Notícias de Educação - 18/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Entenda por que o Brasil teve recorde de aprovação em 2020 mesmo sem que os alunos tenham de fato aprendido

O cenário dos sonhos revelado pelas taxas divulgadas no começo do mês pelo Inep, no qual índices de reprovação são até um décimo do ano anterior e de abandono foram reduzidos pela metade, reflete orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que sugeriu às redes a aprovação de seus alunos mesmo com problemas de aprendizagem.

O Globo

MP dá 20 dias para GDF apresentar plano de retorno às aulas presenciais

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou que o governo envie um relatório detalhado sobre a retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino. O documento, entregue à Casa Civil, deve ser respondido em até 20 dias e informar data do reinício, além de um plano de contenção e protocolos de segurança adotados para evitar surtos de covid-19 nas escolas.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Filhos têm QI inferior ao dos pais por culpa da era digital, diz neurocientista

Desmurget é autor do livro "Fábrica de Cretinos Digitais", onde aponta que os dispositivos digitais estão afetando o desenvolvimento neural de crianças e jovens. Em entrevista à BBC News, o neurocientista conta que o QI é medido por um teste padrão, mas frequentemente revisado. Ele menciona que pesquisadores observaram em muitas partes do mundo que o QI aumentou de geração em geração. Isso foi chamado de "efeito Flynn", em referência ao psicólogo americano que descreveu esse fenômeno. Mas recentemente, essa tendência começou a se reverter em vários países.

Canaltech

Projeto de tecnologia para o novo momento precisa de ambientes de aprendizagem flexíveis

Em 2021 os dispositivos portáteis, aplicativos e computadores já conquistaram um espaço no bolso e na sala de aula. Mais que isso, fazem parte do contexto pedagógico de muitas instituições de ensino. Mas, de que forma essa inserção pode afetar a trajetória de aprendizagem, ainda mais no contexto da pandemia de Covid-19, em que alunos estão presentes na escola em grupos diferentes?

Porvir

Gestão

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares será implantado em 74 escolas em 2021

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será implantado em 74 escolas em 2021. A ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa já implantou o Pecim em 53 escolas no ano de 2020, e a expectativa é de que o Programa seja implantado em mais de 200 unidades escolares até 2023.

MEC

Profissionais da Educação

Após mais de um mês, servidores da Educação aceitam pacote de medidas do governo e suspendem greve no Acre

A categoria aceitou o pacote de ações e planejamentos apresentados pelo governo estadual no último dia 2 de junho para a volta às aulas. Na época, o governo chegou a anunciar que não reconhecia o movimento grevista.

G1

Leis e políticas

Os primeiros meses de 2021 demonstram grandes avanços na implementação do Novo Ensino Médio

Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em articulação com as secretarias de educação, com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a implementação do Novo Ensino Médio tem apresentado grandes avanços nos primeiros meses de 2021.

MEC

Deputados aprovam urgência para projeto de educação bilíngue para surdos

Os parlamentares aprovaram nesta quinta-feira (17) o regime de urgência para o Projeto de Lei 4909/20, que determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. O texto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.

Câmara

Projeto classifica educação bilíngue para surdos como modalidade de ensino

Câmara

Policiais e jurídicas

Faculdade terá de indenizar estudante por demora na entrega de diploma

A Justiça do Distrito Federal decidiu que uma estudante que teve de esperar três anos para receber o diploma de graduação deverá ser indenizada em R$ 3 mil por danos morais. A decisão é da 1ª Vara Cível da Gama. Ainda cabe recurso.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação brasileira está em último lugar em ranking de competitividade

Um estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center comparou a prosperidade e a competitividade de 64 nações, em uma pesquisa que analisou como está o ambiente econômico e social do país para gerar inovação e se destacar no cenário global.
No eixo que avalia a educação, o Brasil teve a pior avaliação entre as nações analisadas, alcançando a 64ª posição.

CNN

Avaliação

MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja

Está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), a Portaria 411/21 que institui um grupo de trabalho, no âmbito do MEC (Ministério da Educação), para discutir a atualização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

R7

MEC ignora área técnica e quer criar 'tribunal ideológico' do Enem

Folha de São Paulo

Perfil de membros de 'tribunal ideológico' do Enem preocupa funcionários do MEC

Folha de São Paulo

Eventos

Audiência debaterá papel da educação, pesquisa e checagem no combate à desinformação

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza na segunda-feira (21) audiência pública para debater o papel da educação, da pesquisa, da checagem e da mídia no combate à desinformação. A audiência será realizada às 14h30, de forma virtual, a partir do plenário 13. Os internautas poderão acompanhar o debate ao vivo.

Câmara