Notícias de Educação - 06/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

DF: Alegria e segurança marcam retorno da educação infantil

“A volta às aulas está sendo tranquila. A alegria das crianças e a tranquilidade dos pais ao voltarem para escola estão sendo muito bonitos de testemunhar”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Ao longo da manhã, a secretária recebeu relatos das 14 coordenações regionais de ensino do DF. Todas reportaram ambiente calmo na volta dos estudantes e respeito total aos protocolos sanitários para evitar surtos de covid-19 dentro das escolas.

Agência Brasília

Após retorno tranquilo no DF, Educação espera 154 mil alunos na segunda-feira

Correio Braziliense

MG: Volta às aulas: servidores da rede estadual de educação no Centro-Oeste aderem a 'greve sanitária' no retorno do 2º semestre letivo

Uma nova "greve sanitária" dos trabalhadores da rede estadual de educação nos municípios do Centro-Oeste foi aderida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), com sede de Divinópolis, na última segunda (2). O movimento ocorre em protesto pelo retorno presencial do 2º semestre letivo durante a pandemia da Covid-19.

G1

Comissão de Educação da Câmara vai acompanhar volta às aulas em Maceió

O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Maceió, João Catunda, anunciou na tarde desta quinta-feira (05), que a comissão irá visitar todas as escolas municipais para acompanhar o implementação dos protocolos sanitários necessários para um retorno seguro das atividades escolares

Cada Minuto

Dentro da Escola

Novo ensino médio convida aluno a atividades práticas apoiadas em tecnologia

Na virada para o ano letivo de 2022, os estudantes vão encontrar uma nova organização a partir das áreas de conhecimento, maior carga horária e também a possibilidade de se aprofundar em temas de seu interesse. Como foco deste trabalho está o desenvolvimento de habilidades e das competências por parte do estudante, além da construção do conhecimento a partir de uma visão mais ampla e uma compreensão mais orgânica e menos fragmentada.
No nível da escola o projeto de tecnologia deve apoiar tanto a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e a realização de atividades práticas, quanto o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mundo digital.

Porvir

As novidades do Novo Ensino Médio, a partir de 2022

Os estudantes paulistas contam com uma ampliação da grade horária da rede estadual a partir de 2022. O Novo Ensino Médio começou a ser implementado na turma do 1º ano em 2021 e em 2022 e 2023 avança para as séries subsequentes. Mas quais são as novidades? Os alunos poderão escolher, a partir do 2º ano, além da formação básica, mais áreas de interesse para se aprofundarem.

MSN

Educação e Tecnologia: dicas de uma especialista em Inovação

Quem já não se perguntou: “como a gente fazia antes do Whatsapp, do Waze, do Uber?” Tudo era bem mais demorado, complicado e desconectado, com certeza. No universo da educação, também existem aplicativos que estão ajudando muito o dia a dia da comunidade escolar, seja em termos de educação, gestão, comunicação e principalmente motivação dos alunos, nativos digitais!

Escolas Exponenciais

Novo modelo de educação financeira: como superar crises?

A pandemia trouxe incertezas econômicas em vários setores do mercado – e na educação não foi diferente. Famílias acabaram tendo a renda afetada, fazendo com que as escolas tivessem que lidar com a inadimplência ou adotassem medidas para seguirem parceiras dos pais e alunos. Essa não é a primeira e nem será a última crise vivida pelo mercado. Assim, a pandemia também serve de alerta para a importância de adotar novos modelos de educação financeira para superar crises.

Escolas Exponenciais

Gestão

Bolsonaro permite adiar pagamento de internet a escolas

Medida retira prazo para repasse de R$ 3,5 bilhões; governo federal chegou a entrar com ação no STF
O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória para deixar de fornecer internet gratuita para as escolas públicas. A MP retira o prazo para que o governo repasse R$ 3,5 bilhões para garantir acesso para professores e alunos de instituições públicas de ensino básico.

Terra

Homeschooling: como andam as tentativas de regulamentação pelo Brasil

A discussão sobre o homeschooling no Brasil ganha terreno aos poucos no Congresso e na sociedade, com projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados e em alguns estados e municípios, enquanto mais famílias aderem informalmente à prática.

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Licenciaturas terão um ano para adequação a novas diretrizes curriculares

Os cursos voltados para a formação de professores terão mais um ano para se adequar às novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019. O prazo, que terminaria no final desse ano, foi estendido até o final de 2022, em parecer aprovado hoje pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Uol

Inclusão

‘Não Desista do Seu Futuro’: mais educação, menos evasão escolar

Com música de Carlinhos Brown e Lexa, além de cinco filmes que destacam a importância da educação, organizações incentivam os jovens a continuarem estudando
Para incentivar os jovens a darem continuidade aos estudos e não perderem o vínculo com a escola, Globo, Fundação Roberto Marinho e mais de 30 organizações que trabalham com educação dão continuidade ao projeto “Não Desista do Seu Futuro”.

Lunetas

Assista ao primeiro vídeo da campanha

Youtube

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que faculta à escola de ensino médio oferta de orientação vocacional

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (4), proposta que permite às escolas de ensino médio oferecer serviço de orientação vocacional aos seus alunos, prestado por profissionais habilitados. A oferta do serviço será facultativa, e a participação dos alunos também não será obrigatória.

Câmara