Notícias de Educação - 13/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Nove escolas públicas têm casos confirmados de covid-19, segundo Sinpro-DF

O retorno presencial das escolas públicas do Distrito Federal tem causado intenso debate entre pais, profissionais da educação e da saúde. Até agora, estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, bem como de Jovens e Adultos (EJA), voltaram às atividades em sala de aula. No entanto, ao menos nove colégios tiveram de adiar a retomada completa ou parcialmente, devido a casos da covid-19 (leia Lista). O levantamento é do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), que destaca haver medo por parte da categoria, devido ao avanço da variante Delta.

Correio Braziliense

USP, Unicamp e Unesp vão exigir vacinação para alunos e professores na volta presencial

As três universidades estaduais paulistas vão exigir a vacinação completa de seus professores, alunos e funcionários para a volta presencial neste segundo semestre. Segundo portaria que será publicada nesta sexta-feira, ao qual o Estadão teve acesso, as aulas presenciais na Universidade de São Paulo (USP) retornarão em 4 de outubro apenas para estudantes imunizados contra a covid-19 com as duas doses. Reitores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Estadual Paulista (Unesp) têm a mesma opinião, mas sem ainda data específica para o início - a previsão, nas duas, é a partir de setembro.

O Estado de São Paulo

Dentro da Escola

Como melhorar a participação dos estudantes nas discussões em sala de aula

Professores podem criar uma sala de aula com abordagem centrada no aluno, garantindo que todos tenham a chance de contribuir
Todos queremos que cada um de nossos alunos se sinta ouvido e valorizado em sala de aula, com todos participando das discussões. Em alguns anos, a dinâmica funciona magicamente. Em outros, devemos trabalhar mais para apoiar as vozes relutantes e moderar as personalidades dominantes, a fim de criar conversas equitativas.

Porvir

Gestão

Cidades gastam abaixo do mínimo com educação

A média de gastos dos municípios na educação em relação a receitas de arrecadação e transferências caiu de 26,7% para 17,8% do primeiro semestre de 2020 para igual período deste ano. O dado, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), indica taxa média de gastos na primeira metade de 2021 bem aquém do mínimo constitucional de 25% estabelecido para a área.

Valor

Guedes culpa governos locais e Congresso por falta de verba para internet nas escolas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, responsabilizou os governos locais por não cumprir a Lei 14172/21, que garante acesso à internet a alunos e a professores da educação básica pública. Ele também afirmou que os parlamentares poderiam ter destinado recursos para essa finalidade via emendas ou mesmo tirando "dinheiros de subsídios para dar para a Educação".

Terra

Execução de educação básica é obrigação dos Estados, diz Guedes

R7

Guedes contraria Ministério das Comunicações e diz ser 'oportuno' aproveitar leilão do 5G para conectar escolas

G1

Guedes diz não ter como pagar internet para alunos e precatórios sem cometer crime de responsabilidade

G1

Lei de Responsabilidade Fiscal emperra internet nas escolas

Correio Braziliense

PBH anuncia compra milionária de tablets para estudantes após retorno presencial das aulas

Os equipamentos serão entregues entre agosto e dezembro deste ano. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) não divulgou como eles serão distribuídos aos alunos.
Suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia, as atividades nas escolas da rede pública de Belo Horizonte só retornaram em fevereiro de 2021, quase um ano depois. Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública (Sind-Rede) apontava o desafio do retorno remoto.

G1

A 19 dias do prazo, SP não entregou 1/3 de tablets prometidos a escolas

A Prefeitura de São Paulo vai precisar correr nos próximos dias se quiser cumprir a data de entrega dos 465 mil tablets prometidos aos alunos da rede municipal. O prazo era até o final de agosto. Até ontem, cerca de 315 mil equipamentos haviam chegado aos destinatários. Com isso, faltam 150 mil ou 1/3 do total prometido.

Uol

Leis e políticas

Comissão aprova aumento da jornada extraclasse para professor com mais de um aluno com necessidade especial

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga professores a dedicar metade da jornada de trabalho ao preparo das aulas, sempre que houver mais de um aluno da educação especial em classe sob sua responsabilidade.

Câmara

Ensino Superior

Em crise institucional, UFRGS discute destituição de reitor nomeado por Bolsonaro

Duas semanas depois de aprovar um parecer para analisar a proposta de destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes, o Conselho Universitário da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) votará a sua posição final sobre a questão em uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (13). Bulhões se diz tranquilo frente ao processo.

Folha de São Paulo

Eventos

O Ambiente Escolar em Transformação

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) realiza, entre os dias 16 e 18 de agosto de 2021, o seminário on-line “O Ambiente Escolar em Transformação”.
O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – educação, psicologia, psicanálise, medicina, geografia, arquitetura –, profissionais e estudantes da educação básica, para refletir sobre a escola como ambiente destinado à formação das novas gerações na contemporaneidade.

Fapesp