Notícias de Educação - 16/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Impacto da pandemia em alunos será prolongado, prevê Todos pela Educação

O impacto da pandemia na educação será sentido pelos próximos anos após a longa permanência dos alunos fora das escolas e a desigualdade social do país na tentativa de resposta com o ensino à distância, avalia o diretor executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho.

Jovem Pan

Acesso à educação avançou, mas conquistas podem diminuir após a pandemia

O Brasil evoluiu historicamente em termos de mobilidade educacional, com avanço progressivo da escolaridade da população ao longo das últimas décadas, como mostra um estudo inédito feito pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), coordenado pelo economista Paulo Tafner, diretor-presidente da entidade. Ele alerta para os riscos de um retrocesso dos ganhos conquistados, devido à pandemia da covid-19.

Correio Braziliense

'Ensino híbrido não vai resolver um ano e meio sem escola'

Apesar de dedicar toda a sua carreira à pesquisa do uso da tecnologia na educação, Paulo Blikstein acha que a lição da pandemia é valorizar mais o professor. Não que o especialista em educação e ciência da computação da Universidade Columbia, em Nova York, defenda crianças em bolhas analógicas. “A tecnologia é uma ferramenta muito poderosa de criação, de motivação, de empoderamento”, explica ele, que é o criador do primeiro programa acadêmico de educação maker do mundo, o FabLearn. “Mas não adianta pegar uma aula tradicional, que o aluno já não gosta muito, e colocar isso numa telinha de celular de 5 centímetros”.

O Estado de São Paulo

De volta ao pânico: mães são mais atingidas com escolas fechando de novo

Com variante da covid e crianças juntas após férias, pais precisam voltar a equilibrar home office e cuidados com filhos; mães são as mais afetadas por desemprego
O pânico está se instalando entre pais e mães de crianças menores de 12 anos à medida que os planos de retorno presencial a creches e escolas estão sendo interrompidos mais uma vez com o aumento da altamente transmissível variante delta. Embora as crianças não tenham a tendência de enfrentar as piores complicações do vírus, elas ficam doentes e espalham o vírus, o que pode fechar escolas e creches por semanas. Tudo isso está acontecendo enquanto muitos empregadores exigem que os trabalhadores voltem ao escritório.

Terra

Sem vacina, alunos não querem voltar às aulas presenciais em SP

Com a primeira dose da vacina contra a covid-19 prevista para as próximas semanas, parte dos alunos de colégios em São Paulo decidiu não retornar para as aulas presenciais enquanto não receber a imunização.
As muitas horas dentro de uma sala de aula com várias pessoas, aumentando assim as chances de exposição ao coronavírus, são o principal motivo apontado pelas famílias que decidiram continuar no ensino remoto.

Uol

RS: Novo decreto da prefeitura permite volta de 100% dos alunos da Educação Infantil às salas de aula a partir de segunda na Capital

Um novo decreto divulgado na noite desta sexta-feira (13) pela prefeitura de Porto Alegre vai fazer com que o distanciamento entre classes de alunos seja reduzido aos patamares anteriores à pandemia. Com a medida, deixará de ser orientado o rodízio da presença de estudantes durante a semana ou a formação de pequenos grupos para acompanhar as aulas da Educação Infantil, permitindo a presença de 100% dos alunos nas salas.

Zero Hora

RJ retoma aulas presenciais na rede estadual a partir de segunda, com novo protocolo contra Covid

O Governo do Estado do Rio apresentou nesta sexta-feira (13) um novo protocolo sanitário que autoriza a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual a partir da próxima segunda (12).
A Secretaria Estadual de Educação tinha determinado no dia 6 a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede estadual da capital e de mais 35 cidades do RJ por conta do aumento do número de casos de Covid-19.

G1

Sete escolas públicas do DF adiaram retorno por causa da covid-19

Ao contrário do publicado pelo Correio na sexta-feira (13/8), sete das nove escolas listadas tiveram de adiar as aulas total ou parcialmente devido a casos da covid-19. As duas demais mudaram ou tentaram alterar a data de retorno ao modelo presencial devido a problemas estruturais ou de pessoal. A relação com os nomes das instituições de ensino onde teria havido registro da doença partiu de diretores do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) e foi enviada à reportagem na segunda-feira (9/8).

Correio Braziliense

Minas autoriza volta às aulas de alunos do fundamental e médio em cidades fora da Onda Vermelha

Municípios inseridos nas Ondas Amarela ou Verde do Minas Consciente podem retornar com as atividades presenciais dos 6º e 7º anos da etapa fundamental e o 1º ano do ensino médio da rede estadual a partir de 23 de agosto.

Hoje em Dia

‘Depois de tanta luta, precisei abrir mão da vaga na universidade’: como a pandemia pode reduzir nº de jovens com diploma

Crise financeira e emocional, ‘encolhimento’ de programas federais e maior evasão escolar atrapalham plano de estudantes concluírem universidade. G1 reúne números e histórias que mostram os obstáculos enfrentados.
Nesta reportagem, o G1 apresenta depoimentos brasileiros que, assim como Matheus, adiaram o ingresso ao ensino superior ou temem ter de desistir da graduação após dificuldades impostas pela Covid-19. Também reúne dados que indicam mais obstáculos para a conquista do diploma.

G1

‘Volta às aulas presenciais na UFRJ é inviável', dizem pesquisadores diante da alta de casos de Covid com a variante delta

Pesquisadores da UFRJ divulgaram nesta sexta-feira (13) uma análise que leva em conta a tendência de aumento de casos de Covid por causa da variante delta, e que inviabilizaria o retorno normal às atividades presenciais na universidade.

G1

UEMG condiciona retorno presencial à vacinação de comunidade acadêmica

G1

IFSC prevê retorno presencial das aulas de acordo com vacinação e mapa de risco de SC

G1

Unicamp programa retorno de alunos e servidores vacinados para 13 de setembro

G1

Dentro da Escola

Avaliação diagnóstica permite olhar o aluno de forma integral

Informações ajudam a identificar pontos críticos no percurso escolar e a buscar formas de recuperar a aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo. Rede estadual de educação do Ceará começa a aplicar dados
Com as perdas na aprendizagem provocadas pela pandemia de Covid-19, avaliações de larga escala que apoiam a tomada de decisão e o desenho de políticas públicas, como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), devem trazer resultados negativos. Neste contexto, propostas de avaliações diagnósticas passam a fazer mais sentido, uma vez que vão além do conteúdo e buscam um olhar integral do estudante de ensino médio.

Porvir

Projeto usa até 'emoji com cocô' para divertir e alfabetizar

Rosana elaborou um material que tinha como base respeitar a singularidade e as necessidades de cada criança no processo de alfabetização. Unindo imagem, som e letras, as crianças são capazes de memorizar e associar o som com as letras. "A linguagem oral facilita a escrita, quando a criança percebe o som das letras fica mais fácil de associar e escrever", explica.

R7

Com investimento em educação, EUA são exemplo na descoberta de talentos no esporte

O Globo Repórter desta sexta-feira (13) contou histórias de superação de brasileiros em busca de uma oportunidade e mostrou que os Estados Unidos são um exemplo. Eles terminaram mais uma Olimpíada em primeiro lugar no ranking de medalhas. Ao longo da história, o país ganhou mais de 2.500 medalhas olímpicas. O segundo colocado fica mil medalhas atrás. O caminho para essa esmagadora vantagem vem do investimento em escolas e universidades. É lá que são construídos os heróis do esporte americano.

G1

Zoom lança ferramenta para 'distraídos' em aulas online

Os dias de distração com colegas na câmera de uma aula online estão contados — se depender do Zoom. A empresa está lançando uma ferramenta para permitir que apenas o professor consiga ver todos os alunos na chamada, para evitar que os estudantes se distraiam uns com os outros durante o período de classe.

O Estado de São Paulo

Projetos

Estudantes do interior de SP criam rede de apoio contra o ciberbullying

Alanys Rodrigues Prates, 17 anos, é aluna do 2º ano do ensino médio técnico em Informática do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e em conjunto com os colegas de classe, criou um projeto de combate ao cyberbullying em jogos online.
Desenvolvido dentro da plataforma Discord, o objetivo é tornar o espaço online mais inclusivo. O projeto, que teve inicialmente a proposta de proteger e apoiar meninas, hoje é mais abrangente por ajudar as vítimas que sofrem todos os tipos de discriminação.

R7

Prefeitura oferece plataforma gratuita de jogos de matemática

A prefeitura de São Paulo disponibiliza uma plataforma de ensino de matemática para professores e alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. Por meio de doação da SME (Secretaria Municipal de Educação) do estado de São Paulo, 460 mil licenças são disponibilizadas gratuitamente para o uso pedagógico. Os estudantes podem realizar processos de aprendizagens por meio das atividades interativas na plataforma que estimulam a resolução de problemas por meio da ferramenta Matific.

R7

Banco Central monta curso de educação financeira para alunos da rede pública

PLA-POU-CRÉ. Parece um trava-língua, mas é a base do programa de educação financeira que o Banco Central quer levar a 100 mil escolas municipais, estaduais e federais do Ensino Fundamental: planejamento (PLA), poupança (POU) e crédito (CRÉ) são os pilares do Aprender Valor, que tem como objetivo chegar a 5 milhões de alunos até o fim de 2022.

Dinheiro Rural

Gestão

Brasil deveria ser um dos melhores em educação mas está entre os piores

Os recursos aplicados na educação nas últimas duas décadas poderiam ter colocado a educação básica brasileira acima da média mundial. É o que reafirma um estudo do Banco Mundial, publicado no final de julho de 2021. Apesar de aumentar significativamente os investimentos no setor, reduzir a desigualdade de financiamento entre os estados ricos e pobres, a qualidade da educação não cresceu no mesmo ritmo – pior, teve evolução ínfima, com exceção dos primeiros anos do ensino fundamental.

Gazeta do Povo

Com Auxílio Brasil, prefeituras perdem repasse de educação infantil

O Auxílio Brasil, programa do governo federal que substitui o Bolsa Família, extinguirá o repasse de recursos destinados às prefeituras para a educação infantil. Anunciado na última segunda-feira (9), o projeto prevê, ainda, pagamento de vouchers às creches privadas.

Opção

Investir em tecnologia requer um conhecimento profundo sobre a escola

Para maior fluidez e menor risco de perdas, o mais importante quando se decide pôr em prática um projeto de tecnologia é compreender profundamente a instituição. Saber quais são as características que norteiam a escola é parte central no momento de conceber estratégias de implementação de tecnologia.

Porvir

Especialista diz que Fundeb poderia ter mais R$ 33 bi se municípios explorassem seu potencial de arrecadação

O gestor do Observatório de Informações Municipais, François de Bremaeker, disse aos deputados da Comissão de Educação que o Fundeb teria como arrecadar R$ 33 bilhões a mais por ano se os municípios explorassem o seu potencial de arrecadação com ISS, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), IPTU e ITR (Imposto sobre a propriedade territorial rural). O potencial de arrecadação de cada ente federado é um dos parâmetros levados em conta pelo Fundeb para redistribuir os recursos entre estados e municípios, o que afeta também a complementação da União.

Câmara

Profissionais da Educação

Professores se mobilizam contra projeto que reduz faltas ao trabalho em SP

Professores e outros servidores estaduais se mobilizam contra projeto de lei da gestão João Doria (PSDB) que reduz o número de faltas ao trabalho permitidas e facilita a demissão por inassiduidade, entre outras alterações nas regras que regem o funcionalismo no estado. O alto absenteísmo é um problema relevante nas escolas estaduais paulistas e está relacionado a menores índices de aprendizagem.

Folha de São Paulo

Justiça determina fim de greve dos profissionais da educação estadual de Minas Gerais

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou, nesta sexta-feira (13), a suspensão imediata da greve sanitária dos profissionais de educação estadual, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.

G1

Inclusão

'Crianças com deficiência atrapalham aprendizado das outras', diz ministro da Educação

O pastor foi convidado para participar do programa `Novo Sem Censura`, da TV Brasil.Milton exibiu seus pontos de vista acerca de diversos assuntos mas o que mais incomodou os telespectadores foi o seu posicionamento sobre inclusão de crianças com deficiência dentro de sala de aula.
“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, disse o ministro.

O São Gonçalo

Leis e políticas

Auxílio Criança Cidadã: novo programa do governo pode aumentar desigualdade na educação infantil, dizem especialistas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entregou ao Congresso Nacional na segunda-feira (9) uma medida provisória que institui a criação do Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família. A nova proposta apresenta programas de assistência social --e no âmbito da educação cria o Auxílio Criança Cidadã.
O programa determina o pagamento direto de vouchers a creches credenciadas pelo governo e instituições privadas que garantam vagas para alunos de zero a quatro anos.

G1

Voucher para creche proposto por Bolsonaro é privatização do ensino?

Uol

Comissão aprova projeto que proíbe terceirização do magistério em escolas particulares

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10944/18, que proíbe a terceirização das atividades de magistério em escolas particulares. O texto insere o dispositivo na Lei 6.019/74, que trata do trabalho temporário nas empresas urbanas.

Câmara

CE analisa projeto que incentiva o esporte nas escolas

De autoria da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que se consagrou nas quadras olímpicas como Leila do Vôlei, o Projeto de Lei (PL) 3.467/2019, prevê a valorização da educação física na educação pública, bem como o ingresso de professores das redes públicas de ensino em cursos de licenciatura em educação física.
O texto estabelece ainda a obrigatoriedade de serem desenvolvidas atividades de desporto educacional em equipamentos esportivos custeados com recursos públicos.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Qual é o perfil do estudante de Ensino Médio no Brasil?

Com Harvard em primeiro lugar pelo 19º ano consecutivo, as universidades americanas ainda lideram a edição de 2021 do ranking de Xangai publicado neste domingo (15), no qual quatro instituições francesas permanecem entre as 100 melhores. A USP (Universidade de São Paulo) está no bloco que agrupa as posições de 101 a 150.

MSN

EAD

MEC aprova cursos de Direito 100% online. Quais as consequências?

Grupos favoráveis à modalidade EaD (ensino a distância) para cursos de Direito argumentam que isso ajuda a democratizar a educação na área e que o EaD já se comprovou eficaz durante a pandemia da Covid-19. Já seus opositores – como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – dizem que a qualidade da formação de novos juristas está ameaçada.

Gazeeta do Povo

Ensino Superior

Conselho da UFRGS aprova pedido de destituição de reitor indicado pelo governo Bolsonaro

Por 57 votos a sete, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou nesta sexta-feira, 13, o pedido de destituição do reitor Carlos Bulhões, indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A posição agora será enviada ao Ministério da Educação (MEC), órgão com competência para destituir Bulhões do cargo.

Terra

Negócios

'Com a crise, educação vira prioridade de famílias que podem pagar’, diz Chaim Zaher, do Grupo SEB

À frente do Grupo SEB, gigante da educação básica privada do país, Chaim Zaher avalia que, no atual cenário, o movimento de consolidação no setor tende a crescer. Ele mesmo, que fechou a compra da tradicional escola Carolina Patrício, no Rio, no mês passado, já prospecta outras aquisições.

O Globo

Polêmicas

Ministro da Educação afirma que não considera medo da pandemia motivo 'plausível' para faltar a provas do Enem

“Medo não. Medo é muito subjetivo. As pessoas podem ter medo, inclusive, de ir mal na prova. Tem que ter uma coisa mais razoável, uma justificativa que seja no mínimo plausível, para eu poder autorizar a isenção”, afirmou o ministro ao ser questionado sobre candidatos que faltaram à última edição do Enem por medo da pandemia.

G1