Notícias de Educação - 15/set/2021

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Coronavírus

Secretaria de Educação do AM diz que afastou gestores após vídeo mostrar alunos aglomerados e sem máscara

Vídeo mostra alunos dançando, aglomerados e sem máscara no pátio de escola estadual.
Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto informou que instaurou um procedimento administrativo e afastou a equipe gestora da instituição.

G1

Profissionais da educação relatam medo, falta de protocolo e alunos com fome

(...) A situação dela é um dos desafios que educadores de escolas públicas nas periferias têm vivido com a volta das aulas. Desde agosto, já é permitido que as escolas públicas estaduais recebam 100% dos estudantes, mas ainda não é obrigatório.
Professores relatam receio apesar do avanço da vacinação. Dificuldades para garantir o distanciamento e uso de máscara pelas crianças se misturam com a falta de infraestrutura de algumas escolas e o protocolo para manter as aulas seguras.

MSN

Dentro da Escola

'Devemos deixar para trás o ensino que é igual para todo mundo', diz educador finlandês

Segundo o educador e escritor finlandês Pasi Sahlberg, que proferiu a primeira palestra do encontro, a pandemia precipitou uma mudança de paradigma na educação, saindo de um modelo que já estava em crise e passando para um mundo de incertezas, tema central de sua conferência.

O Globo

'Pegar uma aula tradicional e colocar no Zoom é rodar a velha pedagogia na nova tecnologia', diz educador

Ainda pouco explorada no Brasil, a educação híbrida, antes tida como o "futuro" da área, tornou-se uma urgência presente. Em ambiente pandêmico, a retomada das aulas presenciais será adaptada ao novo momento. Para isso, educadores apontam que é preciso cautela antes de apostar em soluções tecnológicas mágicas e indicam a necessidade de se promover infraestrutura das redes de ensino e investir na assistência aos professores.

Extra

Como estimular o protagonismo das crianças na Educação Infantil?

(...) Vemos, assim, uma concepção de criança como um sujeito histórico e de direitos (com destaque para os seis direitos de aprendizagem previstos na Base: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se); como um sujeito inserido socialmente; e como um sujeito de múltiplas linguagens, capacidades e formas de se expressar, com um modo próprio de aprender e de se relacionar com o mundo e com as pessoas.
Por isso, quando falamos em protagonismo infantil, estamos falando em todas essas possibilidades, algo que vai muito além de meramente organizar um espaço para que manipulem objetos e respondam "sim" ou "não" para as proposições dos adultos.

Nova Escola

Projeto forma professores para trabalhar a criatividade em sala de aula

(...) Trabalhar a autonomia dos estudantes e promover o desenvolvimento de habilidades de forma criativo é algo previsto nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ao sugerir a criação de uma máquina de fazer pintinhos, o estudante trouxe como repertório algo do seu cotidiano, fortalecendo a ideia de que o aprendizado pode reunir referências vindas de diversos lugares, não somente dos livros didáticos. Quando se pensa em criatividade em sala de aula, é válido destacar que essa não é uma habilidade inata como possivelmente muitos podem entender.

Porvir

Tecnologia

Garantia de acesso à internet poderia elevar renda de mais pobres em 15%

(...) A realidade da adolescente paulistana reflete o abismo digital entre ricos e pobres no País, uma realidade que serve de espelho para as diferenças socioeconômicas entre a baixa e a alta renda. Um estudo realizado pela consultoria PwC, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que, se as classes mais pobres tivessem o mesmo patamar de acesso à web disponível para as mais altas, sua renda poderia dar um salto de 15,3%.

Estado de Minas

Inclusão

‘A nova política de educação especial é segregadora e excludente’

O decreto que altera a política pública de ensino para crianças com deficiência, ao propor a separação dos alunos em salas e escolas especializadas, tem sido alvo de críticas de especialistas e estudiosos em educação inclusiva. Entre eles, está Claudia Werneck. Fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a empreendedora e ativista em direitos humanos ressalta o caráter “segregador e excludente” dessa política.

Porvir

Vitória vai criar cargos de tradutor de Libras e professor de Educação Especial

A Câmara de Vitória aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (14), os Projetos de Lei nº 155/2021 e 157/2021, de autoria do Executivo, que criam os cargos de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de professor de Educação Especial. Aprovados, as duas propostas seguirão para sanção do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Século Diário

Leis e políticas

Senado aprova projeto de distribuição de absorventes nas escolas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 4968/2019 que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A proposta agora vai para sanção do presidente.

Correio Braziliense

SP: Projeto que simplifica investimentos na educação estadual é aprovado na Alesp

Além de investimentos, a medida também facilita a assistência técnica a escolas da rede pública de ensino
Nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 539/2021, que simplifica a assistência técnica e investimentos estaduais na educação pública, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) . O PL, de autoria do Executivo, beneficia profissionais da área, alunos com necessidades especiais e municípios com estudantes mais vulneráveis.

iG

RJ: Alerj regulamenta regras para orçamento da educação no estado

Com o objetivo de consolidar a legislação sobre a aplicação do orçamento do Estado do Rio na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (14/09), em discussão única, o projeto de lei 4.512/21, consolidando uma série de normas para o cálculo do percentual mínimo de investimento em Educação. A medida, de autoria original do deputado Luiz Paulo (Cidadania), seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Diário do Vale

GO: Caiado sanciona reajuste e Auxílio-Aprimoramento da Educação

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei n.º 21.085 que reajusta o vencimento dos professores, agentes administrativos educacionais e do pessoal contratado temporariamente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e também autoriza a criação do Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de R$ 500 para a categoria. A norma foi publicada na noite desta segunda-feira (13/09), no Suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás.

Agência Cora Coralina

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Matrículas no ensino técnico crescem 17% em sete anos, mas índice ainda está longe da meta do PNE

Especialistas defendem uso do novo Fundeb para triplicar número de matriculados no ensino profissional e técnico até 2024
O número de matrículas na educação profissional e técnica cresceu nos últimos anos no Brasil, mas ainda apenas 8% dos estudantes estão nessa modalidade de ensino – número que alcança 46% na União Europeia e 40% nos países que fazem parte na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A meta 11 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) prevê triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando pelo menos 50% da expansão no segmento público.

Câmara

Eventos

Crianças que resistem em voltar para a escola: o que fazer?

Embora a maioria das crianças estivesse ávida por retornar à escola para brincar com amigos e encontrar professores, há ainda uma parcela com dificuldades nesse retorno
O que os pais podem fazer? Como apoiar essas crianças e encorajá-las a retornar? Para falar sobre esse tema, o Estadão realiza nesta terça-feira, 14, uma live com a psicóloga e colunista Rosely Sayão.

Terra

MEC e Inep lançam livro sobre o Custo Aluno Qualidade

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançaram, nesta terça-feira, 14 de setembro, o livro “Custo Aluno Qualidade (CAQ): contribuições conceituais e metodológicas”. A publicação reúne os principais estudos e pesquisas sobre o investimento mínimo necessário por estudante, para que as redes de ensino possam ofertar uma educação básica de qualidade no Brasil.

Inep

Curso ABC atinge 5,8 milhões de acessos e se torna o curso mais acessado do Avamec

O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), disponibilizado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), alcançou o marco de 5,8 milhões de acessos. Até o momento, o líder do ranking de cursos mais acessados da plataforma era o curso Práticas de Alfabetização, também da Sealf.

MEC