Notícias de Educação - 10/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Covid-19 atinge mais de mil alunos no primeiro mês de volta às aulas em SP

Segundo o estado, 708 funcionários e terceirizados também são "casos prováveis" de contaminação
As escolas estaduais de São Paulo registraram 1.748 de casos prováveis de coronavírus no sistema educacional, entre os dias 2 e 31 de agosto. Desse total, 1.040 são de supostos contágios de alunos no período. A gestão João Doria (PSDB) deixou de contar os casos confirmados de Covid-19 na rede estadual de ensino e considera como "casos prováveis" de infecção.

Agora SP

Dentro da Escola

O que são metodologias ativas e como elas favorecem o protagonismo dos alunos

Estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem ganharam ainda mais importância com o ensino remoto e semipresencial. Professores e especialistas apontam caminhos para explorar essas múltiplas possibilidades no dia a dia escolar.

Nova Escola

Como a tecnologia facilita que elogios e sentimentos estejam presentes na sua aula

Como você observa se está tudo bem com seus estudantes? E como diz que estão progredindo nas aulas? Influenciadas pelo período de aulas remotas, as dinâmicas escolares se modificaram e colocaram em questão o aspecto socioemocional e também a necessidade de acompanhamento por parte de educadores. Algumas ferramentas começaram a aparecer como auxiliares.

Porvir

Profissionais da Educação

Servidores da Educação de Campo Grande fazem protestos para cobrar salários

Trabalhadores da educação da rede pública municipal de Campo Grande, organizados pelo Núcleo Regional Sinteal/Arapiraca, realizaram, na manhã desta quarta-feira (08/09), em frente à sede da Prefeitura, mais um protesto contra três meses de salários não pagos (dois meses de 2021 e, acreditem, o salário de dezembro/2016) e o pagamento do 13º salário de servidoras/es aniversariantes.

Diário Arapiraca

Inclusão

Alunos surdos reclamam de aula gravada e falta de intérprete

(...) Como no caso dele, estudantes surdos pelo país enfrentam dificuldades com aulas gravadas, sem espaço para fazerem perguntas em tempo real, ou até com vídeos sem intérprete de Libras. Sem preparo, a maioria dos pais se sente limitado em se expressar de modo a ajudar os filhos nas tarefas.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Comissão aprova proposta que destina precatórios de Fundef e Fundeb para salário de professores

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta determinando que os recursos de precatórios do antigo Fundef e do Fundeb (o atual e o que vigorou até 2020), recebidos por estados e municípios, serão distribuídos conforme as regras de rateio dos dois fundos.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Câmara

Avaliação

SP: Educação abre processo para avaliar fluência na leitura

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) abre o processo de adesão para a 1ª Avaliação de Fluência Leitora 2021. As redes municipais de ensino podem confirmar a participação no processo voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

R7

Negócios

Eleva Educação, de Lemman, adquire rede de colégios da Paraíba

O grupo Eleva Educação, gigante no setor de ensino básico e que tem bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann como um dos principais acionistas, acaba de adquirir uma rede de colégios na Paraíba, a ISO Colégio e Cursos de João Pessoa. Com quatro unidades na capital do Estado, tem um total de 2.950 alunos. O valor da transação segue em sigilo.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

'Segunda Chamada' amplifica discussão sobre educação ao inserir alunos que vivem nas ruas

A segunda temporada de "Segunda Chamada" vai incluir no ensino de jovens e adultos pessoas em situação de rua. Seis novos episódios ficam disponíveis no Globoplay nesta sexta (10).
A ideia das autoras Carla Faour e Júlia Spadaccini é aprofundar a discussão do poder transformador da escola, com personagens ainda mais vulneráveis ao acesso à educação.

G1