Notícias de Educação - 26/ago/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Covid-19: o impacto subestimado da pandemia na saúde mental de jovens e crianças

A pandemia de Covid-19 e as restrições impostas pela mesma tiveram "um forte impacto" em crianças e jovens. É o que mostra um relatório da comissária da Irlanda do Norte para crianças e jovens (NICCY, na sigla em inglês), Koulla Yiasouma, realizado com base em um levantamento conduzido no país.

BBC

Dentro da Escola

Alfabetização no ensino remoto: o que deu certo e o que fica para o retorno presencial

Apoio das famílias e adequação das atividades ao contexto dos alunos foram peças-chave para o avanço nas aprendizagens
Além da parceria com as famílias, os resultados positivos na alfabetização também podem ser atribuídos às atividades preparadas pelas professoras. Nesse caso, a chave do sucesso foi a adaptação do conteúdo para o remoto.

Nova Escola

Para Brasil voar alto no esporte, é preciso investimento e incentivo nas escolas

Uma semana depois, de volta ao Brasil – e à sala de aula –, a medalhista de prata na modalidade “skate street” expressou gratidão em uma rede social: “A minha escola sempre me incentivou e esteve ao meu lado durante toda minha trajetória”.
Manifestações como essa, infelizmente, são raras no Brasil – é difícil ver um atleta atrelar seu desempenho ao suporte escolar. Afinal, o país não costuma investir grandes somas em esporte nas escolas.

Desafios da Educação

Gestão

Bahia deve implementar educação integral para mais de 25% das unidades de ensino

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na última terça-feira (24), o projeto de lei que prevê a implantação do programa de educação integral Anísio Teixeira no estado. O texto, que aguarda sanção do governador Rui Costa, garante a ampliação da oferta do ensino na modalidade integral.

Correio

Leis e políticas

Comissão aprova proposta que transfere de 2022 para 2032 a revisão da Lei de Cotas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que transfere de 2022 para 2032 a revisão do programa especial para o acesso ao ensino superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, previsto na Lei de Cotas nas Universidades (lei 12.711/12).
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

Comprar TCC pela internet é prática ilegal e pode até dar cadeia

Basta colocar a sigla TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou monografia nos sites de busca que surgem diferentes páginas na web vendendo trabalhos acadêmicos. Muitos garantem que não há plágio e a entrega é rápida. Apesar da aparente facilidade, a prática é considerada ilegal.

R7

Avaliação

Inep diz que banco de questões que caem no Enem está 'obsoleto'; diretor pediu estudo sobre terceirização

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) justificou a iniciativa de estudar a possibilidade de terceirizar a formulação de perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a "calibragem" dos níveis de dificuldade da prova. Segundo o órgão, o sistema está "obsoleto" e o estoque de questões usadas em provas está abaixo do ideal.

G1

Nota de esclarecimento | Melhorias no Banco Nacional de Itens

Inep

Polêmicas

"Homeschooling é uma opção que a família faz", diz Milton Ribeiro

Em um evento em São Paulo no início da semana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu a regularização da prática do ensino domiciliar, também conhecido como homeschooling. No estado, o projeto de lei do deputado Tenente Nascimento (PSL) tramita na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e deve ser votado na próxima semana pela Comissão de Educação e Cultura.

R7