Notícias de Educação - 14/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Volta às aulas presenciais inicia nova fase da educação em Belém

Mais de 20 mil crianças da educação infantil de tempo integral retornaram em grupos de 25% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. As turmas de meio período se deram em grupos com 33% dos alunos em dias alternados.

Rede Pará

As lições do caso em que professora sem vacina infectou metade da classe com covid-19 nos EUA

(...) Ganhou notoriedade recentemente um estudo produzido pelo CDC detalhando um caso ocorrido na Califórnia, que ilustra a importância de medidas preventivas nas escolas para garantir a proteção de alunos e educadores.
Em 25 de maio, segundo o CDC, o Departamento de Saúde Pública do Condado de Marin foi notificado que uma professora do ensino fundamental havia testado positivo para a covid-19. Ela não havia sido vacinada. Ao longo das semanas seguintes, outros 26 casos de covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) foram identificados entre alunos da escola e seus parentes.

BBC

Dentro da Escola

Jogo infantil de educação financeira ensina sobre ações e criptomoedas

O governo colombiano fez uma convocatória em busca de ideias inovadoras para promover educação financeira no país. A proposta de Henry Jean Velásquez foi uma das vencedoras. Ele projetou o game chamado “B Coin: Aprenda a Investir na Bolsa”.

Exame

Olhar diferente para a matemática começa na formação inicial

Educadores precisam estar abertos a rever a própria forma como enxergam a matemática para tentar um ensino diferente
A depender de como você tem o primeiro contato com determinado conteúdo, é possível amá-lo ou odiá-lo. É assim com quem gosta muito das aulas de literatura, das de ciências ou de matemática. Parte desta dinâmica está na maneira como são apresentados os componentes curriculares aos estudantes.

Porvir

Dicas

Educadores lançam plataforma com conteúdos gratuitos para apoiar Educação STEAM

Os conteúdos pensados para ajudar profissionais, mães e pais conta com técnicas da “cultura maker” para aplicação em salas de aula e também em casa
O Alquimétricos LAB é uma iniciativa que reúne profissionais de várias áreas da criação e educação, com lançamento realizado no dia 10/09, a plataforma possui conteúdos gratuitos para educadores, mães e pais aprenderem técnicas da “cultura maker” para aplicação em salas de aula e também em casa. O Alquimétricos LAB reúne, online e de forma gratuita, dezenas de materiais em vídeos, ilustrações, PDFs e apostilas, com instruções e tutoriais para aplicação em projetos pedagógicos.

ABC do ABC

Plataforma lança programa gratuito com conteúdo para a volta às aulas

A plataforma educacional Khan Academy lança neste semestre a edição 2021 do Khanpeonato, um programa gratuito com conteúdo exclusivo feito em parceria com a Perts, da Universidade de Stanford. A intenção é amenizar impactos pedagógicos e sociais causados pela pandemia na volta às aulas.

MSN

Tecnologia

Falta de internet restringe acesso à educação

A adoção do ensino a distância criou um novo tipo de desigualdade no Brasil. Por falta de conexão à web, a adesão à educação virtual é bem maior nas escolas particulares - cujo índice de conexão é de 98% - do que nas públicas, onde a média é de 78%, segundo pesquisa da PwC e do Instituto Locomotiva. Essa diferença deve ampliar a evasão escolar, com impactos econômicos de longo prazo.

Estado de Minas

Estatística, pesquisas e estudos

Novas gerações têm QI inferior às anteriores; veja o motivo

Pesquisas de longa data demonstram como as novas tecnologias digitais podem contribuir para danos à inteligência de jovens e adolescentes.
Você já pensou que o uso de aparelhos digitais pode afetar seriamente o desenvolvimento neural? Pois saiba que não se trata apenas de uma suposição. O neurocientista francês Michel Demurget apresenta dados concretos e conclusivos sobre o tema.

Escola Educação

Avaliação

Enem 2021: Inep divulga datas do exame para participantes isentos em 2020 que faltaram às provas

O Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13) as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os inscritos que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias das provas. Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h, horário de Brasília, de terça-feira (14), na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro. Estes inscritos realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022.

G1

Programa de avaliação da educação básica do ES será aplicado em 26 e 27 de outubro

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos fundamental e médio.

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Sem ampliar vagas, MEC quer dividir institutos federais já existentes para ‘criar’ novas unidades

Objetivo da pasta é melhorar gestão de institutos que têm campi distantes da reitoria. Mudança exigiria contratação de novos servidores e terceirizados, com custo de R$ 8 milhões por ano para cada unidade. ‘Não temos dinheiro nem para volta às aulas’, afirma IFBA.
A proposta foi apresentada pelo ministro Milton Ribeiro, em 30 de agosto, aos reitores das unidades que podem sofrer essa "cisão". Eles têm até 20 de setembro para responder com um posicionamento acerca do projeto.

G1

Política partidária

Por que a direita e o bolsonarismo atacam a Uerj?

Alvo histórico de propostas de privatização, a universidade foi bastião da luta pela redemocratização e pioneira na implementação de cotas“A Universidade do Estado do Rio de Janeiro sempre foi vista como um bastião de resistência e uma alavanca para as transformações sociais tão necessárias no Brasil. A obsessão em destruir a Uerj está inserida numa lógica das elites de acabar com o ensino público”. A frase do economista Marcos Cortesão resume a indignação de muitos ex-alunos desde que foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio mais um projeto com o objetivo de entregar a universidade à iniciativa privada.

Carta Capital