Notícias de Educação - 11/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

CNE traz orientações sobre retorno às aulas presenciais

Desde o ano passado, a Covid-19 impôs o ensino remoto a milhares de estudantes de todo o país. Com o retorno gradual às atividades escolares presenciais, o Conselho Nacional de Educação publicou diretrizes nacionais que orientam a regularização do calendário escolar da educação básica, superior e educação especial. A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União no início deste mês. (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801)

Gov.br

Entidades pressionam escolas para retomada das aulas presenciais

Com a lentidão de reabertura das escolas para aulas presenciais, sobretudo nas instituições públicas, um grupo de organizações que atua direta ou indiretamente com a temática da educação criou o movimento #TáNaHoraDaEscola. O objetivo é ajudar na mobilização nacional pela volta às aulas, com a divulgação de informações (pesquisas, relatórios, planilhas e demais materiais) para todos os atores envolvidos no processo de retomada – gestores públicos, pais e responsáveis, profissionais de educação, entre outros.

Gazeta do Povo

Greve na educação em MG continua por tempo indeterminado, decide sindicato

A greve no ensino presencial da rede estadual de educação de Minas Gerais, que teve início na segunda-feira (2), vai continuar por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), na tarde desta terça-feira (9). O sindicato garante que o trabalho remoto continuará a ser prestado aos alunos. A entidade entende que o atual estágio da pandemia no Estado não permite o retorno as atividades presenciais e pede "vacinação massiva da população".

O Tempo

Governo do RS flexibiliza regras para transporte, educação e academias; veja o que muda

O governo do Rio Grande do Sul alterou, na segunda-feira (9), as regras de funcionamento de transporte, educação e academias, em razão da pandemia de Covid-19. O texto, publicado no Diário Oficial, estabelece protocolos como ocupação máxima de público e utilização de espaços comuns.

G1

Saúde edita resolução e escolas do Paraná podem receber mais alunos por sala de aula

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta terça-feira (10) que o Estado vai ampliar o número de alunos por sala de aula nas escolas que formam a rede pública de ensino do Paraná. A medida também pode ser replicada nas demais escolas públicas (municipais) e na rede privada, do ensino básico e superior.

Agência Paraná

Professores da rede pública do DF pedem testagem em massa nas escolas

De acordo com a diretora do Sinpro-DF é preciso haver uma testagem em massa das pessoas nas escolas, além da realização de outras melhorias nas unidades
Com a recente volta às aulas presenciais na rede pública de ensino do DF, problemas como falta de ambientes ventilados, máscaras de proteção para estudantes e quantidade de funcionários para manter a higienização das escolas são fatores que precisam ser melhorados, segundo o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

Correio Braziliense

No 2º semestre, alunos querem parte das aulas presenciais e parte à distância, diz pesquisa de universidades privadas

Levantamento da empresa de pesquisas educacionais Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) diz que 55% dos entrevistados preferem o retorno parcial das aulas presenciais, com a manutenção do ensino remoto em parte da semana.

Extra

Ensino híbrido agrada a estudantes de universidades privadas

EBC

Dentro da Escola

Ensino híbrido e I.A.: que esperar da educação nos próximos anos

Diversas tecnologias e metodologias são discutidas, testadas e aplicadas em escolas do mundo inteiro para fazer com que o aprendizado se torne cada vez mais eficaz. Especialistas também se preocupam ano a ano, não apenas em melhorar números e técnicas, mas criar maneiras de tornar o estudo mais interessante e atrativo para todas as faixas etárias.

Guia do Estudante

Estatística, pesquisas e estudos

Mais de 24 mil crianças no Brasil são superdotadas, mostra censo

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial, mas o número real pode ser ainda maior.

iG

Ensino Superior

Ministro da Educação defende que universidade seja 'para poucos'

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade". Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

G1

Movimento estudantil reage a declarações de Milton Ribeiro: ‘Bravatas do bolsonarismo’

Carta Capital

Opinião: Ao contrário do que diz ministro, se engenheiros viram Uber, culpa não é da universidade

Folha de São Paulo

Educação tem menor investimento em 10 anos e ministro defende ‘universidades para poucos’

MSN

MEC intervém na Unifesp e muda procurador da universidade à revelia da reitoria

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) trocou o procurador-chefe na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) à revelia da reitoria. O ato fere instrução normativa sobre o tema e atenta contra a autonomia universitária e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Folha de São Paulo

Após impasse, reitor eleito em 2019 é nomeado pelo MEC para assumir cargo no IFSC

O professor Maurício Gariba Júnior foi nomeado no Diário Oficial da União desta terça-feira (10) para ser o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Ele venceu o 2º turno no ano passado, mas não tinha sido nomeado até então, segundo Ministério da Educação (MEC), por causa de uma investigação em processo administrativo

G1