Notícias de Educação - 01/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Escassez de vacinas e falta de infraestrutura dificultam volta às aulas na América Latina

A região que registra mais dias sem aulas presenciais no mundo retorna pouco a pouco à normalidade, mas com grandes diferenças entre países
Escola sem água; salas de aula mal ventiladas ou muito pequenas para garantir a distância social exigida pela pandemia; professores esgotados e mal pagos; falta de vacinas e sistemas de saúde deficientes; grandes extensões selvagens ou montanhosas sem acesso à internet. A lista de desafios que a volta às aulas na América Latina enfrenta é enorme.

El País

Falta de internet na casa dos alunos dificultou ensino remoto em 8 de cada 10 escolas, aponta levantamento do Cetic

A falta de computadores, celulares e acesso à internet em casa dos dificultou ensino remoto para alunos de 86% das escolas do país, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (31) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

G1

Falta computadores, celulares e internet para 86% das escolas do Brasil

iG

Falta de apoio dos pais foi um dos desafios do ensino remoto, aponta pesquisa

As dificuldades de pais ou responsáveis para orientar e apoiar os alunos nas atividades escolares estão entre os principais desafios enfrentados pelas escolas para a realização de atividades pedagógicas durante a pandemia de covid-19. Isso é o que aponta 93% dos gestores escolares do Brasil, segundo a pesquisa TIC Educação 2020 (Edição Covid-19 – Metodologia Adaptada). Os dados ainda indicam que a falta de dispositivos, como computadores e celulares, e o acesso à internet nos domicílios dos alunos estão entre os desafios mais citados (86%).

Correio Braziliense

Professora do DF dá ponto extra para alunos vacinados contra covid-19

Uma professora do Centro Educacional 4 de Taguatinga Norte decidiu dar 1 ponto na média para alunos do 2º ano do ensino médio que se vacinarem contra a covid-19. Kamila Braga Rodrigues, 24 anos, dá aulas de sociologia para adolescentes de 16 e 17 anos. Segundo ela, a maioria tinha algumas preocupações com relação à vacina.

Correio Braziliense

Alunos de BH não terão mais tempo máximo de permanência em escolas

Alunos de Belo Horizonte não terão mais tempo máximo de permanência nas escolas. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (31). A decisão já está em vigor.

Hoje em Dia

Dentro da Escola

9 reflexões sobre a adoção da aprendizagem ativa na escola

Especialistas apontam a importância de promover um olhar atento às dificuldades naturais do processo, bem como a promoção de diferentes formas de praticar o aprendizado
Para implementar, por exemplo, uma cultura de aprendizagem baseada em projetos – uma das estratégias da metodologia aprendizagem ativa – é necessário envolver e sensibilizar as lideranças escolares. Entretanto, quais outros fatores precisam ser compreendidos antes que uma escola possa, de fato, viver a aprendizagem ativa? Quais pontos devem ser adaptados? Como gestores podem motivar os professores e como esses, por sua vez, podem engajar os alunos?

Porvir

Gestão

SP: bolsa do povo educação pagará até R$ 1 mil a alunos do estado

O programa Bolsa do Povo Educação é destinado aos estudantes mais vulneráveis, prioritariamente, do ensino médio da rede estadual. A ação prevê o pagamento de R$1 mil, por ano letivo, e tem como objetivos principais a recuperação da aprendizagem e o combate à evasão escolar.

R7

Profissionais da Educação

Como a Escolinha do Professor Raimundo ajudou a moldar a imagem dos docentes

No segundo episódio da sua quarta temporada, o Folha na Sala discute qual papel a mídia tem na formação de uma imagem do docente e da educação brasileira.
Da literatura do começo do século, passando pelos programas radiofônicos das décadas de 1940 e 1950 até o noticiário policial atual, uma narrativa de que as condições de trabalho são precárias e o professor é vítima do desrespeito e desvalorização da profissão foi se construindo.

Folha de São Paulo

Saúde mental dos profissionais de diversidade é alvo de pesquisa

Em alta no último ano, consultores e líderes de diversidade e inclusão atuam para tornar o ambiente de trabalho mais seguro a grupos minorizados. Porém, eles lidam com questões complexas, de preconceito e impacto emocional, vividas por outras pessoas e que podem reverberar nas próprias experiências. Após ouvir queixas desse tipo, a consultoria Tree Diversidade, em parceria com a Top RH, lança uma pesquisa para identificar como está a saúde mental dos profissionais de D&I.

Terra

Servidores da Educação de Minas reivindicam reajuste salarial de 17,55%

Desde 2016 trabalhadores da Educação em Minas Gerais não vêem na folha de pagamento o reajuste salarial. A categoria se reúne na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (31/8) para reivindicar melhorias salariais.

Estado de Minas

Leis e políticas

Adiada votação de proposta que desobriga investimento mínimo em educação em 2020

O Senado adiou a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que desobriga União, estados, Distrito Federal e municípios de aplicar percentuais mínimos de suas receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino. A exceção é válida para o exercício de 2020, em razão do desequilíbrio fiscal ocasionado pela pandemia de Covid-19.

Senado

Projeto fixa normas de enfrentamento dos efeitos da pandemia na educação

Entre as metas estão combater a evasão escolar, capacitar profissionais da educação e ampliar atendimento educacional à primeira infância
A proposta foi apresentada à Câmara dos Deputados pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE). Com a medida, ele espera enfrentar “a tragédia na educação decorrente da pandemia de Covid-19”, com prejuízos sobretudo para os estudantes mais pobres, em razão da interrupção das aulas e do declínio da aprendizagem.

Câmara

Projeto propõe punições a alunos que agredirem profissionais da educação em Salvador

O aluno da rede pública ou particular de Salvador que agredir algum profissional da educação pode ser afastado ou transferido do ambiente escolar. No início da semana, a Câmara Municipal de Salvador publicou o Projeto de Lei (PL) de Nº 274 / 2021, que prevê diversas medidas e penalidades para estes casos de violências.

A Tarde

Avaliação

A visão dos professores sobre avaliações externas

Um dos temas mais debatidos entre especialistas de educação é o impacto no cotidiano das escolas das avaliações externas, testes padronizados em geral aplicados pelas secretarias ou pelo MEC. Há, por exemplo, questionamentos se seriam instrumentos adequados para mensurar a qualidade do ensino, se provocam estreitamento curricular, se o uso que fazemos desses instrumentos está levando a uma melhoria nas práticas pedagógicas, entre outros pontos. São perguntas pertinentes, e para as quais dificilmente haverá consenso no campo educacional. Mas, a julgar pelas respostas que 198 mil professores de escolas públicas deram nos questionários do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), há mais aceitação do que rejeição às avaliações externas.

O Globo

Inep avalia 2 mil cursos e instituições em 4 meses

Com apenas quatro meses de implantação, a avaliação externa virtual in loco é considerada um caso de sucesso da atual gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde a implantação do novo modelo, em 26 de abril, até esta terça-feira, 31 de agosto, o Inep já avaliou 2053 cursos de graduação e instituições de educação superior. Os números foram divulgados pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, durante o seminário virtual “Balanço e perspectivas para a avaliação virtual in loco”, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Educação Superior (ABMES).

Inpe

Eventos

MEC lança amanhã plataforma Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), lança nesta quarta-feira, dia 1º/09, às 15h, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o 'Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior', uma plataforma que fornece transparência de dados por meio de informações integradas das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), disponibilizando indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das universidades federais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, do secretário-executivo, Victor Godoy, e do secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas, e demais representantes do projeto.

MEC

Por que a digitalização é essencial na educação, segundo gigantes da tecnologia

Líderes de Google, SAP e Instituto Ayrton Senna falaram no Fórum de Economia CNN sobre o papel do digital na educação e combate às desigualdades
Um debate fundamental para o crescimento do Brasil é sobre como melhorar a educação do país para ter bons retornos no longo prazo. A discussão apareceu em vários painéis do Fórum de Economia CNN – Os desafios de um Brasil essencial. Em um deles, a conversa foi sobre como conciliar digitalização e educação.

CNN

Política partidária

Cabeça do ministro da Educação está na guilhotina do Congresso

Cresce no governo federal a pressão pela cabeça do ministro da Educação, Milton Ribeiro, após a desastrada frase sobre a dificuldade de ensino a crianças portadoras de deficiências nas escolas.
Além de associações em defesa das crianças com síndrome de Down, o ministro ganhou a antipatia de forte opositora. A primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem um histórico de trabalhos sociais pelos deficientes auditivos e outras crianças especiais.

IstoÉ