Notícias de Educação - 21/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Rede pública de educação amplia aulas presenciais para 60% dos alunos no RN

A previsão é de que até 4 de outubro, a rede volte a funcionar com 100% da capacidade, de acordo com o calendário divulgado pela pasta.
Porém, 40 escolas públicas estaduais ainda não retomaram as atividades presenciais, segundo confirmou a própria secretaria. O motivo seriam obras de reformas das unidades. Ao todo, o estado tem 615 unidades.

G1

Dentro da Escola

Educação Infantil: Como promover o desenvolvimento da linguagem

Educadoras e especialistas dão sugestões de como estimular a oralidade durante a retomada das atividades presenciais
Sentada no sofá de sua casa, uma criança assiste a um desenho na tela do celular. As cores e os sons da animação prendem a sua atenção, ao mesmo tempo em que provoca balbucios, gestos e pequenos movimentos corporais. Em outro momento, ela brinca e interage com familiares. Cenas como essa se repetem por mais de um ano e meio. Com a retomada presencial, surge um desafio: como trabalhar o desenvolvimento da linguagem dos pequenos que passaram todo esse período isolados com interações limitadas?

Nova Escola

10 dicas de como trabalhar o antirracismo em sala de aula

Literatura, representatividade e religiosidade são alguns dos temas que podem ser tratados nas escolas para fomentar discussões antirracistas.
O ensino da história e cultura afro-brasileira na rede de ensino está determinado na Lei nº 10.639 desde 2003. No entanto, as irmãs e professoras Carolina e Fernanda Chagas Schneider vivenciaram a dificuldade implementar estes conteúdos nas salas de aula de maneira diversificada e multidisciplinar.

G1

Dicas

Faber-Castell lança blog sobre educação e criatividade

A Faber-Castell acaba de anunciar que agora tem um blog, que foi especialmente pensado para profissionais da educação e famílias que querem entender melhor como despertar o potencial criativo de crianças e adolescentes.
Para ficar por dentro de todas as novidades do blog da Faber-Castell, acesse www.educacao.faber-castell.com.br/blog.

GKPB

Editora lança livro digital gratuito sobre o uso da tecnologia na educação

O e-book "Perspectivas midiáticas e de educação na contemporaneidade", disponível gratuitamente no site da Editora Emeritus, reúne artigos de dezenove pesquisadores nacionais e estrangeiros. A obra é fruto de uma parceria com o Grupo de Pesquisa Comunicação, Mercado e Tecnologia (Comertec), da Universidade Federal do Amapá.

Bem Paraná

Projetos

Professora adota WhatsApp para trabalhar biografia como gênero literário

A chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil impôs novos desafios para a sociedade e, na educação, um dos principais efeitos foi o fechamento das escolas. Trabalhar com crianças em fase de alfabetização e letramento fora da sala de aula se mostrou como o maior desafio que já enfrentei em mais de vinte anos de carreira. Buscando superá-lo, juntamente com a professora Soraya de Cassia Costa Pereira, pensei no projeto intitulado “Do contexto crio uma biografia”, que vem sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, localizada em Belém (PA), com os alunos do 2º ao 5º ano.

Porvir

Tecnologia

Modo Foco: Zoom lança ferramenta para ‘distraídos’ em aulas online

O Zoom acaba de lançar uma ferramenta que promete acabar com os dia de distração dos estudantes durante as aulas. Isso porque a novidade possibilita que apenas o professor consiga ver todos os alunos na chamada, evitando que eles se distraiam uns com os outros, por exemplo.

R7

Gestão

Saúde e Educação são os que mais perderam recursos no Orçamento

Entre os investimentos que mais ganharão recursos no ano que vem estão ações do Ministério da Defesa, como a aquisição do cargueiro militar KC-390, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), o Projeto Forças Blindadas e o desenvolvimento de sistemas de tecnologia nuclear da Marinha. Juntas, estas quatro ações terão um incremento de R$ 956 milhões na comparação com as dotações deste ano. Os investimentos de Saúde e Educação estão entre os que mais perderam recursos.

Monitor Mercantil

Alvaro Parisi assume chefia de gabinete do Inep

O novo chefe de gabinete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi recebido pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas, nesta segunda-feira, 20 de setembro. Alvaro Luis Kohn Parisi foi nomeado na última quarta-feira, 15 de setembro, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. A nomeação foi publicada por meio da Portaria n.º 729, no Diário Oficial da União (DOU). Alvaro Parisi será responsável por prestar assistência direta e imediata ao presidente do Inep, além dar apoio à condução de projetos inovadores e contribuir para viabilizar a execução sustentável das iniciativas do Instituto.

Inep

Gestão da inadimplência

Com a pandemia, diversos desafios habituais das escolas se intensificaram, exigindo flexibilidade e planejamento dos times de gestão das instituições. Um desses aspectos diz respeito à área financeira das escolas, que sofreu bastante com as consequências da crise e tem preocupado as equipes de educadores – e, consequentemente, atingido alunos e suas famílias.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Salário de professores deve ficar isento do Imposto de Renda, determina projeto

Professores de todos os níveis poderão se tornar isentos da cobrança do Imposto de Renda (IR) sobre suas remunerações. A proposta, criada por meio de um projeto de lei do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), visa contribuir para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a valorização salarial desta categoria de profissionais.

R7

Inclusão

Qual a responsabilidade da escola na construção de futuros anticapacitistas?

Infelizmente, pais de alunos com deficiência ainda têm que lidar, muitas vezes, com a falta de aceitação ao tentar simplesmente garantir uma educação para seus filhos. Não é incomum que, em uma sociedade capacitista, alunos com deficiências e suas famílias sejam rejeitados ao tentar ingressar em uma instituição; “não estamos preparados para recebê-los”, “não temos a estrutura adequada”, “não temos mais vagas” são algumas das frases mais usadas nessas situações. Em um mundo onde cada vez fica mais claro o quanto a educação é essencial tanto para a vida individual quanto a vida em sociedade, esse é um sério problema.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

Senado vota PEC que desobriga gasto mínimo em educação por 2 anos

O Senado deve votar hoje, em segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 13/2021, que desobriga os governos estaduais e municipais a aplicarem os gastos mínimos em educação previstos na Constituição nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia do coronavírus. Hoje, ao menos 25% da receita resultante de impostos devem ser destinados a esta área.

Uol

Ano-chave para a Lei de Cotas nas universidades

Perto de completar uma década, a Lei de Cotas nas instituições de ensino federal entra em um momento decisivo. Terá que ser revisada em 2022 — um processo previsto em seu artigo sétimo que tem mobilizado defensores das políticas afirmativas. As inquietações são muitas. Ao mesmo tempo em que há um temor de que a polarização política ponha em risco uma medida com efeitos sociais claros, há a expectativa de que esta possa ser uma oportunidade para corrigir falhas.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Toffoli dá prazo ao MEC para informar sobre reabertura de inscrições do Enem para isentos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48 horas para que o Ministério da Educação apresente informações sobre o cumprimento da decisão da Corte de suspender a exigência de justificativa de falta para que candidatos fiquem isentos do pagamento de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

G1

Avaliação

Estado e Municípios unem-se para realizar a primeira avaliação da Educação Básica de Sergipe

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), Lei nº 8.595, nasceu em 2019 juntamente com o Programa Alfabetizar pra Valer (Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, em regime de colaboração com os municípios) e a Lei do ICMS- Social. Sergipe foi o vigésimo estado brasileiro a implantar um sistema de avaliação próprio, que aferirá o nível de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos sergipanos, além da aprendizagem no período de ensino remoto.

Imprensa 24h

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC anuncia pacote de medidas para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, realiza nos dias 23 a 25 de setembro, a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento marcará os 112 anos do ensino profissional no país, com o lançamento de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.

EBC

Polêmicas

Homenagens a Paulo Freire geram polêmica: educação ou ideologia?

No domingo, o Google alterou o logo do site para homenagear o 100º aniversário do educador e pedagogo pernambucano, Paulo Freire. Além disso, vários elogios a ele viralizaram nas redes sociais e até mesmo um seminário para comemorar sua existência aconteceu hoje na Câmara dos Deputados.
Ao mesmo tempo, outras autoridades, especialistas e jornalistas criticaram tais atitudes. O sociólogo especialista em educação e política, Thiago Cortês, afirmou que tem a convicção de que apenas quem não leu Paulo Freire é capaz de falar dele como uma referência séria em educação.

R7

Outras do dia

5 critérios a observar na hora de escolher uma nova escola

Com as crianças estudando de casa por causa da pandemia, muitos pais puderam enfim conhecer de fato a escola que escolheram para os filhos. Houve quem tenha ficado satisfeito, mas há muitos casos de decepção, de pais querendo fazer uma nova escolha. Para estes, a temporada de “caça à escola nova” está aberta. Boa parte das instituições já está com processos seletivos abertos para 2022.

MSN