Notícias de Educação - 02/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Aulas presenciais em escolas da rede pública do Acre serão retomadas no dia 4 de outubro, decide governo

Em nota pública divulgada nesta quarta-feira (1), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) informou que o retorno das aulas presenciais será iniciado a partir do dia 4 de outubro, de forma gradual e híbrida. Ainda em agosto, o governo do Acre criou um comitê de acompanhamento do retorno das aulas presenciais no ensino público.

G1

Dentro da Escola

Conheça os novos rumos da Educação Básica

Famílias vivenciam a experiência do ensino remoto em cidades ou países diferentes da escola em que os filhos estudam
A obrigatoriedade do ensino remoto pegou as escolas e muitas famílias de surpresa. No entanto, o que de início se apresentou como um grande desafio para a comunidade escolar, foi se mostrando uma oportunidade, rompendo barreiras geográficas e possibilitando que a sala de aula estivesse a um clique de qualquer lugar do mundo. A Casa Escola já havia experimentado essa realidade em casos muito específicos, mas, com a pandemia, novos horizontes se expandiram.

Agora RN

Tecnologia

Empresa cria versão escolar de sua plataforma no estilo "Netflix da educação"

O fenômeno da "Netflixação" segue a todo o vapor. Estamos falando aqui de empresas que seguem os modelos contratar serviços e até certos produtos por assinatura. Há pouco dias trouxemos o caso da Housi, que quer ser a Netflix dos imóveis. Também falamos do Staage, voltado a streaming de cursos de marketing. Agora temos a Saint Paul, aspirante a Netflix escolar, que nesta semana lança o LIT Escola, uma versão de sua plataforma de ensino voltada à educação básica.

Canaltech

Gestão

Medir nível de satisfação é fundamental para evitar evasão escolar

Perda de estudantes pode ser evitada por instituição que conte com mecanismos capazes de identificar os sinais de insatisfação apresentados por pais e alunos
“O que não pode ser medido não pode ser melhorado”. A frase de Bruno Eizerik, presidente da FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares), evidencia o papel da coleta de dados como aliada da gestão de ensino e demonstra o quão fundamental é o papel do monitoramento da evasão escolar. O cenário de crise econômica e períodos de campanha de matrículas são fatores-chave na influência sobre a tomada de decisões das famílias a respeito da manutenção dos filhos na escola ou a migração para outra instituição.

Escolas Exponenciais

SP: Veja quais os Itinerários preferidos pelos alunos do ensino médio

As áreas do conhecimento em Linguagens e Ciências Humanas (Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana), liderou nas escolhas em 2.970 escolas (80,3%). Já Matemática e Ciências da Natureza (Meu papel no Desenvolvimento Sustentável), ocupou a segunda posição em 2.658 unidades (71,8%). Linguagens e Ciências da Natureza (Corpo, saúde e linguagens), Matemática e Ciências Humanas (Ciências Humanas, Arte, Matemática #quem divide multiplica) e Linguagens e Matemática (Start! Hora do desafio!) completaram a lista com as cinco primeiras áreas escolhidas. O currículo do ensino médio de São Paulo apresenta 11 possibilidades de aprofundamento curricular, sendo dez de áreas do conhecimento e uma de formação técnica.

R7

Inclusão

Em reunião fechada, deputados dão 'puxão de orelha' em ministro da Educação por falas sobre alunos com deficiência

Em uma reunião a portas fechadas na Câmara dos Deputados, que durou cerca de três horas, o ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, foi duramente repreendido por deputados a respeito de suas declarações sobre estudantes com deficiência. O "puxão de orelha" coletivo criou um clima de constrangimento entre os presentes.

O Globo

Ministro da Educação se desculpa por declarações sobre alunos com deficiência

Correio Braziliense

Leis e políticas

Câmara aprova projeto que retoma suspensão de número mínimo obrigatório de dias letivos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º), por 466 votos a favor e nenhum contra, uma proposta para retomar uma lei, aprovada no ano passado, que desobriga as instituições de ensino a cumprirem o mínimo de dias letivos e estabelece normas para o retorno às atividades escolares presenciais. O texto, agora, segue para o Senado.

G1

Senado retira da pauta PEC que flexibiliza gastos com educação

Após polêmica, o Senado retirou da pauta desta terça-feira, 31, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desobriga os gastos mínimos em educação nos Estados e municípios por dois anos. A PEC livra de punição Estados e municípios que não aplicaram os recursos mínimos em educação no ano passado e em 2021. Além disso, o parecer da senadora Soraya Thronicke (PSL-MT) autorizou a unificação dos pisos de gastos com saúde e educação nesse período.

Diário do Grande ABC

Governo de SP prevê auxílio de R$ 2 mil para que professores de Etecs e Fatecs comprem notebooks

O governador João Doria (PSDB) assinou, nesta quarta-feira (1º), o projeto de alteração de uma lei que prevê auxílio de R$ 2 mil para aquisição de notebooks pessoais para os professores concursados de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza. A proposta será enviada para análise da Assembleia Legislativa.

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

Quais são os temas que mobilizam estudantes para transformar a educação?

Análise de 6 mil projetos do programa Desafio Criativos da Escola mostra que os jovens são parte da solução para transformar a educação e a sociedade pós-pandemia
Temas como educação, promoção do bem-estar e das relações interpessoais, preservação do meio ambiente e melhoria do espaço escolar aparecem entre os principais motivadores dos jovens. Além de mapear as principais linhas de ação dos projetos, o estudo realizou entrevistas em profundidade e estimou o alcance de todas as ações avaliadas. Cerca de 400 mil pessoas foram impactadas pelas iniciativas dos estudantes.

Telefônica Vivo

7 universidades brasileiras caem em ranking da Times Higher Education; apenas Unifor melhora desempenho

USP mantém a mesma colocação de 2021, continua como melhor universidade da América Latina e está entre as 250 melhores do mundo.
Sete das 59 universidades brasileiras que integram o Times Higher Education World University Rankings 2022 caíram em relação à lista anterior, revela a revista britânica Times Higher Education (THE), responsável pelo levantamento. O ranking divulgado nesta quarta-feira (1º) traz Oxford, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Harvard nas primeiras colocações.

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Sem ampliar vagas, MEC quer dividir institutos federais e indicar reitores

Quase um mês após dizer que os institutos federais são as "vedetes do futuro", o ministro da Educação, Milton Ribeiro, convocou uma reunião com reitores de nove estados para contar que planeja dividir algumas dessas instituições.
A proposta do MEC (Ministério da Educação) prevê a "criação de dez novos institutos federais", mas, na prática, as instituições não receberiam novos campi, nem ampliariam o número de vagas e cursos e, sim, teriam novas reitorias.

Uol

Ensino Superior

Novo IR reduz vantagens do Prouni; universidades pressionam por mudança

(...) No Prouni, as escolas dão bolsas a estudantes de baixa renda em troca de isenções fiscais. Inclusive do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica). A proposta aprovada (leia a íntegra, 395 KB), porém, reduz essa alíquota de 15% para 8% –a taxa para grandes empresas é 10 pontos mais alta. Com essa diminuição, cai também o tamanho da isenção para quem aceita bolsistas.

MSN

Negócios

Pandemia e crescimento de ensino online alteram ranking do setor de educação

Tanto a pandemia como um forte processo de consolidação contribuíram para mexer no tabuleiro do setor de educação. Se antes os grandes grupos fortaleciam sua presença por meio do ensino presencial, a necessidade de isolamento social obrigou a rápida migração para o online, quebrando a resistência a essa modalidade. Com as peças do jogo de xadrez mudando de casa, a disputa pelo primeiro lugar do ranking das maiores empresas do setor caminha para ser ocupada pela companhia que melhor se posicionar diante das recentes mudanças, com fôlego financeiro para seguir no processo de consolidação.

Terra