Notícias de Educação - 12/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube: Rádio Web Manawa. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Protocolo contra Covid amplia fosso entre escolas públicas e particulares

Os diferentes protocolos se somam ao fosso de desigualdade ampliado na pandemia entre escolas públicas e privadas. Nas particulares, em que há mais estrutura para o controle de casos e famílias com acesso a testes, os alunos têm uma chance maior de permanecer com aulas presenciais. A discussão torna-se ainda mais relevante neste segundo semestre, em que o governo paulista permitiu a presença de 100% dos alunos nas escolas, e as ocorrências de Covid dentre as turmas tendem a ser mais frequente.

Folha de São Paulo

'Recusei emprego, não tinha com quem deixar meu filho': creches fechadas impactam educação e renda

Crianças matriculadas em creches públicas de Fortaleza devem retornar aos espaços, gradualmente, em setembro. A previsão é alívio para famílias – que têm visto o desenvolvimento dos pequenos e a renda das casas serem impactados há 17 meses.

Diário do Nordeste

MT: Seduc descarta nova paralisação nas escolas: “Educação é prioridade”

Desde a retomada das aulas, pelo menos 11 escolas registraram casos de Covid-19
O secretário afirmou que, recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei que coloca a Educação como atividade essencial no Estado. Por isso, não há de se falar em fechamento das atividades escolares.

Mídia News

'Greve sanitária' da Educação continua no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; veja situação das cidades

Os servidores da educação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba seguem em greve sanitária por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), em assembleia-geral realizada na terça-feira (10), profissionais em todo estado decidiram por manter o movimento.

G1

Liminar proíbe Prefeitura de Criciúma a anotar faltas de profissionais da Educação durante pandemia

Segundo o magistrado, “com base nos fatos trazidos à apreciação judicial, a conduta adotada pela Fazenda Pública Municipal de Criciúma de exigir o retorno imediato dos servidores às atividades presenciais sob pena de registro de falta e desconto salarial afronta a decisão judicial, na medida em que visa unicamente coagir os trabalhadores a não se beneficiarem daquilo que lhes foi assegurado judicialmente”. O juiz também afirmou “que no atual contexto pandêmico, os descontos realizados pelo Município, são aptos a afetar o orçamento familiar dos servidores e ocasionar danos irreparáveis”.

Engeplus

Universidades estaduais e federais na Bahia seguem sem previsão de retorno das aulas semipresenciais

As universidades estaduais e federais na Bahia seguem sem uma previsão para entrar na fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais. A informação foi divulgada pelas assessorias das instituições de ensino.

G1

Califórnia torna obrigatórias vacinas contra Covid-19 para professores

O número de casos de coronavírus aumentou nas últimas semanas e as autoridades consideram a variante delta — que se espalha mais rapidamente — como a causa (saiba mais no VÍDEO abaixo).
Isso tem preocupado pais e educadores, pois o estado mais populoso dos Estados Unidos se prepara para reiniciar as aulas, o que significa o retorno das crianças não vacinadas às salas de aula.

G1

Dentro da Escola

Como trabalhar a educação socioemocional no processo pedagógico?

A palavra da vez é aprendizagem! As transformações globais que aconteceram nas últimas décadas, em especial a pandemia de COVID-19, exigem de todos nós – sejam alunos, professores ou gestores – a capacidade de aprendizagem contínua para solucionar problemas diversos, muitos deles ainda desconhecidos.
Nesse sentido, cabe às escolas, agora mais do que nunca, visualizarem o aluno em sua integralidade e desenvolverem também suas competências socioemocionais (determinação, foco, autoconfiança, criatividade, etc.), sem deixar de lado as competência cognitivas, com objetivo de prepará-los para essa nova realidade. Um desafio e tanto, não é?

Escolas Exponenciais

Dicas

No Dia do Estudante, veja 12 sites com cursos on-line e gratuitos

Em tempos de pandemia, como a que o mundo vive em razão da Covid-19, muitos foram (e são) os desafios que estudantes estão enfrentando. Escolas fechadas, aulas somente de forma remota e muitas dúvidas, o que fez com que aumentassem as buscas por cursos on-line. O Brasil Escola nesta data listou 12 sites que podem te auxiliar na escolha de cursos e serviços oferecidos na internet para estudantes. E o melhor, gratuitamente!

Brasil Escola

Gestão

Educação em SC: Ensino Médio terá carga horária maior em 2022

Secretaria de Estado da Educação anunciou mudanças para o ensino médio nas escolas estaduais, com 200 horas/aulas a mais e escolha de disciplinas. Vejas alterações.
A Secretaria de Estado da Educação aproveitou a tarde do dia do estudante para anunciar mudanças no ensino médio em Santa Catarina. Pela alteração divulgada na quarta-feira (11) em Florianópolis, a carga horária será maior e os alunos poderão escolher alguns componentes curriculares em uma grade flexível.

G1

Cruesp divulga nota pública sobre preocupação com a educação e a ciência brasileira

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou hoje, dia 11 de agosto, uma nota pública em que expressa a preocupação com a forma pela qual a educação e a ciência têm sido tratadas pelo governo federal. De acordo com o comunicado, “um verdadeiro desmanche está em curso, o qual trará graves consequências a médio e longo prazos”.

Jornal da USP

Profissionais da Educação

Servidores da educação de Manaus festejam plano de valorização

Servidores da Secretaria de Educação (Semed), sob o comando do titular Pauderney Avelino, comemoraram o anúncio feito hoje (11) pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Trata-se do plano de valorização do setor que garante, entre outros benefícios, o plano de cargos, carreira e remuneração em vigor.

BNC

Leis e políticas

Governo volta a tentar criação de voucher para creche, agora como 'jabuti' na MP do novo Bolsa Família

Uma proposta na Medida Provisória do "Auxílio Brasil", o novo Bolsa Família, gerou reação na área educação por abrir caminho para a adoção do voucher para financiamento de matrículas no ensino infantil. Considerado um "jabuti", termo que nomeia trechos inseridos sem relação direta com o assunto da medida, o “Auxílio Criança Cidadã” deve sofrer resistência da maior parte da bancada da educação no Congresso.

O Globo

PNLD 2020 – 2022: ‘Não aos livros didáticos na educação infantil’

O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) manifesta sua preocupação com a ação promovida pelo Ministério da Educação em relação à adoção de livro didático na fase de educação infantil, no edital para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2020 – 2022). O uso do livro didático nessa etapa vai contra as concepções que fundamentam toda a política de educação infantil do país, que concebem as crianças e suas experiências como o centro do processo educativo e não a construção precoce e compulsória do ofício de aluno.

Lunetas

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Chamados de 'vedetes' por ministro, institutos federais de ensino têm falta de verba e de estrutura

Chamados pelo ministro da Educação de "as vedetes do futuro", os institutos federais tiveram redução de 20% no orçamento, preveem cenário apertado no ano que vem e não têm recursos para laboratórios, refeitórios e bolsas. Nesta semana, Milton Ribeiro disse que universidades deveriam ser para poucos e que aposta nas formações tecnológicas desses institutos.

Terra

Ensino Superior

Após polêmica, ministro diz que não quer tirar acesso ao ensino superior

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou hoje que não quer tirar o acesso do brasileiro ao ensino superior, mas voltou a defender a formação técnica. Em entrevista à CNN, o ministro ressaltou que "está na hora do Brasil olhar para a educação de nível técnico".

Uol