Notícias de Educação - 23/jun/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Unicef lança guia ilustrativo para volta às aulas presenciais

Cartilha com personagens da Turma da Mônica traz orientações para prevenção ao novo coronavírus no ambiente escolar
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com a Mauricio de Sousa Produções lançaram uma nova cartilha: 'Cuidados na Escola'. O guia ilustrado com a Turma da Mônica traz orientações para prevenção ao combate da Covid-19 e está disponibilizado gratuitamente no site "Juntos Contra o Corona Vírus".

R7

Em 2020, Índice de Educação a Distância deu 'nota vermelha' a estados e municípios, diz estudo

O Índice de Educação a Distância, criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) após análise das ações adotadas entre março e outubro de 2020, apontou deficiências na implantação do ensino remoto nos estados com o fechamento das escolas no país.

G1

Capital seguirá governo de SP para volta às aulas em agosto, diz secretário

O secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a cidade seguirá a programação do Governo do Estado visando a volta às aulas em agosto. De acordo com o titular da pasta, atualmente, as escolas públicas e privadas da capital operam com 35% da capacidade devido à pandemia.

Porvir

Projetos

Na educação infantil, professora usa bonecas e cultura local para tratar de questões raciais

Conheça o projeto que buscou consolidar a relação escola-família-comunidade e fomentar o protagonismo das crianças para a construção de uma identidade racial positiva
“Uhuru” significa liberdade em suahíli, idioma falado por aproximadamente 50 milhões de pessoas na África Oriental (em países como Quênia, Ruanda, da Tanzânia e Uganda). Com a intenção de reforçar o reconhecimento da função sociopolítica contida na primeira etapa da educação básica, o projeto “Uhuru: Procura-se representação” foi pensado para fortalecer a consciência identitária das crianças e demais participantes, sobretudo no que diz respeito à questão étnico-racial.

Porvir

Gestão

Gestão escolar ágil: Como definir metas alinhadas a estratégias de crescimento

Como podemos capturar as melhores oportunidades geradas pela crise, repensar a gestão escolar e seguir adiante com mais força e capacidade para crescer mesmo em um momento tão desafiador?

Escolas Exponenciais

MS: Para melhorar aprendizado, governo cria a Fundação de Apoio à Educação Básica

Para melhorar a qualidade da aprendizagem no Estado, o governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei que cria a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb/MS). Ela terá personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira e será vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SED).

A Crítica

Opinião

Educação merece prioridade, mas não sabe priorizar

Adolescentes e jovens são os mais urgentes a serem atendidos em meio à enorme crise educacional instalada hoje no Brasil, mas sua priorização não tem encontrado ressonância nas ações governamentais e menos ainda no diálogo público. Mais especificamente, os alunos do ensino médio (inclusive técnico e profissional) e do ensino superior precisam ser priorizados no retorno às aulas presenciais, quando isso for possível, e nas estratégias para apoiar sua continuidade nos sistemas de ensino.

Nexo

Eventos

MEC lanca programa de formacao inicial e continuada para professores e diretores escolares

O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formacao Inicial e Continuada para Professores e Diretores Escolares, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), tem por objetivo induzir a oferta de cursos de licenciatura que atendam às necessidades da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares para atuarem nessa etapa de ensino.

MEC

Negócios

Positivo Tecnologia cria área de negócios de educação em parceria com startups

A Positivo Tecnologia, que tem 90% do faturamento atrelado a venda de computadores, servidores, tablets e celulares, está abrindo uma nova área de negócios no setor de educação. O foco é vender, em parceria com startups, tecnologia de suporte ao ensino a escolas públicas e privadas.

Valor Investe