuvest divulga datas do vestibular 2022 e promete aprimorar biossegurança

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) anunciou hoje as datas para o vestibular de 2022. A 1ª fase está prevista para 12 de dezembro de 2021. Já a 2ª fase deve ocorrer entre 16 e 17 de janeiro.

Uol

Ensino Superior

Universidades federais gastam quase 90% em salários. Qual é a melhor saída para sanear contas?

Quando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, for ouvido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9), ele deve ser cobrado pelos parlamentares sobre o veto a R$ 2,2 bilhões no orçamento aprovado pelo Congresso para a pasta, além do congelamento, mesmo que temporário, de outros R$ 2,7 bilhões. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi quem se sentou diante da comissão para falar do mesmo assunto. Mas o debate sobre o orçamento de 2021 tem como pano de fundo um problema mais profundo e que raramente recebe a atenção devida: a insustentabilidade econômica de grande parte das universidades federais.

Gazeta do Povo

UnB sofre com redução orçamentária; reitora pede recomposição

Correio Braziliense

Ensino superior privado teve queda de 8,9% nas matrículas de cursos presenciais, indica pesquisa

Em 2021, as matrículas em cursos presenciais de graduação no ensino superior privado tiveram queda de 8,9% e aumento de 9,8% na educação a distância, aponta a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Semesp. Apesar da queda proporcional, as matrículas presenciais seguem sendo maioria no país, com 71,5% dos alunos neste tipo de graduação.

G1

Estudo aponta que ensino superior está estagnado no país

R7

Matrículas em cursos a distância no ensino superior particular crescem 9,8% no 1º semestre de 2021

Terra

Polêmicas

Colégio de SP oferece alternativa a livro de Anne Frank criticado por pais

Após reclamações de pais por trechos que abordam sexualidade, o Colégio Móbile, em São Paulo, disponibilizou uma edição alternativa do "Diário de Anne Frank" para os que se sentiram constrangidos com a versão anterior, em quadrinhos.
(...) A carta também mostra o posicionamento dos responsáveis que, sem serem identificados, expressam sua opinião sobre o uso da obra e relatam conversas que tiveram com seus filhos.

Folha de São Paulo

Artigo: Pais nota zero

Folha de São Paulo