Notícias de Educação - 03/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Após 1 ano e meio de ensino remoto, escolas reabrem pela 1ª vez com desafio de igualar aprendizagem

Após um ano e meio no ensino remoto, boa parte dos alunos e das redes de ensino pelo País retomou as aulas presenciais pela primeira vez. O avanço da vacinação e a melhora nos indicadores da covid-19 impulsionam o retorno à escola. Além dos protocolos sanitários, o desafio de colégios e gestores será lidar com classes ainda mais heterogêneas, formadas tanto por alunos que tiveram suporte para aprender quanto por aqueles que passaram longe dos cadernos na pandemia. E acolher todos os estudantes.

Terra

Pandemia mudou comportamento de 94% de crianças e adolescentes

A pesquisa "Onde e como estão as crianças e adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?", realizada pelo Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (2), aponta que 94% das crianças e adolescentes apresentaram mudança de comportamento durante a pandemia. Outro dado que chama a atenção: 34% dos entrevistados disseram não ter comida suficiente para a família.

R7

No ensino remoto, professores trabalham mais e alunos estudam menos, mostra pesquisa em SP

Pesquisa do Vox Populi encomendada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) aponta que metade dos professores afirmam que trabalharam mais horas durante o ensino remoto, enquanto 80% dos estudantes alegaram que estudaram por menos tempo do que antes da pandemia.

O Globo

RJ: Migração de alunos de escolas privadas para públicas cresce 30% na pandemia

Só no sistema estadual de ensino, foram mais de 27 mil novas matrículas oriundas da rede privada. Já as unidades do município do Rio receberam cerca de 21 mil estudantes do segmento. Uma mudança, associada à recessão econômica, que preocupa educadores. Especialistas ouvidos pelo GLOBO alertam que a resposta educacional à Covid-19 deve ser rápida e eficaz, sob o risco de um recuo ainda maior do progresso duramente conquistado nos últimos anos.

iG

SP: Volta às aulas não está sendo feita de qualquer jeito, diz coordenadora

A atual coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica de SP, Débora Garofalo, defendeu hoje a volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino, dizendo que houve planejamento do governo de São Paulo para um retorno seguro para estudantes e professores.

Uol

É preciso ter segurança para voltar às aulas, diz líder dos professores

Uol

Só 1 em 4 escolas estaduais tem capacidade para receber 100% dos alunos

Uol

Mesmo autorizadas, escolas particulares não têm retorno de todos os alunos em SP

Folha de São Paulo

Evasão escolar pode chegar a 35%, diz secretário estadual da Educação de SP

Folha de São Paulo

68 cidades em SP têm decretos impedindo aulas presenciais, diz secretário

Uol

Dentro da Escola

Por que ensinar linguagens de programação para crianças?

Se o domínio do inglês é um grande diferencial na formação há décadas, o conhecimento dos códigos de computação fará a diferença no currículo nos próximos anos. Por isso, o ensino de programação para crianças tem ganhado cada vez mais destaque.

MSN

Gestão

Estados e municípios tiveram redução média de 9% nos gastos com educação

Estados e municípios diminuíram despesas com educação em 2020, durante a pandemia de covid-19. Mesmo com escolas fechadas, o ano passado foi considerado por especialistas o mais crítico para o ensino no mundo todo, o que demandaria investimentos em novas formas de ensinar, conectividade e infraestrutura das escolas para o retorno. O orçamento do Ministério da Educação também foi reduzido. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado nesta segunda-feira, 2, pelo Todos pela Educação e pela Editora Moderna.

O Estado de São Paulo

Investimento em ensino médio integral reduz matrículas no fundamental

O Brasil teve uma queda de 9% nas matrículas de tempo integral na educação básica do ano passado em comparação com 2019. O ensino fundamental 2 concentrou a maior diminuição, segundo dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020.

Uol

Perto de entrar em vigor, novo ensino médio esbarra em falta de estrutura

Como as novas regras foram aprovadas há quatro anos, boa parte das unidades da federação afirmam estar se preparando adequadamente para a adoção do novo currículo – mesmo antes da portaria do Ministério da Educação que detalhou o cronograma.
"A parte de infraestrutura é, de fato, o que mais pesa. O ensino médio implica uma possibilidade de escolha do estudante. Nós temos alguns gargalos, que são municipios que só têm uma escola, e a escola só tem uma turma. O desafio é esse: como dar a opção do estudante fazer sua escolha neste cenário ".

Gazeta do Povo

Brasil perde matrículas de educação integral, estratégia essencial para recuperar aprendizagem no pós-pandemia

Estratégia essencial para a recuperação de aprendizagem perdida na pandemia, o tempo integral (quando os alunos ficam pelo menos sete horas diárias na escola) tem diminuído no Brasil. A queda vai na direção contrária do que determina o Plano Nacional de Educação (PNE), lei que prevê como uma das metas o país ter 25% das matrículas nesse modelo a partir de 2024.

Extra

Governos apostam em bolsas, merenda e até busca ativa de alunos para evitar evasão escolar

(...) Estratégias como a de Campestre do Maranhão têm sido usadas por estados e municípios para conter a evasão escolar na volta às aulas presenciais, previstas para hoje em escolas públicas de todo o País. Para garantir que o maior número possível de alunos compareça, gestões têm investido também em incentivos financeiros vinculados à frequência nas aulas, reforço na alimentação e até bolsa para pais e responsáveis desempregados.

O Globo

ES lança programa de incentivo para implantação de tempo integral em escolas municipais

O Governo do Espírito Santo lançou, nesta segunda-feira (2), o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).
O projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), estabelece o repasse direto aos municípios do valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos.

G1

Inclusão

Lei de cotas depende de ajustes para democratizar mais a universidade

A política de cotas reduziu a desigualdade no ensino superior brasileiro, ampliou o debate sobre racismo e levou diversidade até os cursos mais elitizados. Perto de completar uma década, a lei depende agora de uma revisão capaz de assegurar o processo de transformação das universidades brasileiras.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Secretários de Educação formam ‘consórcio’ para afinar pauta na grade curricular

Secretários de educação de 225 cidades enviaram carta aberta à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados cobrando a aprovação do Projeto de Lei 5182/19, de autoria da deputada Luisa Canziani (PTB/PR), que prevê pauta afinada sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs).
Os ADEs permitem que municípios com proximidade geográfica e semelhantes características sociais se organizem em rede para adotarem estratégias conjuntas de políticas educacionais.

iG

Inep define cálculo de novo indicador educacional

O indicador definirá os percentuais mínimos da complementação Valor Aluno Ano Total (VAAT) a serem aplicados pelos municípios à educação infantil. O objetivo é que a somatória individual dos municípios atinja o percentual global de 50% dos recursos complementares da União, como estabelecido no novo Fundeb.

MEC

Ministro das Comunicações fala ao Senado sobre internet nas escolas

A comissão que debate as ações no enfrentamento à covid-19 no Senado recebeu hoje (2) o ministro das Comunicações Fábio Faria. Os senadores queriam ouvir do ministro as providências do governo federal para a instalação de internet nos estabelecimentos de ensino, no esforço de retorno às aulas de maneira segura. Faria afirmou que o leilão do 5G deverá atender as escolas sem acesso à internet.

EBC

130 mil escolas públicas terão acesso à internet, segundo Fábio Faria

Correio Braziliense

EAD

Ministério da Educação aprova primeira graduação em Direito 100% on-line

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do Curso de Graduação em Direito de maneira 100% remota na Faculdade CERS, cuja sede fica no Recife (PE). A aprovação se deu após análise feita durante os dias 19 e 20 de julho.

Rota Jurídica