Notícias de Educação - 13/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pais contam por que trocaram os filhos de escola durante a pandemia

Veja abaixo cinco histórias de pais e mães que trocaram os filhos de escola durante a pandemia. A insatisfação com a dinâmica das aulas online e a necessidade de equilíbrio das contas na crise estão entre os motivos listados das mudanças.

Folha de São Paulo

Crianças voltam às aulas mais quietas depois do período de isolamento

No retorno às atividades presenciais da educação infantil, os professores encontraram crianças menos falantes, com mais autonomia e igualmente curiosas. Para a psicóloga infantil Sabrina Pani, as mudanças são esperadas, refletem o período de isolamento e não devem ser vistas como retrocesso.

Folha de São Paulo

Governo de Minas divulga novo protocolo para volta às aulas presenciais

Com base no cenário epidemiológico atual em todo o estado, o Governo de Minas divulgou nesta sexta-feira (10/9) um novo protocolo a ser seguido pelas escolas da rede pública para estabelecer regras de retorno seguro às atividades presenciais. As novas diretrizes mostram menos rigidez nas propostas para educadores, alunos e demais funcionários das instituições.

Estado de Minas

Escolas dão aulas extras para alunos recuperarem conteúdos perdidos

Colégios oferecem reforço para estudante que teve dificuldade com ensino virtual durante a pandemia
Depois de quase dois anos de aulas remotas e híbridas, os estudantes devem chegar às escolas em 2022 em diferentes níveis de desenvolvimento —seja por falta de acesso aos recursos digitais ou então por dificuldades de adaptação ao modelo. Para que ninguém saia prejudicado, escolas públicas e particulares estão preparando estratégias de recuperação.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

O que é homologia de processos e como utilizá-la na formação para o ensino híbrido?

Entenda como a estratégia pode enriquecer os encontros formativos e conheça a experiência de uma escola pública
Muito se tem falado do ensino híbrido como caminho para planejar aulas mais dinâmicas e que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Como todo conceito novo, as dúvidas se multiplicam e a maioria dos professores está tentando entender o que são os modelos híbridos e como os colocar em prática.
Um caminho possível é a homologia de processos, termo cunhado pelo pedagogo estadunidense Donald Schön, que propõe aproximar a formação vivida pelos docentes à forma com que eles vão trabalhar com os estudantes em sala. “Schön defende a ideia de que é necessário que o professor vivencie, durante o processo de formação, atitudes, valores, procedimentos e modos de organização que, de alguma maneira, reflitam na sua prática pedagógica”, explica Lucinha Magalhães, especialista em coordenação pedagógica e gestão educacional e escolar da Comunidade Educativa CEDAC.

Nova Escola

Dicas

Educação: aplicativos podem auxiliar na alfabetização das crianças

A alfabetização é um processo importante para o desenvolvimento infantil. Além das atividades escolares e do apoio familiar, a criança ainda precisa se sentir motivada e curiosa para a aquisição da leitura e escrita. Nesse sentido, os momentos lúdicos e dinâmicos fazem a diferença e deixam os pequenos ainda mais encantados com os novos aprendizados.

A Tarde

Projetos

Nova disciplina da USP cria jogo online com foco no meio ambiente e combate a fake news

No mundo dos games, a diferença entre passar de fase e o fim do jogo está na capacidade do jogador de superar desafios. Professores da Universidade de São Paulo (USP) notaram que algo parecido ocorre na vida real, em um planeta que também contém obstáculos capazes de nos tirar de cena, e transformaram a premissa numa disciplina "fora da caixinha". Em Game ON, os alunos têm de criar um jogo online que trate de temas da atualidade, especialmente fake news e meio ambiente, de modo que instigue o público a pensar em soluções. O produto final vai integrar uma plataforma que ficará à disposição para professores da rede pública que queiram usá-lo em turmas de Ensino Médio.

Terra

União Planetária cria proposta educacional baseada em aprendizado emocional e ético

A União Planetária (UP), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), lança o Projeto Escola Supren, que promove meios para desenvolver nos estudantes e na comunidade educacional uma conscientização acerca de sustentabilidade, valorização da diversidade e da cidadania. O modelo escolar é baseado na metodologia SEE Learning (Aprendizado Social-Emocional-Ético).

Correio Braziliense

Gestão

Porto Alegre tem 4.634 crianças de 0 a 5 anos aguardando vaga na Educação Infantil

Ou seja, três em cada 10 meninos e meninas com idade para frequentar a Educação Infantil ainda aguardam por uma vaga, em 2021, nas escolas públicas da Capital. É o que apontam os dados atualizados da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Zero Hora

Colégios tentam segurar estudantes com descontos e novos serviços

Para contornar a crise, instituições diminuem mensalidade e oferecem consulta com nutricionista e psicólogo
Para evitar a perda de alunos durante a pandemia —e atrair novos estudantes na retomada— escolas particulares de São Paulo lançam mão de várias estratégias, sejam elas financeiras, como descontos, ou voltadas para o bem-estar do estudante, ainda que remotamente.

Folha de São Paulo

Inclusão

Estudante é eliminado de vestibular no Ceará após universidade considerar que ele não é pardo para cota: 'não entendo os critérios'

O colegiado formado por dois professores da Uece e um membro externo da Universidade considerou que ele não era pardo por não ter características fenotípicas. O fenótipo é um conjunto de características visíveis do genótipo de um ser humano. O genótipo é o conjunto de genes que, neste caso, indicam a raça.
Segundo o edital, essas características, "combinadas ou não, permitirão validar ou invalidar a condição étnico-racial afirmada pelo candidato autodeclarado negro". A comissão afirmou que Sâmulo não tem cor da pele correspondente, nem textura dos cabelos e nem fisionomia de uma pessoa parda.

G1

Estado deve matricular aluno autista em escola de educação especial

É dever do Estado proporcionar complemento educacional às crianças. O entendimento é da 28ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo ao determinar a matrícula de um aluno com transtorno do espectro autista em uma escola estadual de educação especial.

Consultor Juridico

Leis e políticas

SE: TCE diz ser possível usar recursos do salário-educação para uniformes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) respondeu de forma positiva no Pleno da última quinta-feira, 9, acerca da possibilidade de utilização dos recursos do salário-educação para a aquisição e distribuição de uniformes escolares para alunos da educação básica das redes públicas de ensino.

InfoNet

Policiais e jurídicas

Policial da reserva ameaça matar aluno em colégio cívico-militar no PR, diz Procuradoria

Diretor militar da escola também foi denunciado por ameaçar jovem ao tentar acobertar o caso
Um policial militar da reserva foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná por suspeita de agressão e ameaça contra um adolescente de 14 anos, aluno de um colégio cívico-militar do estado. A denúncia foi apresentada nesta quinta-feira (9), mas o caso ocorreu há cerca de um mês, em Imbituva, a cerca de 180 km de Curitiba.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Uma a cada 5 alunas de 13 a 17 anos já sofreu violência sexual, diz IBGE

Entre as alunas brasileiras de 13 a 17 anos, das redes pública e privada, 20% dizem que já sofreram violência sexual em algum momento da vida: foram tocadas, manipuladas ou beijadas contra a própria vontade, ou tiveram partes do corpo expostas sem autorização. No grupo dos meninos, o índice também é preocupante, embora menor: 9%.

G1

IBGE: oito em cada dez alunos da rede pública têm acesso à internet

Mais da metade dos estudantes da rede pública do país não tinham computador em 2019, mas oito em cada dez estão conectados à internet nas próprias casas. Isso é o que mostra a PenSe 2019 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Naquele ano, a internet estava presente na casa de 86,9% dos entrevistados – sendo 98,6% entre os alunos da rede privada e 84,9% para aqueles que frequentam colégios públicos.

R7

IBGE: 1 em cada 10 estudantes já foi ofendido nas redes sociais

Aproximadamente um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos. Consideradas apenas as meninas, esse percentual é ainda maior, 16,2%. Entre os meninos é 10,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

iG

DF tem maior número de estudantes insatisfeitos com o corpo, aponta IBGE

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense) 2019 teceu um perfil importante dos estudantes brasileiros. Dentre eles, o dos alunos do Distrito Federal. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o perfil dos alunos é de maioria parda (46,4%) e branca (31,8%), com 13,4% de negros, 4,6% de amarelos e 3,6% de indígenas. Entre os escolares de 13 a 17 anos, o índice de alunos com mães com o ensino superior completo é o maior do país.
(...) Apesar disso, a capital Federal enfrenta seus desafios. Entre as unidades da Federação, a insatisfação com o corpo é a maior do país e 28,9% dos escolares do DF se avaliam insatisfeitos ou muito insatisfeitos. O maior percentual foi entre as mulheres, que representam 40,5% deste índice.

Correio Braziliense

Avaliação

Sem resposta do Inep após decisão do STF, alunos não sabem se farão Enem

Uma semana após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir pela reabertura do pedido de isenção do Enem, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não se pronunciaram a respeito, muito menos deram uma previsão para a reabertura das inscrições do exame.

Uol

Eventos

Educador finlandês que abrirá o Educação 360 nesta terça-feira defende que as crianças tomem decisões na escola

O ano de 2020 foi uma grande aula para a humanidade sobre a incerteza. É sobre esse tema, mais especificamente sobre como lidar com a incerteza no contexto educacional, que o professor e escritor Pasi Sahlberg falará na palestra de abertura do Educação 360 Internacional.
O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro em versão on-line e gratuita, e as inscrições estão abertas no site educacao360.com.

Extra

Inep, MEC e OCDE analisam novo formato do Saeb

O aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi pauta de workshop realizado na última quinta-feira, 9 de setembro. Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participaram do evento on-line promovido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual foram debatidos detalhes do estudo “National Assessment Reform: Core Considerations for Brazil”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Técnicos da entidade internacional também participaram do encontro.

Inep

Polêmicas

Alunos do Colégio Militar de BH passam mal após horas de treinamento

O Colégio Militar fez com que os estudantes permanecessem por mais de três horas sob sol forte para que recepcionassem o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ex-aluno da escola, em uma cerimônia que acontece neste sábado, 11.

MSN

Escolas canadenses queimam quase 5 mil livros infantis considerados racistas

Escolas canadenses do sudoeste de Ontário queimaram quase 5 mil livros infantis considerados racistas. As obras estavam nas bibliotecas das unidades de ensino e fazem referências aos povos originários do país. Uma cerimônia de “purificação pelas chamas” chegou a ser feita para incinerar exemplares de Tintin, Astérix e Pocahontas, entre outros, e depois enterrá-los.

O Globo

Outras do dia

Quais são as profissões do futuro? Veja tendências e áreas principais

É importante salientar que estimar uma faixa salarial para as profissões do futuro, assim como nomeá-las, é uma tarefa árdua, já que muitas delas ainda não existem, assim como fatores como o cenário do momento e a quantidade de colaboradores aptos a trabalhar nesses setores influenciam nessas informações.
Algumas profissões e áreas de atuação podem ser vistas como profissões do futuro de acordo com algumas tendências.

Uol