Notícias de Educação - 09/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Professores reclamam do uso de máscara N95 durante as aulas

Com o retorno às aulas presenciais, professores estão enfrentando o desafio de dar aulas com máscaras N95 e PFF2. Alguns deles relatam problemas como náuseas e inchaço no nariz após a jornada de trabalho. "Está complicado dar aulas por horas seguidas com PFF2! As máscaras não foram projetadas para isso! Falo por 7, 8, 10 aulas por dia! Além do inchaço no rosto, nariz dolorido, sufocamento e calor, tem a rouquidão pelo esforço na voz", postou o professor de história Abdala Farah Netto, no Twitter.

R7

Dentro da Escola

Design Thinking na educação

É uma metodologia de encontrar soluções inovadoras para problemas, focando não somente no produto ou no serviço, mas no ser humano. Trata-se de buscar respostas cada vez mais simples para problemas complexos, a partir de um trabalho de colaboração, que envolve muita fala, escuta, reflexão, criatividade, experimentação e, principalmente, empatia. Isso quer dizer ter ideias pensando no outro, nas necessidades e desejos alheios, em como algo pode melhorar a vida do próximo. É sobre pensar de fora para dentro, de um modo a impactar positivamente a vida das pessoas. O Design Thinking busca desenvolver soluções em todos os segmentos, inclusive no mercado educacional, pensando nas necessidades reais no dia a dia das instituições de ensino.

Escolas Exponenciais

Design Thinking na prática: o exemplo de quem ensina com essa metodologia tão inovadora

Escolas Exponenciais

Estudo revela as vantagens em se ensinar habilidades emocionais na escola

Pesquisa feita pela OCDE mostra que características valorizadas no mercado de trabalho devem ser introduzidas desde o início da vida escolar
A visão predominante sobre educação, há tempos, não se restringe ao conjunto de saberes e conteúdos formais aprendidos na escola.  Habilidades sócio-emocionais – tais como empatia, capacidade de liderança, de trabalhar em grupo, criatividade, entre outras – se mostram tão essenciais quanto ter domínio da linguagem, da matemática e de outras ciências. Somadas aos conhecimentos acadêmicos, essas características são fundamentais para os jovens e crianças se inserirem plenamente na sociedade. Se por um lado isso é praticamente consenso entre os especialistas, de outro, ainda faltam ferramentas para desenvolver e medir o ensino dessas características dentro da sala de aula.

Veja

Gamificação é uma das principais tendências da educação para os próximos anos

Muitos são os desafios na educação brasileira, principalmente em tempos de pandemia e atualizações tecnológicas constantes. Dentre as dificuldades do ensino remoto, existem inovações que visam melhorar o processo de aprendizagem dentro e fora do ambiente virtual.
Segundo debates de especialistas, a gamificação já é uma das principais tendências da educação, uma iniciativa que visa tornar o aprendizado mais leve, atual, dinâmico e divertido.

Diário do Estado

Dicas

6 projetos vencedores do WISE Awards respondem a demandas educacionais urgentes

Eles concentram a atuação para a melhoria do acesso à educação infantil, alfabetização e influenciam políticas públicas que incluem o currículo socioemocional. Além disso, a seleção desta edição do prêmio também destaca iniciativas que direcionam atenção para crianças e jovens vítimas de traumas de guerras.

Porvir

Sebrae oferece cursos gratuitos por WhatsApp e Telegram

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece cursos gratuitos e online. Ao todo, 29 opções estão disponíveis e podem ser acessadas pelo WhatsApp (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline?filtro=whatsapp) ou pelo Telegram (https://t.me/sebrae_cursos_bot).

R7

Fecap oferece 13 cursos gratuitos on-line com direito a certificado

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil, proporciona a estudantes de todo o Brasil 13 cursos gratuitos em sua plataforma digital. A Fecap também concede certificado de conclusão ao fim de cada minicurso.

MSN

Tecnologia

Formação docente e currículo interdisciplinar mudam a relação do estudante com a tecnologia

Foi-se o tempo da sala de informática como único espaço para aprender tecnologia na escola. Projetos de robótica e propostas desenvolvidas por meio de metodologias ativas começaram a conquistar espaço em diferentes disciplinas nos últimos anos – e devem ganhar ainda mais terreno por meio das atividades híbridas na volta às aulas presenciais.
Mas basta olhar no retrovisor para rever quão grande foi o desafio de encontrar alternativas tecnológicas que pudessem garantir o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.

Porvir

Acesso à conectividade e capacitação: os principais desafios da educação remota

De acordo com o estudo 'O uso da tecnologia na inovação da prática docente', elaborado pelo Programa de Educação do Diálogo Interamericano e com a colaboração da Microsoft, os maiores desafios na realização das aulas virtuais foram a 'falta de conectividade' e a 'falta de formação tecnológica ou acesso à tecnologia'. A educação remota, portanto, tornou-se um verdadeiro desafio de adaptação a um novo modelo de aprendizagem para todo o ecossistema de professores, alunos, famílias e instituições.

TI Inside

Gestão

Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, expõe dados de 5 milhões

Uma falha no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deixou expostos dados de mais de 5 milhões de pessoas. A vulnerabilidade permitia que qualquer pessoa inscrita na prova tivesse acesso a dados de outros alunos. Bastava alterar alguns parâmetros para visualizar os cadastros de inscritos nesse e em outros testes.

Tecnoblog

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que obriga escolas a realizar reuniões pedagógicas entre professores e pais

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2322/15, que obriga escolas a realizarem no mínimo duas reuniões pedagógicas por semestres entre professores dos alunos e os seus responsáveis legais, para avaliação dos resultados. A obrigação é incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Já aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

STF veta lei de Goiás que inclui pagamento de inativo no orçamento da Educação

O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de lei de Goiás que incluiu o pagamento de pessoal inativo nas despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino. Os ministros entenderam que a norma invade competência privativa da união para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Consultor Jurídico

Após mais de 10 dias, estudantes que cuspiram em calouros estão impunes

Mais de 10 dias após uma cena vexatória de estudantes cuspindo em calouros circular por todo o país, nenhuma punição foi definida pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. A universidade afirma que o ato pode até acarretar na expulsão dos envolvidos, mas sustenta que o processo corre em sigilo.

Correio Braziliense

Avaliação

MEC estuda adiar Enem após STF determinar reabertura das inscrições

Depois de sofrer uma derrota no STF (Supremo Tribunal Federal), o MEC (Ministério da Educação) estuda como irá cumprir a decisão de reabrir as inscrições do Enem para garantir a isenção de taxa a quem faltou na última edição.

Folha de São Paulo

Educação de SP irá oferecer avaliação de fluência leitora para municípios de São Paulo

No Dia Mundial da Alfabetização, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre processo de adesão para a primeira Avaliação de Fluência Leitora 2021. A partir desta quarta-feira (8), as redes municipais de ensino podem confirmar participação no processo, voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. As cidades interessadas devem se cadastrar no portal da Secretaria Escolar Digital (SED), no menu Avaliação de Fluência 2021 – Redes Municipais, até 15 de setembro.

ABC do ABC

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Milton Ribeiro quer criar 10 novos institutos federais em nove Estados

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, quer criar 10 novos institutos federais em nove Estados do país. A proposta apresentada em reunião com reitores, contudo, não prevê a ampliação do número de vagas nem de cursos.
Atualmente, o país conta com 38 institutos federais, com mais de 800 mil alunos matriculados. Caso a proposta avance, os novos reitores poderão ser indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sem eleição entre as comunidades acadêmicas.

R7

Opinião

Enem mais branco e elitista não é mera coincidência

A escola é um instrumento de formação humana e de cidadania. É nela em que se constroem também as primeiras experiências de relações sociais fora do ambiente familiar. Essa é uma questão significativa e, na maioria das vezes, determinante, para as periferias urbanas e rurais brasileiras, onde a aposta na educação torna-se o carro-chefe do sonho de fugir da pobreza e da fome para milhares de famílias.
E justamente esses dois fatores, a pobreza e a fome, ampliam-se diante de um governo tomado pelo culto à personalidade boçal de um presidente militar.

Folha de São Paulo

Eventos

ONU marca Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques

Para assinalar o 9 de setembro, secretário-geral reforça que é necessário um ambiente seguro para garantir que crianças sigam tendo acesso à educação na pandemia e em zonas de conflito; conflitos armados causaram mais de 22 mil vítimas entre estudantes, professores e acadêmicos durante cinco anos.

Uol