Notícias de Educação - 24/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Fiocruz recomenda vacinação de adolescentes para volta ao ensino presencial

Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda a vacinação de jovens de 12 a 18 anos para o retorno mais rápido ao ensino presencial e à prática de esportes e outras atividades.
Para a coordenadora do grupo de trabalho criado sobre o assunto e assessora da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Patrícia Canto, a vacinação de adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem.

G1

Covid-19: GDF diz que casos em escolas públicas estão dentro do esperado

Para o governo do Distrito Federal, os casos de covid-19 registrados em escolas públicas estão dentro do esperado pelo Executivo local. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, como a pandemia não acabou, o GDF esperava que surgissem casos após a volta às aulas presenciais na rede.

Correio Braziliense

Covid-19: Rede pública em Manaus começa aulas 100% presenciais

As escolas da rede estadual do Amazonas na capital, Manaus, retomaram o sistema de aulas 100% presenciais hoje (23). A medida afetará 236 unidades de ensino.
Já a retomada das aulas totalmente presenciais nos demais municípios do Amazonas está prevista para ocorrer a partir do dia 8 de setembro.

Uol

Estado de SP tem 60% dos alunos de volta à aulas presenciais

Pelo menos 60% dos estudantes da rede estadual e 64% da municipal retornaram às aulas presenciais no segundo semestre de 2021, de acordo com as secretarias de Educação do Estado e do Município de São Paulo.

R7

Com ampliação das aulas presenciais em BH, pais de alunos devem assinar novo Termo de Adesão

Pais de alunos de escolas municipais de Belo Horizonte devem receber, em breve, um comunicado informando sobre a ampliação das aulas presenciais na cidade. Os responsáveis devem assinar novo Termo de Adesão, na própria intituição onde o filho está matriculado.

Hoje em Dia

Tecnologia

Instituições de educação brasileiras sofrem 377 ataques digitais a cada semana

Um dos setores mais visados por ataques virtuais, a educação tem sido vítima de uma onda crescente de campanhas criminosas nos últimos meses. Segundo a Check Point Research (CPR), somente no Brasil, foi realizada uma média de 377 ações contra instituições de ensino durante o mês de julho — aumento de 19% em relação ao primeiro semestre de 2021.

CanalTech

Profissionais da Educação

SC: Secretários de Educação comentam impactos do novo piso salarial do magistério estadual na região

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece remuneração a mínima para o magistério público estadual em Santa Catarina de até R$ 5 mil, no dia 11 de agosto.
(...) A secretária analisa que “não é apenas o valor da remuneração, é tudo o que está envolvido, é preciso ver o contexto da formação continuada, o respeito a um terço de hora atividade e progressões que atendem determinados critérios”.

O Município

Inclusão

Plano de educação foi parar no Supremo

Falas recentes do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre a educação inclusiva, têm causado críticas. Ele chegou a dizer que estudantes com determinados graus de deficiência têm uma convivência “impossível” em sala de aula e até atrapalham os colegas de turma. Em setembro, também já havia determinado mudanças ao decretar a Política Nacional de Educação Especial, que incentiva criar turmas e escolas especiais por meio de recursos específicos. “Muitos estudantes não estão sendo beneficiados em classes comuns”, afirmou na época.
O documento foi considerado retrocesso por especialistas. Após ação direta de inconstitucionalidade, foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro, mas de forma liminar. Na segunda e na terça-feira, o caso voltará a ser tema de discussão na Corte, por meio de audiência pública.

IstoÉ Dinheiro

Policiais e jurídicas

Psol pede que ministro da Educação pague indenização por falas discriminatórias sobre alunos com deficiência

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suas declarações discriminatórias sobre crianças com deficiências e necessidades especiais. Em um ofício encaminhado à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), os deputados pedem que Ribeiro seja alvo de uma investigação e que seja obrigado a pagar uma indenização a entidades que atuam na área.

O Globo

STF ouve especialistas sobre Política Nacional de Educação Especial

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa traça o panorama do ensino híbrido na educação superior

Assim como acontece na educação básica, temos um cenário quase que idêntico no ensino superior quando se trata de uso de tecnologia e aulas online. Para que se torne uma cultura, o ensino híbrido demanda uma melhor oferta de cursos de formação para docentes lidarem com a tecnologia, inclusão digital e uma liderança disposta a flexibilizar tempos e espaços de aprendizagem. Esses são alguns achados de uma pesquisa realizada pelo Consórcio STHEM Brasil durante o 5º seminário “O Futuro do Ensino Superior”, realizado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior.

Porvir

EAD

MEC tem plano de expandir ensino a distância em universidades públicas

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, anunciou, em debate na Câmara dos Deputados, que o MEC vai formular plano para expansão do ensino a distância (EAD) nas universidades públicas. Para concretizar o planejamento, será preciso aprovar um novo marco regulatório. Ele participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (23).

Câmara

Ensino Superior

'Me formar virou um pesadelo': os brasileiros endividados com o Fies

Em julho do ano passado, o Fies teve o maior percentual de inadimplência da história: 54.3% dos contratos não foram pagos naquele mês, segundo o Ministério da Educação, responsável pelo programa. Atualmente há cerca de 1 milhão de inadimplentes com o financiamento, conforme a pasta — pessoas que estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas.
Para especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, é fundamental que o governo discuta formas para facilitar os pagamentos das mensalidades.

BBC

Opinião

A hemorragia da evasão escolar

A pandemia provocou a mais severa ruptura da educação global da história. As consequências mal começaram a ser calculadas, serão sentidas por anos e podem deixar sequelas permanentes em toda uma geração. Além da defasagem no aprendizado devida ao apagão escolar, no Brasil uma mazela crônica, que se tornou aguda na pandemia – e, dada a deterioração do orçamento das famílias de baixa renda, deve se agravar logo depois dela –, é a evasão escolar. Por isso, não poderia ser mais procedente o anúncio do governador de São Paulo, João Doria, de que o Estado oferecerá bolsas de estudo no valor de R$ 1.000 anuais ao longo de 2021 e 2022 a 300 mil alunos do ensino médio.

MSN

Polêmicas

Pais de alunos do Santo Inácio estão preocupados com o 'feminismo e a doutrinação política' na escola

Alguns responsáveis elaboraram, veja só, um questionário para saber de outros pais o que a maioria considera ideal para a educação da garotada.
O documento, aliás, é aberto da seguinte forma: "Se depender de mim e de um “mar de pais” que compartilham do mesmo espírito, o colégio se manterá tradicional. Favoráveis a melhorias, não transformações. O CSI teve sempre seu sucesso vinculado às tradições e valores cristãos!"

O Globo

O abaixo-assinado contra o questionário 'bolsonarista' no Colégio Santo Inácio

O Globo

Doria diz não se arrepender de recolher livro sobre identidade de gênero

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse não se arrepender de ter mandado recolher das escolas estaduais, em 2019, um material didático que falava em identidade de gênero. A menção constava em apostila de Ciências enviada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, que têm, em regra, de 13 a 14 anos.

Uol