Notícias de Educação - 14/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Perda de aprendizagem na pandemia gera incertezas ao futuro de estudantes

Os resultados do estudo feito pelo Instituto Unibanco são preocupantes, de acordo com ele o impacto da pandemia sobre os alunos que devem concluir o Ensino Médio em 2021 é grande. Segundo a pesquisa, os estudantes já perderam 10 pontos em matermática e na língua portuguesa. Nos três anos eles precisam alcançar no mínimo 20 e 15 pontos, respectivamente, de acordo com a escala Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Cada aluno do terceiro ano já perdeu R$ 20 mil ao longo da vida em razão do aprendizado deficitário.

Correio Braziliense

43% dos jovens pensam em desistir de estudar. E agora?

A segunda etapa da pesquisa “Juventudes e a pandemia de coronavírus (covid-19)”, divulgada nesta semana, apresenta perspectivas e percepções de jovens sobre o atual momento em que vivem. Participaram da pesquisa 68 mil jovens entre 15 e 29 anos.

Porvir

Pesquisa: Maioria dos jovens prefere voltar à aula presencial após pandemia

A pesquisa mostra que os jovens, durante a pandemia, têm em sua maioria a preferência pelas aulas remotas, mas a pretensão é por uma volta à normalidade, quando seguro, inclusive no ensino.

Uol

"Vergonha ameaçarem greve se escola virar serviço essencial", diz deputada

O PL, que já aprovado pela Câmara e ainda será votado pelo Senado, desagradou sindicatos e organizações educacionais, que escreveram um documento assinado por mais de 40 entidades contrárias ao ensino presencial com o país se aproximando dos 500 mil mortos em decorrência da covid-19. "O Brasil está diminuindo duas décadas no conhecimento. Realmente me envergonha eu parar para falar de greve", diz a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Universa

Escolas de São Paulo terão novas regras no segundo semestre

A expectativa é do secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, que acredita na flexibilização, como o aumento do número de alunos nas salas, já a partir da volta às aulas para o segundo semestre, depois das férias de julho.

MSN

Escolas particulares reprovam esquema de volta às aulas da PBH: 'Inviável'

Caso a prefeitura de Belo Horizonte não reveja os protocolos fixados para retorno presencial dos alunos do Ensino Fundamental, detalhados nesta sexta-feira (11/6) no Decreto Municipal n° 17.348, as escolas privadas da capital consideram manter as portas fechadas para este público.

MSN

Dentro da Escola

Estudar e brincar são atividades que podem andar juntas

Com as brincadeiras, as crianças descobrem o mundo, se divertem e aprendem. Brincando, os pequenos exploram objetos, texturas, emoções, causas e consequências. Esses elementos lúdicos que ajudam na aprendizagem também podem estar em sala de aula.

Catraca Livre

Dicas

Professor do IFB Planaltina cria jogo virtual gratuito para estudantes

Disponível no Google Play desde o mês passado, o jogo “Fera Math” é um aplicativo educacional gratuito criado pelo professor de matemática Hênio Delfino do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Planaltina-DF. Com 250 questões organizadas em 8 fases, o game procura ser um instrumento no aprendizado de jovens e adolescentes a partir do celular.

Correio Braziliense

Projetos

De olho na Nasa, projeto-piloto com robôs leva programação a escolas

A participação do Brasil no programa Artemis, liderado pela Nasa, é o pano de fundo para o projeto-piloto “Robótica Espacial”, que pretende levar conceitos de programação para escolas brasileiras.
Trata-se de uma plataforma totalmente digital que é fornecida a instituições de ensino, para que crianças e adolescentes aprendam sozinhos a montar seu próprio robô, e assim passem a dominar conhecimentos práticos e teóricos de robótica.

Veja

Gestão

Pastor e tenente do exército passam a compor Conselho Consultivo do Inep

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (11) uma portaria com os nomes dos integrantes do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enem e pesquisas em educação. Entre os escolhidos, há um pastor e um tenentes do Exército, que também é deputado federal pelo PSL.

G1

Novo secretário de Educação do RJ diz que só a capital precisa de 20 escolas novas

Novo secretário estadual de Educação do RJ, Alexandre Valle afirmou que só no Município do Rio há um déficit de 20 escolas na rede.
“Posso assegurar que a secretaria, hoje, não tem problema de ordem financeira. Ela precisa fazer entregas. Nós temos hoje aproximadamente 20 escolas que a gente precisa construir novas, só na capital”, afirmou.

G1

Leis e políticas

Prevenção à violência contra mulher nos currículos escolares agora é Lei

A prevenção da violência contra a mulher será incluída nos currículos da educação básica. É o que determina a Lei 14.164, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada na edição desta sexta-feira, 11, do Diário Oficial da União. A norma, que tem origem no PL 598/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), também cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em instituições públicas e particulares de ensino básico.

Extra Classe

Governo promulga lei que garante internet gratuita a alunos e professores de escola pública

Serão destinados R$ 3,5 bilhões para ações que promovam a conectividade. Entre as fontes de recursos, estão as dotações orçamentárias e o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

G1

Policiais e jurídicas

Defensoria entra com ação pedindo isenção na taxa do Enem 2021 para quem faltou à edição passada devido à pandemia

Pelas regras em vigor, alunos que foram isentos em 2020 por se enquadrarem nos critérios, mas faltaram à prova, precisaram justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício. O resultado preliminar com os pedidos aprovados saiu na última quarta (9). Os recursos poderão ser apresentados entre 14 e 18 de junho, e as inscrições abrem em 30 de junho.

G1

EAD

Crise financeira aumenta evasão no EAD, aponta pesquisa

Levantamento feito pela ABED também mostrou que inadimplência preocupa as instituições de ensino do país
Censo da EAD (Educação a Distância), realizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), aponta que neste período de pandemia o número de matrículas na modalidade aumentou em 50%, mas para 70% dos que responderam a pesquisa, o impacto da crise financeira agravou a inadimplência e a evasão escolar.

R7

EAD cresce no Brasil, mas modelo é visto com cautela

O número de matrículas em cursos EAD aumenta desde 2009. Já a quantidade de alunos em cursos presenciais começou a cair em 2016, depois de apresentar crescimento desde 2009. Atualmente, quase 76% dos estudantes de ensino superior no país estão inscritos em unidades de educação da rede privada.

MSN

Ensino Superior

Após cortes, universidades federais reduzem auxílios a alunos vulneráveis e adiam retorno presencial

Com cortes orçamentários de até 36% das verbas de custeio determinados pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), universidades federais vivem um cenário de estrangulamento, com a suspensão parcial de bolsas para alunos vulneráveis e impacto até em pesquisas para vacinas contra a Covid-19.

Folha de São Paulo

Política partidária

Professores do Ceará são intimados por terem supostamente dado aulas antifascistas

Na tarde da última quinta-feira (10), quatro professores e cinco estudantes, da Universidade Federal do Ceará, receberam uma intimação para comparecer à polícia, a fim de prestar esclarecimentos sobre ação que apura atos antisfascistas, organização de polícia ideológica e perseguição a grupos por serem cristãos e não terem intenção de votar no Partido dos Trabalhadores.

Correio Braziliense