Notícias de Educação - 09/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Conteúdos do ano letivo de 2021 podem ser concluídos em 2022, decide CNE

Nos ensinos fundamental e médio, escolas ficam desobrigadas de cumprir número mínimo de dias letivos, mas devem garantir piso de 800 horas. No infantil, essa exigência também é dispensada.
As escolas de ensino básico (infantil, fundamental e médio) poderão concluir o conteúdo curricular de 2021 em 2022, segundo uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada nesta sexta-feira (6) no "Diário Oficial da União".

G1

Com avanço na vacinação, países relaxam protocolos escolares

Aula sem revezamento, crianças sem máscara no pátio, fim da quarentena preventiva para alunos vacinados. Medidas como essas, adotadas recentemente por alguns países com vacinação adiantada, permitem vislumbrar o futuro das escolas pós-pandemia.
No Brasil, porém, especialistas alertam que ainda é cedo para pensar em flexibilização diante do atual cenário epidemiológico.

Folha de São Paulo

Em busca do tempo perdido

Depois de um ano e meio sem ensino presencial, escolas tentam voltar à normalidade, começam a receber os alunos com cuidados redobrados e lidam com novos desafios de socialização e aprendizado pós-pandemia

IstoÉ

Colégio de elite de SP se manifesta contra 'grande festa' de alunos no fim de semana

Duas escolas particulares tradicionais de São Paulo enviaram comunicados às famílias manifestando preocupação com a participação de estudantes em eventos fora do colégio. Segundo o Dante Alighieri, na região central de São Paulo, uma "grande festa" entre estudantes está marcada para o próximo fim de semana. O Bandeirantes, na mesma região, decidiu colocar em "quarentena obrigatória" alunos que participarem de um evento esportivo com bebidas alcoólicas marcado para esta sexta-feira, 6.

Terra

Redes municipais de educação do Piauí retomam aulas presenciais

Máscara fácil e álcool em gel são os novos itens que compõem os materiais escolares de estudantes do ensino infantil e fundamental das redes municipais de ensino do Piauí. Após a vacinação dos profissionais da educação, as Secretarias Municipais de Educação investem em uma retomada gradual das aulas presenciais observando as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Cidade Verde

Covid: aulas presenciais são suspensas em escolas estaduais de 56 cidades do RJ

O governo do estado determinou, nesta sexta-feira, a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede estadual da capital e de mais 55 de municípios, na próxima semana (de 9 a 13 deste mês), em razão do aumento do número de casos de Covid-19.

iG

Rio: escolas municipais e particulares vão manter aulas presenciais

iG

Comissão de vereadores vai discutir evasão escolar em BH, agravada pela pandemia

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vai realizar audiência pública para debater a evasão escolar na capital, situação agravada pela pandemia. Os debates serão em 26 de agosto, às 13h, conforme requerimento aprovado na última quinta-feira (5).
Informações sobre disponibilidade de equipamentos eletrônicos com acesso à internet, atendimento a alunos com deficiência auditiva nas escolas da rede municipal e ações socioambientais também serão solicitadas pelo colegiado à prefeitura.

Hoje em Dia

Gestão

Apesar de avanços na educação brasileira em 20 anos, desigualdades começam nos anos iniciais e resistem nas etapas seguintes, mostra Ipea

Uma análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de dados da educação brasileira ao longo de 20 anos mostrou que a combinação de desigualdades de gênero, raça e classe criam um fosso já nos anos iniciais da escolarização, dificultando o acesso à educação no país, e se perpetuando até anos depois.

O Globo

Profissionais da Educação

Profissionais da educação estão mais qualificados

No Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado nesta sexta-feira, 6 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca o aumento de sua qualificação e valorização. O Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2020 revela considerado avanço das metas voltadas para esses profissionais.

Inep

Inclusão

Só 20% das universidades públicas têm cotas para ingresso de quilombolas, diz estudo do Gemaa

Isso significa apenas 21 instituições de ensino superior em oito estados — nenhum do Sudeste — com este tipo de política afirmativa. Juntas, elas possuem 2.035 vagas disponíveis para quilombolas.
— Há diversidade na população negra, que é bastante múltipla. A população quilombola tem questões específicas e ela, concretamente, não chegou às universidades via ações afirmativas — afirma o responsável pelo estudo, Jefferson Belarmino de Freitas, pesquisador e subcoordenador do Gemaa, grupo ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O Globo

Mulheres negras são hoje maior grupo nas universidades públicas do país

Discriminadas no mercado de trabalho, as mulheres negras tiveram uma série de avanços educacionais e são hoje o grupo mais numeroso das instituições de ensino superior públicas, mostram levantamentos recentes.

Folha de São Paulo

Lei sobre educação de surdos abre debate sobre segregação de alunos

Texto tem apoio da comunidade, mas há resistências relacionadas à intensificação da separação
Com a nova lei, sancionada na terça-feira (3), que atualizou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a educação bilíngue de surdos ganha status de modalidade própria, independente da educação especial.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

O Brasil precisa mesmo de um Ministério da Educação?

Embora ainda sejam uma corrente minoritária, os defensores da abolição do Ministério da Educação fazem cada vez mais barulho - especialmente entre organizações de perfil liberal. O argumento é o de que a gestão das escolas e universidades não precisa de um comando em Brasília encarregado, dentre outras coisas, de estabelecer currículos para o ensino básico, nomear reitores de universidades e distribuir recursos entre prefeituras e governos estaduais.

Gazeta do Povo

Deputados querem derrubar MP que tira prazo para levar internet a alunos

A FPME (Frente Parlamentar Mista da Educação) se posicionou de forma contrária à Medida Provisória editada pelo governo federal que retira o prazo para que a União invista R$ 3,5 bilhões para o fornecimento de internet a alunos de escolas públicas nos estados e municípios.

Uol

Deputada apresenta projeto de lei que proíbe linguagem neutra em escolas públicas e privadas

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) apresentou, na terça-feira (3), o projeto de lei 2650/2021, que veda a utilização de linguagem neutra em escolas públicas e particulares de todo o país. A proposta adiciona ao artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB) o seguinte trecho: “Fica vedada às escolas públicas e privadas a utilização de linguagem neutra em todos os seus materiais didáticos e documentos oficiais”.

Gazeta do Povo

Especialista em alfabetização aponta consequências da linguagem neutra

Gazeta do Povo

Eventos

Olimpíada gamificada reúne mais de 75 mil estudantes do país

O evento online e gratuito reúne mais de 75 mil alunos dos anos finais do ensino fundamental. A Olimpíada Nacional Jovens Gênios 2021 é a maior competição multidisciplinar da América Latina das escolas públicas e particulares.

R7

Negócios

Em alta, educação digital já originou mais de 300 startups no país

Em paralelo ao avanço científico e aos novos moldes adotados pelo mercado de trabalho, o desenvolvimento tecnológico também se tornou consequência direta da pandemia de covid-19 no setor de educação. A adaptação ao ensino digital e adoção de novos modelos de aprendizado remoto já deram origem a quase 400 startups de educação no país, mostra pesquisa da Liga Ventures em parceria com a edtech Qconcursos e a consultoria PwC. A inovação abre um mundo de oportunidades para empresas dos mais variados setores.

Exame