Notícias de Educação - 19/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube: Rádio Web Manawa. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Escolas brasileiras perderam 172 mil crianças em 2020, alerta Banco Mundial

Um relatório do Banco Mundial conluído no primeiro trimestre aponta um cenário alarmante para a educação brasileira. Ao se debruçar sobre o cenário de abandono escolar na América Latina, projeta que o número de crianças fora da escola no Brasil subiu 12% em 2020. Isso significa que 172 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos pararam de estudar só no primeiro ano da pandemia, aumentando o número total de 1,3 milhão para 1,5 milhão nessa situação, de acordo com a organização multilateral.

O Globo

Vídeos do tipo 'estude comigo' fazem sucesso durante a pandemia

Com a impossibilidade de frequentar bibliotecas, estudantes, concurseiros e leitores ficaram expostos à infinidade de formas de procrastinação dentro de casa. Muitos encontraram uma saída nas mesmas telas em que se distraiam, com transmissões no Youtube e Twitch nas quais um produtor de conteúdo senta, lê ou escreve em silêncio por horas em frente à câmera. Folha de São Paulo

SP: Justiça decide que professores voltem só após vacina

O juiz da 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, Emílio Migliano Neto, decidiu que os professores da rede estadual de ensino só voltem às atividades presenciais quando tiverem a imunização completa. A ação civil pública foi impetrada pelo Sindicato dos Professores Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), pedindo que a convocação dos profissionais da categoria para retornar às salas de aula seja feita 14 dias após a 2ª dose da vacina contra a covid-19.

Terra

Com avanço de vacinação, briga por aulas presenciais em SP volta à Justiça

Uol

Mais de 400 servidores da educação se recusaram a tomar vacina contra a Covid-19 em Goiás

Dados da Secretaria Estadual de Edução (Seduc) de Goiás mostram que 415 servidores da área se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19. A titular da pasta, Fátima Gavioli, disse que a situação preocupa a secretaria, mas que providências são tomadas contra os servidores, como exigir um teste de coronavírus a cada 15 dias, custeado pelo próprio funcionário.

G1

Sindicato dos profissionais de educação do RJ pede fechamento escolas

O Sepe, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio, divulgou levantamento da situação das escolas da rede municipal, levando em consideração o cenário da pandemia de covid-19.
Baseado em denúncias de profissionais da educação, o relatório mostrou um aumento considerável da contaminação pelo coronavírus em várias unidades de ensino.

EBC

Dentro da Escola

Especialistas temem possível retorno da cartilha de alfabetização

Especialistas em educação apontam possíveis retrocessos na alfabetização brasileira. A crítica se volta para uma possível priorização do método fônico, que primeiro ensina os sons de cada letra, para alcançar a leitura e a pronúncia completa da palavra, a partir da mistura de sons. Os estudiosos defendem que o processo de alfabetização deve ser diverso e levar em conta o contexto de cada sala de aula e de cada município.

Câmara

Gestão

Congresso vê risco de cortes na Educação em ano eleitoral

O Congresso identificou um risco de o governo reduzir ainda mais os recursos para a Educação em 2022, ano eleitoral, e diminuir as verbas destinadas às universidades e institutos federais. Uma das preocupações é que os institutos fiquem simplesmente paralisados em razão da falta de repasses no período das eleições.

Terra

24 escolas estaduais de SP param aulas presenciais por falta de serviço de limpeza

As 24 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Sul 1, na zona sul da capital paulista, fecharam por falta de serviço de limpeza, nesta terça-feira (17). Segundo o Governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), por meio da Secretaria de Educação, a empresa terceirizada de limpeza RPL Comércio e Serviços Eirelli não pagou o salário do mês de julho no quinto dia útil do mês de agosto para seus funcionários, que não foram trabalhar.

Agora SP

Leis e políticas

Adiada votação de PL que classifica educação presencial como atividade essencial

O Senado adiou, mais uma vez, a votação do projeto que classifica a educação presencial como atividade essencial em período de pandemia. A proposta foi alterada pelos senadores, mas há dúvida sobre a manutenção das mudanças no retorno do texto à Câmara. Em junho, a votação também havia sido adiada.

Dinheiro Rural

Ensino Superior

Reitor eleito toma posse no IFSC após mais de um ano sob impedimento

O professor Maurício Gariba Júnior tomou posse, nesta quarta-feira 18, como reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, após mais de um ano de sua vitória na eleição interna. O docente assinou o termo de posse, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília.

Carta Capital

Polêmicas

Prova de escola pública diz que Bolsonaro é culpado por mortes por Covid

“Quem é o culpado pelas mortes de mais de 550 mil pessoas no Brasil, por não ter tomado as devidas providências adequadas e necessárias para salvar estas vidas com a compra de vacinas?”. Essa foi apenas uma das questões que alunos de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) de Fortaleza, no Ceará, tiveram de responder como parte da avaliação do terceiro bimestre da disciplina de Geografia.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Como o afeto ajuda no desenvolvimento cerebral dos bebês

Basicamente, a primeira infância é o período em que o cérebro é moldado de acordo com todas as informações que recebe. Sim, moldado. Segundo psicanalítica britânica Sue Gerhardt – autora do livro “Por Que o Amor é Importante Como o Afeto Molda o Cérebro do Bebê”, publicado no Brasil pelo selo Artmed –, o amor nos primeiros anos de vida é importante para os bebês porque reflete positivamente no desenvolvimento cerebral deles.
Os sentimentos afetivos e as interações com os cuidadores transformam o modo como o pequeno enxerga o mundo. Nesse sentido, carinho, amor e atenção são as chaves para um desenvolvimento pleno.

Desafios da Educação