Notícias de Educação - 22/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), pesquisadores da USP criaram um índice de segurança.
Um levantamento com dados públicos de cinco estados sobre medidas para o retorno às aulas presenciais aponta falhas nos protocolos analisados, considerando o que a ciência já apontou como seguro para impedir a transmissão de coronavírus (como o uso de máscaras e o escalonamento no transporte até a testagem). O resultado sinaliza risco de aumento de transmissão na reabertura das escolas, caso os protocolos não sejam revistos.

G1

Queiroga defende aulas presenciais com professores sem 2ª dose de vacina

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que os professores não precisam esperar a segunda dose de vacina contra covid-19 para retomar as aulas presenciais. Ele quer que esse retorno aconteça no começo do 2º semestre de 2021.

Uol

Escolas particulares do RS fecham acordo em mediação na Justiça sobre aulas presenciais

Termo de compromisso foi firmado em audiência entre sindicatos das instituições e dos professores
O termo de compromisso elenca sete orientações acordadas. Em resumo, o documento formaliza entre as partes a importância de manter o respeito aos protocolos sanitários, oferecer álcool gel na escola e máscara para os professores, escalonar horários de entrada, saída e intervalos de estudantes e afastar imediatamente pessoas que apresentem sintomas de covid-19.

Zero Hora

Educação: 85% das escolas públicas de BH voltaram as atividades presenciais nesta segunda

Expectativa é que os colégios que ainda não retornaram voltem as atividades até a próxima segunda
O primeiro dia de retorno das aulas presenciais de alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental teve adesão de 85% das escolas da rede municipal de Belo Horizonte. O número foi divulgado nesta segunda-feira pela subsecretária Municipal de Educação, Natália Araújo, que percebeu uma adesão melhor dos estudantes maiores se comparado com a volta do ensino infantil.

Itatiaia

Aulas presenciais têm baixa adesão em colégios de BH

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Como foi o semestre letivo? Saiba reconhecer conquistas e esforços de seus alunos

Depois de mais um semestre escolar desafiador, como encerrar as atividades e desejar bom recesso para os estudantes? Para Juliana Hampshire, psicóloga e consultora pedagógica do LIV (Laboratório Inteligência de Vida), entre as principais mensagens que podem ser passadas a crianças e jovens nesse momento, considerando todo o cansaço acumulado do ano passado, é reconhecer o caminho percorrido até aqui.

Porvir

Atividades fora da sala de aula são fundamentais para o aprendizado

Em atividades de fora da sala de aula, os estudantes podem vivenciar, com atividades práticas, o que viram dentro da escola e também são estimulados a levantar hipóteses e a fazer descobertas. Esse aprendizado é uma tendência crescente, ainda mais se pensarmos no período pós-pandemia.

MSN

Influência da China na economia do Brasil motiva estudo de mandarim

Apesar do reinado do inglês como segundo idioma escolhido pelo brasileiro, o aprendizado do mandarim ganha cada vez mais adeptos, motivados principalmente pela influência chinesa na economia do País. O gigante asiático é o maior parceiro comercial do Brasil, responsável por um total de US$ 33,6 bilhões do superávit de US$ 50,9 bilhões da balança comercial em 2020.

Terra

Tecnologia

Revolução digital também afeta campos tradicionais, como o Direito

Mudanças exigem constante reciclagem não apenas de quem trabalha em funções ligadas a tecnologias
O relatório Future of Jobs, publicado em outubro de 2020 pelo Fórum Econômico Mundial, aponta avanços tecnológicos considerados prioritários nos próximos anos para empresas de vários segmentos. Na agricultura, a internet das coisas é a meta de 88% das companhias entrevistadas. Já na área da Saúde, 89% projetam investimentos em inteligência artificial. Em serviços, big data é a tendência para 86% das empresas.

Terra

Gestão

Florianópolis reduz a quase zero a fila de espera na educação infantil

Desde 2016, o número de crianças que aguardavam por uma vaga na rede municipal de ensino diminuiu de 3.872 para 77 neste ano
Durante os meses de maio e junho deste ano, foram validadas 2.054 inscrições para uma vaga em Neims (núcleos de educação infantil) da Capital. Desse total, 96,25% conseguiram se matricular, segundo dados da Prefeitura de Florianópolis.

ND+

Profissionais da Educação

Servidores da Educação de Maceió paralisam atividades para cobrar reajuste salarial

Para cobrar da Prefeitura de Maceió o reajuste salarial, aquisição e oferta de equipamentos tecnológicos e internet para educação remota e trabalhos técnico-administrativos, servidores da Educação da rede pública de Maceió decidiram paralisar as atividades nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22), quando ocorrerá um ato em frente à sede da prefeitura, no bairro de Jaraguá. A categoria deve decidir, ainda, pelo indicativo de greve.

Gazetaweb

Inclusão

Unicamp tem maior índice de abstenção da história do vestibular indígena

A Unicamp informou, nesta segunda-feira (21), que o índice de abstenção do vestibular indígena 2021, realizado no domingo (20), foi de 57,6%. De acordo com a Comissão Permanente Para os Vestibulares da instituição (Comvest), 978 dos 1.697 candidatos não compareceram ao exame. O número foi o maior desde o início da aplicação da prova nesta modalidade, há três anos.

G1

Leis e políticas

A quem interessa o homeschooling?

A regulamentação do ensino domiciliar, hoje restrita a 0,03% dos alunos, abre as portas para a exploração do 'mercado cristão'
Como a interação será única e exclusivamente familiar, as mães devem assumir essa função, abrindo mão de atuar no mercado de trabalho e obter a sua própria renda. É o modelo dos sonhos do patriarcado. Além disso, a proposta subverte completamente a lógica do sistema, explica Marcele Frossard, doutora em Ciências Sociais e assessora de políticas sociais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. “Se a educação é direito da criança e do adolescente, esse direito passará a ser dos seus pais ou tutores.”

Carta Capital

Isso sim é doutrinação: as consequências do homeschooling

Carta Capital

Um direito humano tanto dos pais quanto dos filhos

MEC

RS: Entidades ligadas à educação pedem o veto ao PL do ensino domiciliar

Representantes de entidades ligadas à educação entregaram, no início da tarde desta segunda-feira, 21, ao chefe de gabinete da Casa Civil do governo do estado do Rio Grande do Sul, Jonatan Brönstrup, e ao subchefe legislativo da pasta, Luiz Gustavo Borges Carnelos, ofício dirigido ao governador Eduardo Leite pedindo o veto do Projeto de Lei 170/2019. Aprovado pela Assembleia Legislativa gaúcha no último dia 8 de junho, o PL dispõe sobre a educação domiciliar no estado (homeschooling).

Extra Classe

Policiais e jurídicas

Faculdade em SP teria usado professores de fachada em curso de pós-graduação

A Agência Pública entrou em contato com os dez professores que aparecem no diploma sob suspeita de fraude na Fics. Metade confirmou à reportagem que nunca deu aula no curso mencionado – alguns, como Amanda, nem sequer haviam lecionado na pós-graduação. “Fomos usados como laranjas porque eles precisam de mestres e doutores”, avalia a docente.

MSN

Ensino Superior

MEC nomeia novos integrantes do Conselho Superior da Capes

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria nesta segunda-feira (21) com os nomes dos novos integrantes do conselho que irá assessorar o órgão responsável por avaliar os cursos de pós-graduações do país (mestrado, doutorado e pós-doutorado). O mandato é de três anos.

G1

Polêmicas

Projetos para limitar discussão sobre racismo nas escolas se multiplicam nos EUA

Em 13 estados, os legislativos discutem esses projetos ou os governadores manifestam apoio público a uma possível tentativa de emplacar conteúdos desse tipo. Outros seis estados tentaram aprovar, mas não conseguiram.
Em comum nessas propostas, além da iniciativa de cercear o debate racial na educação pública, está uma campanha massiva contra a teoria crítica da raça, escola de pensamento jurídico fundada por professores negros e latinos na década de 1980 e que teve os EUA como berço.

Folha de São Paulo