Notícias de Educação - 17/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Justiça em Friburgo decide punir escolas particulares que convocarem professores que não foram totalmente imunizados

A decisão, que cabe recurso, foi expedida pela 1ª Vara da Justiça do Trabalho na cidade, atendendo a pedido do Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e região, que moveu uma ação civil pública. A decisão vale apenas para os profissionais da rede particular.

G1

Profissionais da educação denunciam casos e mortes de covid-19 na rede de ensino do Rio

Após a cidade do Rio registrar um aumento de 10% de pessoas internadas pela covid-19, profissionais da educação denunciam casos confirmados e até mortes pela doença nas escolas da rede municipal. Segundo aviso do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), as escolas municipais Rondon, Antônio Austragésilo, Raphael Almeida Magalhães, Marechal Alcides Etchegoyen e Getúlio Vargas estão fechadas devido à surto de covid-19 entre alunos e profissionais da educação.

O Dia

Dentro da Escola

Ensino presencial é melhor que remoto, diz astro das aulas online, Salman Khan

Para fundador de uma das maiores plataformas de educação a distância, é preciso resolver as lacunas de aprendizado geradas pela pandemia
Que o ensino presencial é melhor do que o remoto ficou mais do que óbvio com a pandemia, mas quem está admitindo isso agora é o astro das aulas online.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Auxílio Brasil 2021: deputados dizem que programa pode tirar dinheiro da educação

O Governo Federal lançou ainda na última semana a Medida Provisória (MP) que cria o novo Bolsa Família. De acordo com vários deputados de oposição ao Presidente Jair Bolsonaro, o Governo vai acabar tirando ajuda que iria para a manutenção de creches públicas. E isso, ainda de acordo com eles, seria prejudicial para muita gente.

Notícias Concursos

Comissão quer regulamentar Fundeb para evitar perdas para estados e municípios

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados quer evitar que estados e municípios percam recursos do Fundeb. O antigo Fundeb, que vigorou até o ano passado, era baseado em fundos estaduais formados por 20% das receitas de determinados impostos. A União entrava com 10% do total para complementar estados que não atingissem um valor mínimo por aluno. Agora, continua existindo a complementação antiga, mas o Valor por Aluno Ano Total (VAAT) será calculado com base na disponibilidade de recursos de cada estado destinada à educação. Assim, a União fará outra complementação referente aos estados e municípios que ficarem abaixo da nova linha mínima.

Câmara

Projeto de critérios técnicos para escolha de diretor de escola pública passa na CE

Em reunião nesta segunda-feira (16), a Comissão de Educação do Senado (CE) aprovou o Projeto de Lei (PL) 5.682/2019, que prevê a adoção de critérios técnicos de mérito, desempenho e participação da comunidade escolar para a nomeação de gestores escolares. De autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), o texto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), onde será analisado em caráter terminativo.

Senado

PR: Homeschooling é aprovado na Comissão de Educação

Os deputados membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram, na tarde desta segunda-feira (16), parecer favorável ao projeto de lei que prevê a regulamentação do Homeschooling ou ensino domiciliar no Paraná. Os parlamentares acataram o parecer favorável do relator, deputado Gugu Bueno (PL) tendo apenas voto contrário do deputado Professor Lemos (PT). O projeto Lei n° 179/2021 segue para votação em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Paraná Portal

Policiais e jurídicas

MP sugere não punir falhas em licitação do MEC que previa 30.030 laptops para 255 alunos

Um dos principais problemas detectados pela CGU era que a licitação estimou um número maior do que o necessário de computadores a serem adquiridos, usando critérios falhos e sem base técnica. Por isso, havia risco de aquisição de mais computadores do que a real necessidade das escola. A investigação constatou que 355 escolas demandaram mais laptops do que seu número real de alunos.

O Globo

MPF pede ao TCE-PE informações sobre gastos com educação pelo Estado de Pernambuco

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ao Tribunal de Contas do Estado de PE (TCE-PE) informações que comprovem a destinação dada pelo Governo do Estado de Pernambuco aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Apurações preliminares do MPF indicaram irregularidade referente à ausência de transparência na publicização de dados sobre o pagamento de aposentados e pensionistas da área de Educação. O caso é de responsabilidade da procuradora da República em Pernambuco Silvia Regina Pontes Lopes.

JC Online

Estatística, pesquisas e estudos

Enem 2021: Dados mostram a elitização do ensino superior, diz Semesp

Um levantamento mostrou que o número de alunos não pagantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caiu 77% na edição de 2021. Esses são aqueles cuja renda familiar é de até três salários mínimos. Com isso, a quantidade de alunos que tiveram a "declaração de carência" aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) foi de 2.822.121 inscritos a menos em relação ao ano anterior.

Uol

EAD

Conhecimento na palma da mão: Teles investem em cursos próprios para as telas do computador e do celular

Aulas de reforço de matemática, curso de extensão de marketing, profissionalizante de manicure e até graduação em gestão de saúde pública ou engenharia de software. Um mundo de conhecimento na palma da mão, na tela do celular.
É assim que as principais operadoras de telecomunicações do país apresentam um novo nicho de negócios que pode ajudá-las a gerar novas receitas: a educação on-line.

O Globo

Eventos

MEC promoverá webinário para discutir sobre a aproximação da Educação Profissional e Tecnológica com o setor produtivo

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), promoverá, na próxima terça-feira (17), um evento para tratar de assuntos pertinentes à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua aproximação com o setor produtivo. O encontro desta terça-feira marca o início do webinário "Relação da EPT com o Setor Produtivo: experiências do Mercosul" que, ao todo, contará com cinco ciclos.

MEC

Inep debate índices do Fundeb na Câmara dos Deputados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou, nesta segunda-feira, 16 de agosto, da audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que debateu os indicadores referentes à disponibilidade de recursos vinculados à educação, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A discussão ocorreu no âmbito da Subcomissão Permanente para a proposta do Fundeb e foi solicitada pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT), com o objetivo de compreender a distribuição de recursos vinculados à educação básica diante da implementação do fundo.

Inep

Negócios

O papel do ensino privado na educação pública, segundo a Cogna

A empresa, que viu suas ações dispararem nas últimas semanas, acredita em um modelo híbrido: público e privado, presencial e online
Todos os anos, mais de 6 milhões de alunos são formados em faculdades privadas. Nove em cada 10 fazem parte das classes C, D e E. O número representa 75% dos universitários do país. Para a Cogna, maior grupo privado de educação brasileiro, os números indicam a necessidade de integração entre os dois tipos de ensino superior.

Exame Invest

Outras do dia

Por que estudar na velhice?

Especialistas explicam os motivos de idosos estarem buscando ensino superior, e falam de benefícios da prática
“Os principais motivos que vemos [para a procura] são a necessidade de uma nova qualificação para se posicionar no mercado ou, depois de aposentado(a), fazer uma graduação que queria ter feito quando jovem, mas a busca por uma profissão estável não permitiu”, explica o especialista.

Correio Braziliense

Idosos voltam a estudar depois de aposentados e melhoram de vida

Correio Braziliense